sábado, 5 de setembro de 2015

Mário


Quantas vezes não devemos ter ouvido: “Mário é a versão masculina de Maria!” Esta é uma ideia popular, amplamente difundida sobretudo no advento do Cristianismo, onde dar um nome religioso a um filho era uma forma de o aproximar de Deus. Respeito todas estas ideias, mas sinto-me no dever de clarificar que Mário e Maria, no máximo, partilham muitas letras e por ordem semelhante!

Sendo precisa, Mário deriva do latim Marius, de mas/maris, que significa homem ou do etrusco mar, que também significa homem. Foi nome de uma importante família romana, que venerava o deus romano da guerra, Marte. Gaius Marius era também o nome do cônsul romano do século 2 A.C, logo, a sua existência antecede o nascimento da própria Maria, mãe de Jesus! Esta teoria etimológica sustenta que Marte terá originado o nome próprio Marius, que com a evolução linguística chegou a Portugal como Mário, e juntamente com outras variantes como Mariano, Mariana, Marina ou Marinho (inicialmente diminutivo de Mário).

Mário sempre foi um nome popular entre nós, e segundo o SPIE, Mário nunca esteve abaixo dos 250 registos entre 1920 e 1980, atingindo um máximo de 1463 registos no ano de 1962! Mais recentemente, em 2014, Mário obteve 67 registos, colocando-o na 63ª posição dos nomes masculinos mais utilizados em Portugal, onde também foram registados 64 compostos, dos quais destaco: Mário Gil, Mário Henrique, José Mário, Mário Alexandre e Mário Dinis!

No Brasil, Mário não consta da lista dos 100 nomes mais usados para rapazes em 2014, segundo dados fornecidos pelo BabyCenter Brasil, o que faz deste nome uma opção menos comum e menos óbvia nos nossos dias! Mas será que conseguimos ver a beleza em Mário? Eu ainda o vejo como um nome jovial e energético, perfeitamente adequado a qualquer faixa etária!

Como referências destaco os políticos Mário Soares, Mário Sá Carneiro e Mario Draghi; o blogger americano Mario Armando Lavandeira Jr. (mais conhecido como Perez Hilton) e claro, o inesquecível personagem do jogo da Nintendo: Super Mário!

Joana Recharte.

Na vossa opinião, Mário continua um nome atual?

8 comentários:

  1. Não gosto. Com esse mesmo ar forte, eu prefiro Mauro ou Marcos.

    ResponderExcluir
  2. Acho q Mário continua atual sim, é um nome que não soa datado nem antiquado. Considero um nome um pouco neutro, o equiparo à Paulo.

    ResponderExcluir
  3. Eu acho datado, estudei com vários. Não gosto. Muito menos de Marcus e Marco.

    ResponderExcluir
  4. nunca gostei até ter conhecido um! agora gosto , pelo carinho que me remete à pessoa.. mas não usaria :)

    ResponderExcluir
  5. Mário, ou outro nome qualquer... Passamos a gostar, ou não, em função do sentimento que temos pela pessoa que o porta. Geralmente a imagem do nome vem sempre associado a alguém,que conhecemos, de quem podemos gostar, mais ou menos, influenciando assim o nosso gosto. Por este motivo gostar ou não, não é totalmente isento

    ResponderExcluir
  6. Consigo imaginar Mário e Lúcio um belo par de gêmeos!

    ResponderExcluir