terça-feira, 29 de setembro de 2015

Máxima


Muitas vezes digo que não sou a maior fã de nomes literais, mas que também tenho exceções! E esta é uma exceção muito querida, da qual gosto muito: Máxima!

Se o Ser Humano fosse consistente, eu teria de dizer que tal como Salvador, Messias ou Theo (Deus), Máxima era para mim um nome pretensioso, que poderia eventualmente induzir na criança uma vontade muito grande de corresponder às expectativas que o nome carrega e que isso a frustraria, em contacto com a realidade e os limites da capacidade humana. Mas, de repente, perante um nome que acho, passo a redundância, um máximo (!) todas essas ideias me parecem completas idiotices. Máxima é um nome igual a todos os outros e tem a excelente qualidade de ser forte, poderoso e de, ao mesmo tempo, carregar em si uma feminilidade extraordinária! Ao mesmo tempo, pode corresponder a um valor importante que se pode cultivar na parentalidade e na vida: o querer ser melhor (não o/a melhor, atenção, ser melhor, procurar ultrapassarmo-nos a nós mesmos nas oportunidades da vida)!

Máxima deriva do nome de uma antiga família romana, os Maximus que significa os maiores, os melhores. É um nome literal, o significado é bastante óbvio. E talvez por ser um literal não tem angariado muitos fãs ao longo do tempo. Em Portugal, de acordo com dados do SPIE, Máxima era um nome apreciado na década de 20 e 30 do século passado, o que o reveste de um ar muito vintage, antigo mas com estilo, elegantíssimo que eu acho fantástico! Entretanto, os registos de Máxima foram diminuído ao longo do tempo, existindo vários anos consecutivos sem um único registo. Em 2014, inclusive, o nome não foi registado em Portugal, nem em compostos. Também no Brasil, Máxima não é um nome corrente, não se ouve aqui e ali e não consta, obviamente, no top 100.

A maior referência a este nome será, sem sombra de dúvida, Máxima Zorreguieta Cerruti, a argentina que casou com o herdeiro do trono dos Países Baixos, Willem-Alexander, e se tornou Rainha Consorte em 2013!

Joana Recharte.


Na vossa opinião, Máxima é um nome pretensioso ou considerariam usá-lo?

7 comentários:

  1. Gosto mas não usava. Gosto mais da versão masculina.

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto mais da versão feminina mas não usaria. Nao faz o meu estilo, mas até não acho mau.

    ResponderExcluir
  3. Não está entre meus preferidos justamente por achar pretensioso, mas não é ruim.

    ResponderExcluir
  4. Amo Maxim, adoro Máximo e simpatizo com Máxima. Tem seu charme ;),

    ResponderExcluir
  5. Gosto, mas não a ponto de usar, creio eu. Prefiro a versão masculina :)

    ResponderExcluir
  6. Podemos encontrar ainda a variante sem acento, Maxima, e em italiano, a variante Massima, e a Wikipédia italiana aponta como variantes Massimina e Massimilla. Outras variantes são Maxime (francês), Maksyma (polonês), Maximiana (romano antigo), Maximina (espanhol), Maximiliana, Maximiliane (germânico), Maximilienne (francês). Minha preferida é, claro, a mais longa: Maximiliana ou Maximiliane.

    ResponderExcluir