terça-feira, 22 de setembro de 2015

Jade


Esse nome tem origem um pouco incerta, mas a maioria dos textos afirma que deriva do latim ilia (flanco). Para entender um pouco melhor, vamos falar primeiramente da pedra que carrega o nome Jade:

O Jade é uma pedra bastante rígida, que tem coloração variando de tons de branco ao verde escuro e designa a associação de um mineral (jadeíta) e de uma forma de actinolite (nefrita). A palavra nefrita tem origem no grego nephrós (rim), pois os poderes curativos da pedra supostamente se estenderiam a esse órgão.

Além disso, em espanhol encontramos o termo "piedra de la ijada", que denomina a Pedra de Jade e significa literalmente "pedra do flanco", segundo a antiga crença de que a pedra poderia ajudar em partos e curar dores que estivessem situadas nesse local do corpo - à exemplo dos problemas renais acima citados.

Com isso fica evidente a associação entre o termo ilia e a Pedra de Jade, o que levaria o nome a significar nada mais do que "flanco". Entretanto, vários textos que falam do uso de Jade como nome próprio o trazem como significando preciosa, já que está diretamente relacionado à pedra - muito valiosa por sua beleza e misticismo, que a liga, segundo a cultura popular, à sabedoria, clareza, justiça, saúde, coragem, amizade e modéstia.

Acredito que agora vamos todos concordar: seu nome significar "preciosa" é bem mais interessante do que significar "flanco", não?

Especulações à parte, uma enciclopédia editada por Fratelli Fabri (1966) nos mostra que Marco Polo noticiou, no final do século XIV, a existência, na China, de objetos muito bonitos talhados em uma pedra muito resistente. Ele ainda acrescentou que o Jade era considerado pelos chineses um bem muito precioso, com até mesmo mais valor do que o ouro, e que possuía propriedades medicamentosas lendárias. Por este motivo, a exportação da pedra era terminantemente proibida e ainda hoje os chineses valorizam o Jade e crêem em seus "poderes".

Os relatos são de que foi apenas durante a década de 70 que Jade entrou em uso regular como nome próprio feminino. Suas variantes mais conhecidas são: Jada, Jaida, Jayda, Jayde, Jadelyn, Giada. Uma curiosidade é que o nome chinês Lin (unissex), significa "bela Jade" ou “floresta”.

Em inglês, Jade tem dois apelidos clássicos, um deles é Jay, e o outro muda apenas um pouco a pronúncia do nome, Jadie

No ranking brasileiro, Jade não aparece dentre os 100 mais usados há pelo menos 7 anos e acredito que o número de registros seja relativamente pequeno, já que nem sequer vemos muitas personagens com esse nome em telenovelas, livros ou filmes nacionais.

No ranking português, Jade teve 10 registros em 2012, 8 em 2013 e 13 em 2014. Os compostos registrados nos últimos anos foram: Jade-Noémi, Jade Vitória, Lia Jade, Ana Jade, Jade Carolina, Alyssa Jade, Roana Jade, Jade Maísa, Maria Jade, Denise Jade, Aliya Jade, Jade Gracinda, Kyara Jade, Noa Jade, Joel Jade, Laura Jade, Estrela Jade, Diana Jade, Íris/Iris Jade, Luana Jade, Yara Jade, Jade Nicole, Ariana Jade, Gabriela Jade, Mara Jade, Alexandra Jade.

É importante ressaltar que, em Portugal, Jade foi admitido em meados de 2013, mas apenas como segundo nome, então as informações acima também levam em conta pais estrangeiros. Atualização: a partir de novembro de 2017 teve o uso autorizado como primeiro nome.

Personagens:
  • O Clone (2001): Jade Rachid (Giovanna Antonelli);
  • Victorious (2010-2013): Jade *Jadelyn* West (Elizabeth Gillies);
  • Malhação (2014): Jade Gardel (Ana Júlia Dorigon).
Atletas:
  • Jade Barbosa, brasileira, ginasta, nascida em 01/07/1991.
Celebridades:
  • Jade Olivia Gordon (atriz britânica, nascida em 24/04/1987);
  • Jade Raymond (executiva e apresentadora canadende, nascida em 28/08/1975);
  • Jade Nicole Ramsey (atriz britânica, nascida em 10/02/1988. Tem uma irmã gêmea, também atriz, chamada Nikita Lianne Ramsey);
  • Jade Amelia Thirlwall (cantora britânica, nascida em 26/12/1993);
  • Jade Yorker (ator norte americano, nascido em 16/06/1985).
Plantas:
  • Strongylodon macrobotrys, conhecida como trepadeira-jade;
  • Crassula ovata, conhecida como planta-jade (ou também árvore da amizade).
Esse nome é um dos meus queridinhos e está dentro do top 10 da minha lista de favoritos, sem que eu consiga montar uma classificação entre eles. Gosto da sonoridade, da grafia e do significado (se contar como "preciosa"). É um nome fácil de pronunciar e escrever, além de se enquadrar no quesito “internacionalidade”. Outros pontos que adoro: a questão história, o fato de o nome não ter um apelido óbvio, de não ser nada popular aqui no Brasil e de se relacionar de imediato à pedra, que é belíssima.

