terça-feira, 22 de setembro de 2015

Paco


Paco é o diminutivo que a comunidade hispânica usa para o nome Francisco. Francisco tem como significado "nascido na França" ou "proveniente da França". Nestes tempos que nomes curtos como Gael e Ian vêm ganhando cada vez mais notoriedade e nomes que originalmente são diminutivos de outros nomes como Théo, Caíque e Enzo vêm numa grande ascensão, Paco é um nome perfeito para fugir destes nomes curtos que só tendem a aumentar de registros a cada ano que passa.

Este é um nome com toda a alegria e modernidade que os outros possuem, muito por conta de estar na categoria de nomes curtos e de diminutivos que viraram nomes. O nome em que se deu a origem, Francisco, está cada vez mais em evidência tanto no Brasil quanto em Portugal, muito por conta do Papa Francisco, entretanto Paco não tem toda aquela seriedade que o nome Francisco traz. Sendo assim, pra quem gosta de nomes mais despojados, esta é uma excelente opção.

Vejo Paco como um nome que possivelmente nunca será comum, mesmo sendo familiar e esta minha ideia se baseia na novela "Da Cor do Pecado", onde Paco ganhou evidência. Ora, se Paco na época que foi mais ouvido em uma novela e ainda por cima quem deu vida ao nome foi o galã maravilhoso Reinaldo Gianecchini não foi comum, então por que seria agora? Desta forma, para aqueles que gostam de nomes menos comuns, acho que não precisam ficar preocupados(as), Paco é daqueles nomes que mesmo o público estando familiarizado não será popular.

Vocês apreciam o nome Paco?

5 comentários:

  1. Tem uma sonoridade legal, mas prefiro ver como apelido!

    ResponderExcluir
  2. Acho Paco muito simpático e carismático, mas acho q cai melhor como apelido/alcunha do q como nome próprio.

    ResponderExcluir
  3. Acho um charme. Estou pensando em introduzi-lo em minha lista.

    ResponderExcluir
  4. Não fiquei fã do significado, mas adorei a sonoridade de PACO!

    ResponderExcluir