domingo, 23 de agosto de 2015

Viena


Quando ouvimos Viena lembramo-nos imediatamente de Wien (Viena), a capital da Áustria e somos capazes de pensar “isso sim era uma viagem de sonho!”. Mas existem outras viagens de sonho, e uma delas pode ser a parentalidade, e, assim sendo, Viena pode ser também um destino, embora menos óbvio, uma vez que Viena é também um nome próprio, um nome que se pode colocar a uma filha!

No entanto, de facto, não existe maior referência para este nome do que a belíssima cidade, outrora a capital do império Austro-húngaro, que foi o berço de Sigmund Freud e de uma infindável lista de músicos, desde Mozart a Beethoven, passando por Schubert e Haydn. Os romanos chamaram-na Vindobona, nome de origem celta que significa cidade branca e é procedida pelo vocábulo beann (monte, colina ou pico). Assim, Viena, significaria cidade dos montes brancos, uma possível alusão ao Inverno mais rigoroso que se vive naquele ponto da Europa. E como o Inverno é a minha estação do ano favorita, o nome ganha imediatamente um outro brilho!

Viena, como nome próprio, não consta da lista de nomes admitidos em Portugal, mas creio que será apenas uma questão de pedir o requerimento para que passe a ser aceite, da mesma forma que Assis, Líbia ou Siena são nomes autorizados. É um nome com uma sonoridade muito interessante e bastante fluída e creio que poderia ser uma ótima opção, se não para primeiro nome, como segundo. É muito diferente do que estamos habituados a ouvir, mas cada vez que penso numa menina ou numa mulher chamada Viena, confesso que fico entusiasmada com a aura ousada que esse nome me transmite. É um nome que me evoca imediatamente imagens do Rio Danúbio e imagino todos aqueles castelos e arquitetura antiga, uma cidade envolta em História e valsas, muitas, muitas valsas. Para os amantes da música (clássica), Viena poderia ser um nome usado como homenagem original.

Como referências, destaco a pianista e cantora americana, Vienna Teng e, de acordo com dados fornecidos pelo site NameBerry, Vienna seria uma das personagens de um romance do famoso escritor americano, F. Scott Fitzgerald.

Joana Recharte.

Qual a vossa opinião sobre Viena? Usável em Portugal e no Brasil?

11 comentários:

  1. Nunca havia pensado nessa possibilidade. Agradeço o texto. Achei lindo e cheio de elegância. Amei Viena e vai tornar-se um dos meus queridinhos, com certeza. Além lembrar uma linda viagem já realizada à cidade de Viena.

    ResponderExcluir
  2. Viena é lindo, adoro. Mas prefiro Siena.

    ResponderExcluir
  3. Não gosto, precisamente porque me lembra a Áustria e não tenho boas recordações desse país. Prefiro Verena ou Siena.

    ResponderExcluir
  4. Também prefiro Verena, mas não desgosto de Viena.

    ResponderExcluir
  5. Me chamo Viena. Por não ser um nome comum, as pessoas nunca entendem da primeira vez que me apresento. Quando era mais nova não gostava muito, mas hoje sou bem satisfeita com o nome que meu pai escolheu, pois guarda um significado especial para ele. Acho que tem uma magia nele...

    ResponderExcluir
  6. Eu acho o nome diferente e gosto de nomes diferentes, não é um nome comum como João e Maria que somos acostumado a ver.Estou pensando seriamente de quando tiver uma filha colocar este nome Vienna.

    ResponderExcluir