sábado, 15 de agosto de 2015

Reno


Reno, como o rio. Reno, como o caminho de água que se espreguiça pelo coração da Europa e leva aos povos as suas maravilhas! E eu, como adepta da Natureza e dos nomes que com ela se relacionam, não consigo deixar de olhar para Reno com algum fascínio!

O Reno é um dos principais rios da Europa, nascendo nos Alpes Suíços e desaguando no Mar do Norte. Atravessa o continente de Sul a Norte, passando por países como Suíça, Áustria, Liechtenstein, Alemanha, França e Holanda, sendo as suas margens das mais povoadas e industrializadas do mundo!

O nome Reno é de origem celta, onde rin significa fluir. Daqui se fez a associação literal, batizando o rio com este nome, no entanto, a palavra adquiriu tamanha aceitação que se elevou a nome próprio para rapazes. Em Portugal, Reno é um nome admitido, embora os portugueses não se tenham mostrado grandes entusiastas com o nome. De 1920 a 1980 não existe nenhum registo e nos últimos três anos, este também não foi um nome escolhido para nenhum bebé nascido e registado em Portugal. No Brasil, o nome é igualmente impopular, ainda que um nome de grafia e pronúncia similar se tenha vindo a elevar no panorama onomástico brasileiro. Falo de Breno, que em 2014, de acordo com os dados do BabyCenter Brasil foi o 65º nome mais utilizado no Brasil e o 39º mais utilizado só no Estado de São Paulo. Etimologicamente, são dois nomes absolutamente diferentes, enquanto Reno é celta e significa fluir, Breno é a palavra latinizada do termo celta para rei, príncipe ou corvo.

Como não aprecio Breno e sei que se está a popularizar e, por norma, as pessoas mais sensíveis a estes assuntos da onomástica se importam com a frequência da utilização de um nome pela população, pergunto-me se Reno não seria uma boa alternativa a Breno. Em Portugal, esta questão quase não se coloca, uma vez que o dito cujo ainda não conquistou muitos corações.

Joana Recharte.

Que acham de Reno? Reconhecem-lhe qualidades?

13 comentários:

  1. Não gostei nada, lembrou-me rego e rena.

    ResponderExcluir
  2. Não gosto, me lembra rena também é rino.

    ResponderExcluir
  3. Acho q só fica bem como o nome do rio, como nome próprio não gosto, acho muito rascante, prefiro Breno.

    ResponderExcluir
  4. Nunca tinha pensado nele, Joana, que descoberta fantástica! Fiquei encantada, achei uma gracinha!

    ResponderExcluir
  5. Não gosto de nada em Reno. Acho a grafia e a sonoridade bem feias, além das coisas as quais ele remete não serem lá muito fofas tb. Não faz parte da minha lista e não o vejo entrando.

    ResponderExcluir
  6. Sonhei que perguntava o nome à um menino e ele escreveu RENU, mas com o U

    ResponderExcluir
  7. me chamo Reno tenho 23 anos sou completamente apaixonado pelo meu nome sz

    ResponderExcluir
  8. Sou mãe
    de reno,e amo a nossa escolha.e ele tbm gosta.um nome pra quem gosta de bom gosto e história.

    ResponderExcluir
  9. Me chamo Reno, tenho 45 anos, e sempre amei meu nome, simples, facil de se pronunciar em Portugues ou qualquer outro idioma e quase sempre exclusivo!!! Amo!!!

    ResponderExcluir