segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Gastão


Do francês Gaston, o significado de Gastão é "aquele que vem da Gasconha" ou "habitante da Gasconha". A Gasconha é uma região do sudoeste da França e a versão original do nome Gaston passou para Gastão em Portugal. 

Como os habitantes da Gasconha nos seus primórdios eram bascos também é sugerido que Gastão signifique também  "aquele que vem do país dos bascos."

O nome Gastão tem também origem germânica com "estranho" ou "hospede" sendo os seus significados.

O número de registos de Gastão em Portugal é semelhante a nomes como Leão ou Sancho, ou seja menos de 10 meninos são registados por ano em Portugal com este nome.

Gastão é um nome muito raro mas não é desconhecido, em grande parte graças ao clássico desenho animado da Disney, A Bela e o Monstro em que o mau da fita se chamava Gaston e que o tornou um nome muito falado em qualquer parte do mundo.

Tendo a mesma terminação que muitos dos nomes favoritos dos portugueses, Gastão tem também a mais-valia de ser curto e antigo. 
Eu gosto muitíssimo de Gastão, acho um nome memorável, forte e tem um ar reguila também. Usaria e faz parte da minha lista de favoritos à muito já. Adoro nomes medievais, raros e com história, e Gastão preenche esses requisitos. 

Eu vejo Gastão um pouco como a versão francesa do nosso Sancho, em que ambos os nomes foram amplamente usados na época medieval pela nobreza dos dois países mas que ambos foram caindo em desuso com o tempo. 
Mas Gaston ainda é muito visto como sobrenome na França e países de língua inglesa e ainda se vai vendo uma ou outra criança Gaston, continua a ser relativamente usado ao contrário de Sancho.

Gastão tem diversas variantes que são usadas à volta do mundo como: Gascon, Gastón, Gascone, Gasconey na língua inglesa, Gastone na italiana e Waast na alemã.

Algumas personalidades:
  • Vedast, bispo de Arras e Cambrai, conhecido como Santo Gaston;
  • Gaston, Duque de Orléans, nobre francês;
  • Gaston III, Conde de Foix. (1331–1391);
  • Gaston Caperton, antigo governador da West Virginia, EUA;
  • Gaston Doumergue, político francês e presidente da França entre 1924 e 1931;
  • Gastón Etlis, jogador argentino de ténis;
  • William Gaston, político americano.
O que vocês pensam sobre este nome? Poderia ser mais usado? seria viável no Brasil?

Fontes Consultadas:
Behind The Name, Nameberry e Wikipedia.

3 comentários:

  1. Tenho muita simpatia por Gastão, mas a popularidade do personagem da Disney( afinal Gastão é o nome do primo sortudo do Pato Donald) talvez faça as pessoas acharem o nome caricato e por isso o seu pouco uso. Acho a versão Gaston muito bonita. Apesar de ser um nome raro no Brasil, me lembrei agora de dois artistas com esse nome: Gastão Moreira, apresentador e Gastão Lima, cantor.

    ResponderEliminar
  2. Gastão é daqueles nomes que para mim, tem associação imediata. No caso deste, é com o primo folgado do Pato Donald, que no Brasil, é chamado de Gastão (Gladstone Gander no original em inglês). Então, de certo modo, é um nome que relembra a minha infância, por que naquela altura, eu lia muitos, mas muitos gibis.

    ResponderEliminar