segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Delfim & Delfín



Delfim ou Delfín é um nome espanhol literal que significa "golfinho". Desta forma podemos classificá-lo nos nomes literais e nos nomes hippies. Porém ele é um nome literal e hippie que tem uma aura medieval bem forte. Muitos não gostam dos nomes hippies e/ou literais porque eles não passam a seriedade que muitos pensam que um nome precisa ter, mas com Delfim e Delfín não acontece o mesmo e pode acompanhar a infância e juventude sem ter um ar pesado e a fase adulta, sendo assim este é um nome que acompanha bem todas as etapas da vida.


Delfim e Delfín têm sonoridades parecidas com nomes mais comuns e que aparecem nos rankings dos dois países como Martim e Benjamim, dessa forma não é um nome que causará alguma surpresa desagradável por conta da sonoridade. Além dessas qualidades, este é um nome raro nos dias de hoje e nunca foi muito usado nos países lusófonos. Penso que Delfim e Delfín são nomes ótimos para compor com outros nomes, sendo assim, estes nomes podem ser ótimos curingas para segundo nome e ao mesmo tempo não é um segundo nome óbvio.


Delfim e Delfín são nomes cheios de qualidades. Qual é a qualidade que mais aprecia nestes nomes e qual a versão do nome que você mais gosta?

8 comentários:

  1. Tb acho q é uma ótima opção em compostos, como segundo elemento. Prefirp Delfim.

    ResponderExcluir
  2. nao gosto nada acho muito feio !!!

    ResponderExcluir
  3. Gosto, mas me sinto mais atraída pela versão feminina.

    ResponderExcluir
  4. O Behind The Name diz que Delfim e variantes são forma de Delphinus, que significava “habitante de Delphi”, sendo Delphi uma cidade na Grécia Antiga, nome que é possivelmente relacionado ao grego Delphys, ou seja, útero.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que é estranho, por que eu não encontrei nada que confirme que Delphys seja útero em grego. Inclusive no Google Tradutor dá como "mitra" μήτρα.
      Eu sempre pensei que tinha alguma coisa a ver com o oráculo de Delfos

      Excluir