Antes de finalizar, gostaria de agradecer aos montes pela colaboração da Camilla Barros. Jade é uma paixão que compartilhamos praticamente pelos mesmos motivos e que, felizmente, descobrimos bem cedo. Foi um muito legal poder contar contigo na escrita desse texto, Cami!

Caroline Rodrigues.

Agora, as perguntas que deixamos a vocês são:
1. Quais compostos sugerem?
2. Em quais apelidos/diminutivos podem pensar?
3. Quais seriam os pares ideais para irmãos de uma Jade?

30 comentários:

  1. Adoro o nome Jade e gostei muito do texto :) bastante detalhado e explícito :))
    Tenho pena que em Portugal apenas se possa usar como 2º nome, mas acho que é facilmente combinável para formação de compostos :)
    Quanto a diminutivos não consigo pensar em nenhum de momento, mas vou estar atenta aos comentários para ver as sugestões :)

    ResponderExcluir
  2. Jade é um nome muito fofo, gosto muito, acho uma ótima escolha, tem uma grafia simples, descomplicada e uma boa sonoridade. Fora q é um nome conhecido mas pouco usado, pra mim é um ponto favorável. Acho uma pena ser admitido apenas como segundo nome em Portugal. Qt às perguntas:
    Apesar de curto, Jade é um nome forte e acho q é um nome q se basta, não precisa de compostos mas se os pais fizerem questão Jade Lis ficaria bem já q Lis é um nome neutro e não ofusca Jade;
    É um nome difícil de gerar apelidos o único q me vem à mente no momento é Dê;
    Para irmãos de Jade penso em Jade e Íris para menina e Jade e Gael para menino.

    ResponderExcluir
  3. Lindo. Sou muito fã de Jade, é o primeiro em minha lista. Não gosto dele em compostos, mas pensei em Aurora Jade, mas não sei se ficou muito bom.
    Já para irmãos, pensei:
    Ítalo e Jade
    Eros e Jade
    Leon e Jade
    Renan e Jade
    Iara e Jade
    Aurora e Jade
    Clara e Jade
    Bianca e Jade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aurora Jade é lindo! Cogitaria usar se não quisesse Jade como primeiro nome... Quem sabe para irmãs? :)
      Adorei os pares! Mt obrigada.

      Excluir
    2. Que interessante, coloquei Jade na minha filha, mas um dis nomes que também cogitei foi Aurora (vetado pelo pai, rsrs)

      Excluir
  4. Acredito que Jade case bem com nomes literais. Tanto para irmãos, quanto para compostos.

    ResponderExcluir
  5. Caroline é uma querida <3 amo de paixão esse nome, e por coincidência compartilhamos esse carinho por esse é outros nomes, amo Jade e com certeza usaria! Para irmãos gosto de Jade e Gael.

    ResponderExcluir
  6. Eu adoro nomes exóticos! Acho que Jade fica bem com Suria, Maya, Cairo e Théo.
    Já compostos para Jade gosto de Jade Lilá! ( compostos não são o meu forte como sabes ah ah)
    Diminutivos... Diminutivos para que? Jade é curto já é é lindo assim. Não gosto de diminutivos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos duas a adorar esse tipo de nome, então *-*. E é exatamente pela falta de diminutivos que Jade tem pontos extras na minha lista! Haha
      Adorei os pares que sugeriste ♡

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Acho Jade lindo! Tive uma cachorrinha por nome Jade. Agora estou gravida e penso em colocar Jade.

      Acho lindo Maya, Aruna, Vitoria e Beatriz.

      Menino Saulo, Josué, Heitor, Nathan e Heron.

