domingo, 13 de setembro de 2015

Hannah


Hoje trago para vocês um nome feminino que é cheio de qualidades, entre elas, é forte, bonito, macio, gracioso, etc. E também sendo o mesmo nome ao contrário, um dos poucos! Começado por uma inicial tão difícil (a meu ver). É o único feminino com H da minha lista.

A partir do nome hebraico חַנָּה (Channah) significado "favor" ou "graça". Na grafia simplificada Hana há outras origens e significados. Em árabe significa “felicidade”, em japonês significa “flor” e em coreano significa “um”. Hannah é a mãe do profeta Samuel no Antigo Testamento (Ana, na versão em português). Como um nome inglês, Hannah não foi usado regularmente até depois da Reforma Protestante. Grego e latim é a versão Anna, que é usada no Novo Testamento, tem sido tradicionalmente mais comum, como um nome cristão. Hannah/Hanna também é o nome de três cidades norte-americanas localizadas em: Dakota do Norte, Wyoming e Oklahoma. E também no município canadense, localizada na província de Alberta. 

Suas variantes são:
Channah, Chanah (hebraico), Hena, Henda, Hene, Henye (ídiche), Hanna, Hanne (alemão), Hanna (holandês), Hanna, Hanne (sueco), Quanna (africano americano), Ane, Anne (basco), Anna, Hanna (bielo-russo), Anna (bíblico grego), Anna, Annetta (italiano), Channah (bíblico hebraico), Anna (bíblico latim), Anna, Annick (bretão), Ana, Anna, Anka (búlgaro), Ana (português, espanhol).

Popularidade do nome ao redor do mundo (posições): Áustria 2º, Canadá 12º, Irlanda 14º, Irlanda do Norte 16º, Nova Zelândia 21º, Austrália 22º, Escócia 26º, Estados Unidos 28º, Inglaterra 44º, Holanda 55º, Noruega 65º, França 391º. Já no Brasil, ocorreu uma leve fama nos anos 1990, porém foi esquecido e hoje o nome é bem raro. Não se encontra no ranking dos 100 mais. Porém em 2014 no estado de SP, foram registradas 31 Hanna e 38 Hannah. Em Portugal a coisa se assemelha. Foram registradas apenas 8. 4 Hanna e 4 Hannah. Alguns dos compostos: Hanna Lina, Hanna Beatriz e Hannah Dorothea

Segundo uma pesquisa realizada pelo Behind the Name, os entrevistados acham que:

76% é um nome muito bom, 97% feminino, 63% clássico, 52% jovial, 52% informal, 56% comum, 77% natural, 74% robusto, 52% delicado, 73% refinado, 55% simples, 53% sério

Personalidades famosas:

  • Hannah Arendt - filósofa política alemã de origem judaica, uma das mais influentes do século XX. (1906-1975);
  • Hannah Wang – atriz australiana;
  • Hanna Romanazzi - atriz e modelo brasileira;
  • Hana Hayes – atriz americana;
Yasmim Paiva.

O que acham de Hannah? Gostam dessa variante?

18 comentários:

  1. Quando eu era adolescente Hannah era o nome q eu mais gostava e o imaginava para uma filha. O tempo passou, meus gostos foram mudando e fui gostando mais de outros nomes. Ainda acho Hannah um lindo nome, só não está mais no topo das minhas preferências.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Patricia! Segunda pessoa que diz que foi amor de adolescência!

      Excluir
    2. Eu me chamo Patrícia e coloquei minha filha com o nome Hannah.

      Excluir
    3. Sabia que o nome original de João é Yauchannah? Channah ou Hannah significa graça, e Yau é o princípio da fala de todo ser vivente. Yauhuh é o nome do Pai. *"Criador"

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Gosto mto do meu nome! Minha mãe diz na época que queria que meu pai colocasse “H” no final tmb, mas por um acaso ele esqueceu kkkkk
    Mas costumo usar o “h” em algumas ocasiões p minha mãe ficar feliz

    ResponderExcluir
  4. Amo este nome, tanto que minha filha mais nova chama-se Emmanuelle a HANNAH. E no nome da minha filha mais velha também aparece uma variante do nome Ana : Anne. Gostei do seu post.

    ResponderExcluir
  5. O nome da minha filha é Hannah, pois ela é um milagre Divino,resposta de oração, fidelidade,fé, graça concedida por D'us!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carai, hannah nao significa milagre ok,!

      Excluir
    2. Significa "favor" .."graça"...ou seja um favor imerecido (milagre)..O significado de milagre é pessoal...

      Excluir
  6. Meu nome é Hannah, gostei deste Blog :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amooo...este nome e seu significado ( favor, graça) advinda de Deus!

      Excluir
  7. Sempre sonhei em colocar o nome da minha filha de Bárbara,mais agora que estou tentando engravidar mudei de ideia,se eu tiver um menina vai se chamar Hannah,só queria um segundo nome a
    Para colocar,mais não estou encontrando...

    ResponderExcluir
  8. Hannah com certeza será a melhor escolha!😍

    ResponderExcluir
  9. Bom dia
    E o significado de Marcondes no caso meu nome

    ResponderExcluir