sábado, 1 de agosto de 2015

Verena


Verena, Vera, Verão, Verona, ai. Este nome só lembra coisas boas, solarengas, frescas, a transbordar de boa energia! É um dos meus nomes favoritos por ser incomum e por me transmitir esta alegria contagiante. Acho-o bastante jovial, divertido, romântico e bem-disposto. E, a acrescentar ao rol de coisas boas, creio que é de fácil pronúncia em qualquer país, pelo que é uma opção que não inviabiliza a aceitação noutras línguas, embora não seja popular em nenhum país em particular! Em Portugal, temos registos de duas Verena nascidas em 1960 e nos últimos três anos, nenhuma família portuguesa recebeu uma pequena Verena nos seus lares.

É um nome que possivelmente deriva do latim verus, que significa verdade e também deu origem a Vera, um nome já bem comum entre os portugueses e brasileiros, e outros tantos povos do mundo. Uma segunda alternativa etimológica corresponde a uma variante do nome de origem ptolemaica, Berenice, que significa aquela que traz consigo a vitória. Seja qual for a autêntica origem de Verena, nenhum dos significados nos deixa ficar mal, são ambos lisonjeadores. 

A maior referência é Santa Verena, que se acredita ter nascido no seio de uma família nobre e cristã da zona de Luxor, no Egipto, no século III. Ainda nova, Verena viajou para a zona da atual Suíça onde começou a pregar intensamente, dedicando a sua vida aos pobres e aos enfermos, desempenhando funções semelhantes à profissão de enfermeira.

Infelizmente, pouco foco se tem dado a este nome e acredito que muito se deve ao simples desconhecimento da população. Existe uma tendência demarcada para se escolher sistematicamente os nomes que mais se ouvem no nosso meio e em prol desta tendência, existe uma série de nomes que ficam esquecidos ou desconhecidos. Acredito que este é o caso de Verena!

Joana Recharte.

Mas vós que o conhecem, qual é a vossa opinião sobre o nome?

10 comentários:

  1. Verena é mesmo superquerido... Sinto-o exatamente como você o descreve: romântico, fresco, elegante, abundância de alegria e jovialidade! Como um raio de sol. Parabéns pelo post! Adorei o carinho e entusiasmo com que nos fala deste nome!

    ResponderExcluir
  2. Gosto muitíssimo do nome.

    ResponderExcluir
  3. Acho um nome ótimo, me lembra o verão, veraneio, realmente transmite uma boa energia! É um nome solar!!Concordo q Verena não seja popular pq simplesmente as pessoas o desconhecem.

    ResponderExcluir
  4. Transmite sensações positivas 😊 eu gosto!

    ResponderExcluir
  5. Gosto mas prefiro Vera, este sim transmite-me tudo o que disseste e muito mais! ;)

    ResponderExcluir
  6. Não gosto nada!!! Me faz pensar diretamente em "venérea" e essa não é uma boa associação.
    Berenice, citado no texto, é uma graça. E uma grafia semelhante é Verbena, pela qual tenho um carinho enorme!

    ResponderExcluir
  7. Adoro! Tanto é que eu registrei minha filha com este nome. :-) .... Só que para soar mais forte, o nome dela ficou Verena Alexandra. Existe uma Santa Verena venerada na Suíça e no norte da Itália. A História desta Santa é muito interessante, pois, coincidentemente, ela e sua família eram do Egito, eram coptas, e o pai de minha filha é egípcio. Mas, só descobri a historia dela muito depois que minha filha nasceu. E há uma revista de moda (tricô) alemã que leva este nome. Nos países de língua alemã podemos encontrar mulheres com este nome. E eu o escolhi por ser fácil de pronunciar, como diz o texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ops... a historia de Santa Verena está no texto também... esqueci.

      Nas escolas de lingua alemã que minha filha frequentou aqui em SP, ela encontrou uma ou duas garotas de nome Verena. Eram de origem alemã, lógico. Mas, também há uma pintora argentina, radicada em SP, chamada Verena Matzen. Uma de suas obras podem ser encontrada no metrô Santa Cruz.

      Excluir