sábado, 12 de setembro de 2015

Mei


Mais um curtinho de três letras que me encanta. Mei é um nome feminino marcadamente oriental e com uma sonoridade muito doce e exótica. Em chinês quer dizer "linda", mas algumas fontes sugerem ainda "ameixa" como possível significado. Tanto um como outro me parecem muito queridos. Em japonês, Mei significa "vida" e "florescer", igualmente amorosos para quem dá importância aos significados. Confesso que nunca liguei muito a isso, mas admito que quando são inspiradores tornam o nome ainda mais especial, e no caso de Mei fazem-me adorar ainda mais o nome.

Em Portugal, Mei só pode ser usado como segundo elemento do nome, ainda estou para descobrir porquê, visto não me parecer gerar dúvidas quanto ao sexo da criança. Nos países de origem é unicamente feminino. Infelizmente, vou ter de aceitar que por agora só pode ser usado na segunda posição de um composto. No entanto, para quem acha Mei demasiado curtinho mas ainda assim gostava de o usar, por que não ponderar Meiline? Este sim é aprovado em Portugal e possibilita vários diminutivos, além de me parecer igualmente oriental e exótico. Nos países onde não há restrições, como no Brasil, por exemplo, Mei pode ser uma boa aposta para os pais que querem nomes bonitos, diferentes, especiais. 

Com a crescente aceitação de nomes curtinhos e internacionais como LiaMia, Mel (apenas como segundo nome) e Noa, acho que Mei podia passar a "aceite como primeiro nome" e conquistar corações portugueses. E por se assemelhar ao nome inglês Mae (diminutivo de Margaret e Mary, por exemplo) não nos é estranho e seria bem recebido em países estrangeiros. Em Portugal, no ano de 2014, foram registados os seguintes compostos com MeiLia Mei (1), Oriana Mei (1), Suri Mei (1). Todos muito giros, mas ainda assim prefiro ver Mei como primeiro nome, por ser menos previsível (por enquanto). 

É difícil explicar tudo o que Mei me transmite. Tem apenas três letras mas doçura para dar e vender e permite-me afirmar que é dos meus nomes preferidos para menina. É fofinho, exótico, e por ser oriental lembra-me sempre cerejeiras - uma árvore tipicamente asiática e também a minha preferida! - e as suas lindas flores rosadas ou esbranquiçadas. Para tornar tudo ainda mais mágico, Mei remete-me ainda para a palavra inglesa may referente ao mês de Maio. Ora, em Maio estamos na Primavera, para mim a estação mais bonita de todas, quando as árvores florescem e dão vida à própria vida. Tudo isto bate certo com os significados de Mei: "linda", "florescer" e "vida". 

Apesar de muito oriental, consigo perfeitamente imaginar uma menina portuguesa chamada Mei

Quais são as sensações que Mei vos transmite?

11 comentários:

  1. Também acho Mei um mimo! Pena realmente nao ser aceite como primeiro nome... Mas acho que como segundo nome vai bem com quase tudo!

    ResponderExcluir
  2. Como primeiro nome não gosto, acho sem graça e creio q possa gerar dúvidas qt ao sexo sim. Já como segundo elemento num composto fica simpático.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Patrícia. Principalmente porque parece Nei/Ney, as pessoas podem entender errado ou gerar piadinhas na escola chamando de Ney Matogrosso ou sei lá o que. Hahahahaha

      Excluir
  3. Adoro. tenho uma afinidade inexplicável com este nome desde que o (ou)vi pela primeira vez e por isso é, desde há muito tempo, o meu nome cibernético. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pela Primeira Vez Ouvi O Nome Mei no Filme de Bruce Lee O Jogo da Morte 2

      Excluir
  4. Foi a minha filha que foi registada em 2014 com o nome Lia Mei. Que lindo encontrar este artigo

    ResponderExcluir
  5. Uau! Gosto de reler esse artigo. O nome da minha filha é Mei. Foi inspirado na astronauta norte americana Mae Jaminson. A primeira mulher afrodescendente a fazer parte de uma tribulação da NASA.

    ResponderExcluir
  6. Abrasileirei alguns nomes como maeve e Mavy e coloquei Meyvis kkkkk

    ResponderExcluir