quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Remi


Remi é tido como um diminutivo de Remígio, que com a sua popularização se tornou um nome próprio. Remígio é um nome de origem latina e, tal como Remi, significa remador. Remígio foi pouquíssimas vezes utilizado em Portugal entre 1920 e 1980 (apenas 57 registos em 60 anos). No Brasil sua frequência é discreta: 2.820 portadores em todo o país.

Em França, onde Remi é mais popular, o seu uso tem sido consistente ao longo do tempo, tendo atingido o seu auge na década de 90. Mais recentemente, os Estados Unidos da América importaram este nome, utilizando-o muitas vezes como nome unissexo, o que tem evocado a ira francesa, que não gosta de ver os seus nomes próprios desvirtuados: e eu pergunto-me se não teríamos a mesma reação se, por exemplo, Beatriz começasse a ser utilizado como nome masculino num país qualquer. Só para terem noção do fenómeno, em 2012, nos EUA, nasceram 242 meninas com este nome e só 66 meninos.

Os franceses não têm dúvidas e nós também não: Remi é masculino! E um belo nome masculino, que, mais uma vez, foge à popularidade! É absolutamente carinhoso, um mimo de nome e há quem argumente que possa ser infantil pela sua terminação. Não concordo, mas respeito a opinião, sugerindo que, se gostam do nome, mas tem receio disto, podem usá-lo num composto, num lugar de menor destaque. Em 2014, em Portugal, por exemplo, nasceu um Pedro Remi, e acho que o composto ficou mesmo delicado e, simultaneamente, marcante! Não concordam? Já agora, pode ser também o diminutivo de um Jeremias. Porque não?

Remy (nesta grafia), é o nome do protagonista do filme da Pixar, Ratatouille (2007), onde a personagem era um simpático e carismático rato aspirante a chef. Um filme absolutamente divertido e imperdível!

Joana Recharte.


Que dizem, aceitam Remi nas vossas listas?

6 comentários:

  1. Gosto do nome, acho muito simpático! Fica mesmo bem em compostos, Pedro Remi ficou ótimo, bem marcante. Um ponto diferente é q eu pronunciaria Remí , acho q tem mais a ver com Remígio. Infelizmente os americanos continuam com sua mania bizarra de colocar nomes masculinos em meninas( e vice-versa) e assim criando forçadamente e artificialmente um nome "unissex".

    ResponderExcluir
  2. Gosto, acho muito fofo! Digo "Rémí", como "dó ré mí"

    ResponderExcluir
  3. Nas minhas listas não entra! Não gosto 😢
    Eu estudei com um Remi que era filho de portugueses emigrantes na França. 😊

    ResponderExcluir
  4. Remi é uma fofura *-* entrou na minha lista apenas no ano passado, mas ocupa um lugar de destaque! Nunca havia pensado num composto pra ele, mas, realmente, Pedro Remi soa muito bem.

    ResponderExcluir
  5. Conheço um senhor de uns 60 anos chamado Remi. Dizemos Remí com í agudo.

    ResponderExcluir
  6. não gosto, só consigo lembrar do rémy martin.

    ResponderExcluir