quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Zorion & Zorian


Zorion e Zorian (pronúncia: Zórion e Zórian), são as versões bascas para o nome Órion. Na mitologia representa o herói Órion, grande caçador, filho de Poseidon amado por Ártemis. Apolo, irmão de Ártemis, por não aprovar o romance entre os dois envia um escorpião para matá-lo, outros dizem que o escorpião foi enviado por Gaia. Apolo então, desafia a pontaria de Ártemis, outra grande caçadora, que atinge em cheio seu amado que fugia do escorpião. Percebendo o engano que havia cometido, Ártemis, em meio às lágrimas, pediu para  Zeus colocar Órion e o Escorpião entre as estrelas.

Na mitologia nórdica, a constelação é denominada Frigga Distaff (Fuso de Frigga). Como a constelação está no equador celestial, vários intérpretes sugerem que as estrelas que giram no céu da noite podem ter sido associadas com a roda girando da deusa Frigga.

A constelação de Órion contém quatro das estrelas mais visíveis no céu noturno. Seu significado é desconhecido, mas  possivelmente tem relação com a palavra Órion "horion" que significa "fronteira" ou "limite"(Zorion também significa "felicidade" em basco).

Esta é uma constelação que fica no equador celeste e é reconhecida em todo o mundo por incluir estrelas brilhantes e visíveis em ambos os hemisférios.
A constelação tem a forma de um trapézio formado por quatro estrelas: Betelgeuse (Alpha Orionis), Rigel (Beta Orionis) e Bellatrix (Gamma Orionis). Nesta constelação também se encontra uma das raras nebulosas que podem ser vistas a olho nu, a Nebulosas de Órion que é uma região de intensa formação de estrelas.
As constelações vizinhas são Gemini (Gêmeos), Taurus (Touro), Eridanus, Lepus (Lebre) e Monocerus (Unicórnio).


Este misticismo e simbolismo que rodeia os nomes Zorian e Zorion pode agradar à muitas pessoas que procuram nomes cheios de simbolismo. Na letra Z, difícil de ter adeptos, estes podem ser os nomes do gênero masculino que podem representá-la muito bem. Zorian e Zorion também têm fácil pronúncia em diversos idiomas e isso é um grande bônus em um mundo que cada vez mais se une. Zorian pode ser uma alternativa ótima para Brian e Zorion pode ser uma alternativa  moderna para nomes terminados em -on que têm uma conotação meio datada como Edson, por exemplo. 


O que acharam deste nomes? Já os conheciam, se não, qual foi a primeira impressão que tiveram deles?

8 comentários:

  1. Simplesmente adorei! Gostei principalmente de Zorion( creio q a pronúncia seja a mesma de Órion, no caso seria zórion, não é?). Gosto muito de nomes com a inicial Z, para a língua portuguesa sempre soam exóticos e adoro esse estilo! Parabéns Luinara, a escolha desses nomes foi ótima!

    ResponderExcluir
  2. Adoro Orion e toda a história em seu torno. A Constelação é a minha favorita absoluta e assim sendo, prefiro Orion às alternativas apresentadas. No entanto, acho Zorion & Zorian alternativas super viáveis e fiquei muito feliz por ver estes nomes a ter o seu destaque :D

    ResponderExcluir
  3. Adorei saber sobre estes nomes, prefiro Zorian!

    ResponderExcluir
  4. Que texto maravilhoso *-* não gosto muito dos nomes, mas adorei ler sobre eles.

    ResponderExcluir
  5. Entretanto, Patricia, dei uma pesquisada e vi que o Behind The Name dá Zorion como significando "felicidade" em basco. Fui conferir no Google Translate e procede. Então, talvez, haja duplo significado.

    ResponderExcluir
  6. Nesse caso, ele teria até uma versão feminina: Zorione. Aparentemente, o nome tem significado dúbio.

    Já Zorian, no Google Tradutor, dá como uma palavra basca que traduzida para o português, resgata "sobre". Se ambas forem verdadeiras, Zorion e Zorian não seriam necessariamente o mesmo nome.

    ResponderExcluir