      Excluir
  7. Eu adorei , parabéns��!
    Gosto muito do nome Jade, e agora mais ainda do seu significado!
    E gostaria que escrevessem sobre o nome "Lais" :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo teu comentário e solicitação, Lais. Providenciaremos a publicação sobre o teu nome o mais breve possível :*

      Excluir
  8. Leona Jade, combinação legal.
    O que acham?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São dois nomes fortes, formam um composto imponente. Eu gostei! :)
      Jade fica muito bem como segundo nome.

      Excluir
  9. Leona Jade, combinação legal.
    O que acham?

    ResponderExcluir
  10. Jade é talvez o meu nome de pedra preciosa favorito. Curto, doce e forte ao mesmo tempo, de fácil pronuncia tanto no Brasil como em outros países. Me faz imaginar uma menina de cabelos escuros e olhos verde-azulados. Lindo. Também adoro Esmeralda.

    ResponderExcluir
  11. Eu acho Jade um nome lindo! Após mostrar tantos nomes femininos para o Ivan - ele finalmente optou por Jade, justamente, por estar associada aos rins, pq eu tenho problema neles desde quando nasci, então, minha filha seria meu amuleto, assim como Cristóvão o anjinho dele rs'.

    1) Compostos: Jade Luara, Jade Alba, Jade Ananda, Jade Celeste, Jade Luz, Liriel Jade, Jade Selena, Jade Amora, Jade Felícia, Jade Iuna, Jade Flor ou Flor de Jade, Estrela Jade, Jade Lis, Jade Elora, Jade Eloá e Jade Mainá. Como a sonoridade de Jade é aberta na primeira sílaba, acho que o outro nome cairia bem como segundo nome, mas tentei fazer o inverso tbm rs. Todavia, acho que Jade é um nome que tem brilho e força própria.

    2) Eu gosto da pronúncia em inglês e do apelido Jay, eu lembro da sobrinha do Jackie Chan, no desenho às aventuras de Jackie Chan - penso em uma menina cheia de vida e inteligente como ela ^^. Jade, na nossa pronúncia, não vejo nenhum apelido possível, talvez Dedê.

    3) Pares de irmãos:
    a) feminino:
    Jade e Rubi,
    Jade e Pérola,
    Jade e Esmeralda,
    Jade e Olivia,
    Jade e Yara,
    Jade e Kyara;
    Jade e Makena;
    Jade e Luara,
    Jade e Iracema,
    Jade e Aurora,
    Jade e Luna;
    Jade e Noelle,
    Jade e Ravena,
    Jade e Maya,
    Jade e Penélope, por fim,
    Jade e Hinata.
    Gostei do post Jade e Nikita!

    b) masculino:
    Jade e Índigo,
    Jade e Ryan,
    Jade e Dom,
    Jade e Cristóvão,
    Jade e Romeu,
    Jade e Yonan,
    Jade e Ophir,
    Jade e Ravi,
    Jade e Rael,
    Jade e Dário,
    Jade e Cauã,
    Jade e Cainã,
    Jade e Zarco,
    Jade e Samir, por fim
    Jade e Tadeu.

    Temos uma música chamada Jade na nossa mpb (é linda!): https://youtu.be/JhsU-ArP3T4

    Post maravilhoso! Beijos (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu amo Jade e meu marido Violeta. Será que Jade Violeta combina? O problema é que faz referência direta e literal a pedra jade de cor violeta. O significado preciosa não grita mais alto que o sentido literal da pedra jade. O que acha? Jade TB é uma flor lindíssima.

      Excluir
    2. Oi, Renata! Eu acho que Jade Violeta fica muito bonito sim! :) Acho uma excelente opção!

      Excluir
  12. Jade na verdade não é espanhol,é francês pois enquanto em espanhol é escrito piedra de la ijada em francês é escrito jade. Em países orientais como índia, japão e china é um nome comum. Acho lindo! Vi em algum livro que Jade significa a preciosa de olhos verdes. Há 10 anos atrás conheci uma Jade, uma nordestina de origem sefardita, cujo nome composto...um dia quando tiver uma filha irei colocar Jade ou Agatha...acho lindo

    ResponderExcluir
  13. Estou gravida da minha segunda filha e se chamará Jade. Minha mais velha se chama Giulia .
    Então teremos: Giulia e Jade ❤️
    Amo a sonoridade de nomes curtos e
    Por Jade ser uma pedra esverdeada que é minha cor favorita e do meu marido tbm .
    Aqui
    Eu me chamo Gabriela e ele Jonathas
    Então uma tem o nome com a inicial G e outra com a inicial J 💞

    ResponderExcluir
  14. É Adorável Jade,Safira,Rubi,Esmeralda

    ResponderExcluir