quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Zion


Apresento a vocês um nome muito “cool”, moderno, alto astral, com “vibe” positiva! A primeira vez que ouvi, confesso que não gostei, achei muito estranho. Mas com o passar do tempo, comecei a acha-lo bem interessante. Soa bem, é leve, mesmo com a carga religiosa, ao contrário de outros. 

Zion é uma forma judaica de Tzion de origem hebraica.

A partir do nome de uma fortaleza que estava no centro de Jerusalém. Zion é usado para se referir a uma pátria judaica e para o “céu”. Zion é um termo bíblico para a terra prometida. Para o movimento rastafari, significa uma utopia ou o paraíso na terra, e também é amplamente associado com a unidade por uma pátria judaica e com os ideais da Igreja Mórmon. Pode estar relacionado também à cidade em que vivia o profeta Enoque, ancestral de Noé, e que, devido à total retidão de seus habitantes, foi levada aos céus. Significa também "o puro de coração", ou onde vivem os puros de coração. No Antigo Testamento, Zion seria uma adequação geo-fônica, do idioma hebraico para o português, referente ao nome de um acidente geográfico mencionado na Bíblia, sendo à cidade de Jerusalém como um todo, e veio a ser um símbolo das aspirações nacionais judaicas, e, portanto, era a fonte do termo “sionismo”. Para algumas denominações cristãs, Zion será a última cidade possível de viver depois do Armagedom. Também foi associado com o movimento anti-escravidão na era pré-Guerra Civil. O mesmo não foi muitas vezes considerado como um nome até os músicos Lauryn Hill e Rohan Marley (filho da lenda rasta, Bob Marley) escolherem para seu filho. Dezenas de pais estão seguindo o exemplo. Muitas mães em fóruns americanos, dizem ter medo de parecer uma declaração política/religiosa, e pensam em usá-lo como middle name.

Suas variantes são: Zion (judaico, bíblico), Tzion (hebraico bíblico), Sião (português).

Em São Paulo-BR, foram registrados 58 Zion, 16 Zayon e 14 Zaion esses últimos com as grafias equivocadas. Já em Portugal, como não é aceito, foi registrado apenas 1 Zion, com o composto Zion Francisco e 1 como segundo nome: Matteo Zion. No EUA decolou nos últimos anos, especialmente depois cantora Lauryn Hill usou-o para seu filho em 1997. Posições: 236º (2013), 235º (2012), 245º (2011), 230º (2010) para meninos - que representa cerca de 1 500 bebês nascidos em 2012 - e 820 para as meninas (mas não é unissex). Inglaterra 451º (2013) e Nova Zelândia 95º (2012), 89º (2011) e 88º (2009). Com a gravidade do significado religioso, muitos ainda não querem colocar. A pronúncia hebraica é “tziyon”. Dwayne Wade astro do basquete, a modelo Isabeli Fontana, o ator Micael Borges e a estrela do reality American Idol 3, Fantasia Barrino também nomearam seus filhos de Zion

Segundo uma pesquisa realizada pelo Behind the name, os entrevistados acham que:

69% é um nome muito bom; 73% masculino; 53% clássico; 65% maduro; 63% formal; 69% elegante; 55% natural; 70% com credibilidade; 76% forte; 66% refinado; 

Canções famosas:
  • Lauryn Hill - To Zion (para seu filho);
  • Willi WilliamsZion Town (para sua cidade).
Yasmim Paiva.

O que acham desse nome? Preferem Zion ou Sião?

26 comentários:

  1. Concordo em pleno com as características que lhe foram atribuídas no texto. É realmente um nome muito interessante e com ar contemporâneo. Gosto de ambas as versões Zion e Sião, mas prefiro a primeira, embora perspetive que muita gente não iria saber dizer o nome da criança.

    ResponderEliminar
  2. Eu amo o nome Zion, amo! Sua história me faz gostar mais ainda, porque só mostra o quão positivo é o nome. Gosto de Sião também, porém menos que Zion. Parabéns pelo texto, amei!

    ResponderEliminar
  3. Acho um nome com um ar muito moderno e arrojado, gosto! Só acho q muito provavelmente seria pronunciado no Brasil exatamente como é grafado( q tb não deixa de ser bonita). Prefiro mil vzs Zion à Sião, não tem nem comparação!

    ResponderEliminar
  4. Zion é muito mais bonito, em grafia e sonoridade, que Sião. Eu gosto e o usaria caso se tornasse um dos meus favoritos à época do nascimento de um filho.

    ResponderEliminar
  5. Adoro Zion, acho lindo tanto na grafia, como na pronúncia. Usaria-o em um filho, com certeza.

    ResponderEliminar
  6. Respostas
    1. É bem tua cara, Mayara. Percebo que prefere sempre os "ão".

      Eliminar
  7. Eu adoro e prefiro Zion! Gosto do ar moderninho e internacional. Mas também gosto de Sião que não conhecia.

    ResponderEliminar
  8. Parabéns Yasmim! Agora que fui ler com calma todos os pormenores do texto, é um dos textos mais completos que já li! Adore!

    ResponderEliminar
  9. Me apaixonei logo na primeira vez que ouvir o Nome Zion.

    Agora tenho essa paixão pra toda vida!! meu filho chama-se Zion tem 08 anos..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Legal, estou pensando em chamar meu filho de Zaion, porém fico um pouco confuso sobre a pronúncia...
      No hebraico seria "tzyion", porém eu acho legal a pronúncia "Zaion" não sei se seria incorreto dessa forma, mas acho q não, enfim, estou 90% certo deste nome, qqr opinião me ajuda. Abraços e ótimo texto!!

      Eliminar
    2. Lucas Willian, em inglês é correto ler-se "Zaion" :)

      Eliminar
    3. Sim Lucas, a pronúncia "zaion" é correta. Em inglês Zion tem a pronúncia parecida com lion(laion), por exemplo. Parabéns pela escolha, Zion é um belo nome!

      Eliminar
    4. Também digo Zaion - é como o acho mais bonito: https://www.youtube.com/watch?v=j8DdZSMe3sg

      Eliminar
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
  10. Agora buscando referência e pronúncia vi muita gente falando "zaian", em músicas principalmente... "Zaion" voltei a ficar confuso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito que essa pronúncia com um leve an no final seja apenas uma questão se sotaque entre regiões diferentes dos EUA. Pode ficar tranquilo, a pronúncia zaion é correta, é como outro nomes estrangeiros terminados em on, como Anderson. Vou deixar o link de dois vídeos em que a fala zaion é bem perceptível: o primeiro é de um cantor porto-riquenho e o segundo é com o filho da Isabeli Fontana.

      Eliminar