sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Eloá


Um nome feminino ultra delicado e querido. E, por muito que possa parecer paradoxal, bem marcante e forte. Eloá é uma descoberta recente para mim, confesso, mas deixou-me logo rendida aos seus encantos! Sonoramente é bem diferente dos nomes femininos a que estamos habituados a ouvir em Portugal e a sua terminação é bastante curiosa e chama à atenção de qualquer um. O seu ponto fraco, diria eu, seria a internacionalidade. Dizer Eloá como nós dizemos seria muito pouco provável fora das nossas fronteiras, sobretudo em países anglófonos. E por falar nisso, Eloah é sua outra escrita possível, sendo uma grafia mais internacional.

Existem duas teorias etimológicas que sustentam Eloá: 1) trata-se de uma variante de Elah, uma palavra hebraica usada para designar carvalho; ou 2) trata-se da forma singular feminina da expressão hebraica Elohim, que, por sua vez, corresponde a uma das palavras utilizadas para designar Deus ou outras figuras com Ele relacionadas na Bíblia – na maioria das vezes é usada como epíteto do Único Deus de Israel.

A palavra Eloá é, portanto, segundo a segunda teoria etimológica, uma palavra poética para designar Deus, tendo sido primeiramente utilizada em obras literárias e poéticas. Uma dessas obras é da autoria do soldado e poeta francês Alfred de Vigny, intitulada Eloa ou la Soeur des Anges (Eloá ou a Irmã dos Anjos), onde se apresenta Eloá como um anjo feminino, nascida a partir de uma lágrima de Cristo, derramada no momento da morte de Lázaro. Procurando ansiosamente pela atuação do bem, Eloá acaba por ser seduzida por um anjo caído, sem se aperceber das consequências do seu enamoramento. Uma obra poética excecional que recomendo vivamente!

Em termos de registos, denoto a popularidade de Eloá no Brasil onde em 2012 ocupava a 56ª posição dos nomes femininos mais utilizados em São Paulo, subindo para a 37ª posição em 2013 e para a 34ª em 2014! Quando falamos no total do território do Brasil Eloá destaca-se como o 60º nome feminino mais utilizado, tendo subido 12 posições comparativamente ao ano anterior! Dados extraordinários e contrastantes com a realidade lusitana, onde em 2013 apenas houve o registo de duas meninas com este nome, enquanto em 2014 foram 3 e os compostos Eloá Vitória, Raquel Eloá, Evelyn Eloá e Eloá Nalane. Realidades absolutamente diferentes para um mesmo nome!

Joana Recharte.


Que acham de Eloá? Eram capazes de o utilizar?

11 comentários:

  1. Gosto muito, mas não usaria.

    ResponderExcluir
  2. Acho lindo, só não usaria pq está muito popular no Brasil.

    ResponderExcluir
  3. Já gostei bastante, mas verifiquei com várias pessoas do meu círculo de contatos e esse nome não é bem visto. Além disso, tem o caso da adolescente que foi assassinada pelo namorado que meio que desabona o nome, é uma tragédia ligada a representação que faço do nome, e além disso, no Brasil usa-se ele com mil grafias diferentes e estropiadas o que me fez desgostar com o tempo

    ResponderExcluir
  4. Cm se lê? Éluá? Iloá? Élôá? Sp foi a minha dúvida neste nome...

    ResponderExcluir
  5. Cm se lê? Éluá? Iloá? Élôá? Sp foi a minha dúvida neste nome...

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Prefiro Elóra, acho divo e tbm tem raiz hebraica :)
    Eloá está em alta no Brasil e tento fugir dos nomes super populares. Admito que é um lindo nome e ótima escolha...o problema é a popularidade rs.
    Gosto muito da forma masculina Eloim/Elohim! Esse ponderaria para um filho.

    ResponderExcluir
  8. Me lembra a menina que foi assassinada pelo o namorado, e não acho um nome bonito.

    ResponderExcluir