segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Primavera


O nome que vos falo hoje e muitíssimo incomum, Primavera

Numa altura em que nomes que remetem à natureza são cada vez mais usados haverá lugar para Primavera? Afinal que diferença haverá entre uma menina Flor ou Túlipa ou Primavera

Há uns anos atrás ouvi falar do nome Primavera, não faço ideia de onde os pais foram buscar esse nome mas ficou no meu ouvido pela sonoridade e alegria do nome. 
Com muita pena minha quando pesquisei sobre este nome encontrei pouca ou nenhuma informação sobre ele e até verifiquei que em Portugal não é permitido registar. Uma pena, mas pode ser que qualquer dia isso mude se alguém se encantar por Primavera o suficiente para fazer o pedido para passar a ser aceite.

Mesmo não tendo muito o que falar sobre o nome Primavera achei que seria interessante este nome ser abordado no blogue, já que muitos de nós gostam de nomes literais e nomes românticos. 
Eu considero Primavera um nome romântico e único que transmite positividade, talvez pela ligação a estação do ano em que saímos da melancolia do Inverno para a florida e sonora Primavera.

Gosto especialmente de Primavera como segundo nome, como um belo exótico complemento. 

Uma personagem fictícia bem conhecida dos fãs da Disney é uma das fadas madrinhas da princesa Aurora da história A Bela Adormecida, a madrinha que se veste de azul e que luta com a Flora pela cor do vestido da Aurora no final do filme. 

O que acham deste nome? Eram capazes de usar?

9 comentários:

  1. Bem lembrado o nome da Fada Madrinha, era um facto já escondido na minha memória! Foi bom relembrá-lo e perceber que realmente alguém o traduziu dessa forma porque lhe reconheceu o uso em Portugal (presumo eu). Também concordo com a utilização preferencialmente como segundo elemento de um composto. Mesmo assim é demasiado exótico para mim. :) PS: A foto está fabulosa.

    ResponderExcluir
  2. Achei bacana a ideia de se falar sobre esse nome, mas acho literal demais, não seria capaz de usar.

    ResponderExcluir
  3. Acho ótimo para ser usado como segundo nome.

    ResponderExcluir
  4. Muito literal pra mim. Mas, é um bom nome.

    ResponderExcluir
  5. É bonito, mas não se encaixa muito no meu "estilo" de literais.

    ResponderExcluir
  6. Tenho um relacionamento sério e estável com nomes literais, hahaha. Primavera faz parte da minha lista, junto aos nomes das outras madrinhas da princesa Aurora, Fauna e Flora. É doce, alegre, melodioso e remete a estação mais linda, colorida e perfumada. Usaria sem medo!

    ResponderExcluir
  7. Acho que primavera pode gerar trocadilho, estilo piada de tiozão: você é a prima da vera? Acho melhor a escolha por Vera ou então Priscila, por que não um par de irmãs Priscila e Vera? Primavera é a estação do ano mais bonita e mais romântica - sem dúvidas, mas para nome não acho que funcione...aliás para nós de língua portuguesa: Vera, Outono, Inverno e Primavera - acho que são bem problemáticos - o que para língua inglesa não o é por ter a pronúncia mais delicada: Summer, Winter, Autumn...bom mas Spring já não acho tão legal. Os amantes das flores podem nomear a menina de Flora, Florise, Florência, Fiorella, Maria Flor...ou nomes de flores mesmo como Rosa, Tulipa, Lótus, Violeta (que acho meio problemático), Orquídea (bem hippier a escolha) etc...dá para fazer um jardim super florido com esses nomes! :)

    ResponderExcluir