terça-feira, 18 de agosto de 2015

Vítor/Victor


Este nome tem origem no nome vindo do latim Victor, que deriva da palavra victor, que quer dizer literalmente "vitorioso”. Portanto o significado de Vítor/Victor é "vencedor", "vitorioso" ou até mesmo "conquistador".

No Brasil, Victor é um nome masculino bastante popular, assim como a sua variante Vítor, já em Portugal o nome Vítor foi registado 42 vezes enquanto que a sua variante Victor teve apenas 25 registos.
Muito comum entre os primeiros cristãos, Vítor/Victor já deu nome a vários santos, e ficou ainda mais conhecido através do escritor francês Victor Hugo, autor de O Corcunda de Notre Dame e  de "Os Miseráveis.

As pessoas baptizadas com este nome podem ainda receber apelidos carinhosos de amigos e familiares, como Vitinho ou Vic, por exemplo.
Considero este nome forte e com personalidade, mas para ser sincera gosto de Vítor sem "c", pois, acho que fica mais leve e harmonioso.

Carla Jesus.

E vocês preferem Vítor ou Victor? O que acham do nome? Usariam numa criança de hoje?

24 comentários:

  1. As vezes gosto e outras não. O fato é que prefiro Vitório a Victor. Vitor parece que falta alguma coisa.

    ResponderExcluir
  2. Não desgosto completamente de Vitor (e prefiro esta grafia), mas não o acho nada de especial. Acho que o facto de se ter utilizado tão exaustivamente ao longo do tempo não me deixa olhá-lo de forma entusiasmada. E, precisamente por isto, não consta nas minhas listas e não considerava usá-lo, mas acho-o perfeitamente adequado a uma criança de hoje. A minha variante favorita ainda é Vitorino, acho mais engraçado :)

    ResponderExcluir
  3. Acho um pouco datado, mas não desgosto. O Victor que conheço é Vitó 😊 E prefiro a grafia Victor.

    ResponderExcluir
  4. Com certeza é um nome forte, boa sonoridade, tem personalidade. O fato de ser tão popular tira um pouco seu encanto, mas não deixa de ser um bom nome. Prefiro a grafia Vítor.

    ResponderExcluir
  5. Detesto as 2 versões, mas prefiro Vítor.

    ResponderExcluir
  6. Não sou fã, mas é um bom nome, perfeitamente usável. Prefiro Vítor.

    ResponderExcluir
  7. Não sou grande apreciadora desse nome em nenhuma grafia, Victor ou Vitor. Não é ruim, apenas questão de gosto mesmo :)

    ResponderExcluir
  8. Victor é datado.Cheira a mofo.Não tem futuro.
    Vitor é a grafia que todo o mundo deve usar.
    É um excelente nome!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então deveria pesquisar mais e saber que as formas Victor e Vítor estão perfeitamente corretas na língua portuguesa. Inclusive que a forma: Vítor só está presente no Brasil e em Portugal, sendo uma variante do nome Victor apenas nesses locais (Victor é o nome corretamente usado no mundo todo), inclusive é importante salientar que se a criança for morar no exterior, o nome Vítor não é utilizado fora do Brasil, será um trabalho gigantesco explicar a ausência do C e o acento obrigatório... Victor é um nome amplamente utilizado em todo o mundo, nunca sai de moda.

      Excluir
    2. Muito boa opinião.

      Excluir
    3. Vítor ou Victor?
      "A simplicidade é a máxima sofisticação."
      Leonardo Da Vinci

      Excluir
    4. Tem razão.
      A grafia "Vítor"se tornará a mais usada amplamente no mundo debido à força da Lusofonia e porque é a mais harmoniosa e perfeita tanto na escrita como na sonoridade que é mais benevolente que o abrupto"Victor".

      Excluir
  9. O meu é Víctor eu nunca achei outro igual mas tbm acho ele MT sério pra uma criança atualmente

    ResponderExcluir
  10. Esse nome é lindo. Maravilhoso. É um nome forte. É esta sempre na moda. Não tem apelidos ridículos com ele

    ResponderExcluir
  11. o meu nome é Leonardo Victor, parece ter dois significados interligados.

    ResponderExcluir
  12. O nome do meu filho é Viktor e e acho lindo

    ResponderExcluir