quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Raíssa - Atendendo a Pedidos


Sempre gostei muito de nomes femininos com final -issa como Clarissa, Melissa e Larissa, por exemplo, acho que essa terminação confere um som melódico e uma certa doçura aos nomes. Raíssa também faz parte dessa minha preferência, só que diferentemente dos nomes citados, para mim ele soa menos doce e mais impetuoso, forte. É um nome internacional muito popular no Brasil e tem uma história interessante em relação às suas origens e diferentes significados, vamos conhecê-la?


Raíssa tem, quatro (!) possíveis origens e significados, que nos chegam através de Raisa.  Na origem russa, Raíssa é proveniente do grego rhaion e significa "a mais tranquila", "a mais relaxada"; também no original Raisa, em iídiche (uma língua adotada por judeus na Europa Central e Oriental) significa "rosa". Podemos considerar que na Rússia, Raíssa também tem o significado de "rosa" já que o iídiche é um idioma falado em comunidades judaicas de diversos países, entre eles a Rússia. Já em árabe, Raíssa é considerado o feminino do nome Rais que significa "líder, chefe". Nesse caso Raíssa também ganha o significado de "princesa". 


Uma origem pouco divulgada e que me surpreendeu, é a de que Raíssa teria como equivalente em português o nome Iraída, proveniente de Erhais e que significa "descendente de Hera". Essa hipótese ganha força através de Santa Raíssa, que em muitas fontes aparece também com o nome de Santa Iraída (nome esse que possui como variantes Irailda, Iraíde, Iraídes e Iraís). Raíssa era filha de um presbítero e padeceu pela fé cristã durante o período de 305 a 312 d.c. Ela vivia na cidade de Alexandria, e era freira num convento local. Certa vez viu um navio repleto de prisioneiros (homens, mulheres, clérigos e monges) que foram presos por serem cristãos. Raíssa protestou contra os maus tratos que essas pessoas estavam sofrendo e acabou sendo algemada e presa também. Os prisioneiros foram torturados e Raíssa padeceu com eles.


Todas as hipóteses para a origem de Raíssa são válidas, mas, sem dúvida, no Brasil o nome ficou conhecido e ganhou popularidade através da versão russa, por causa de Raíssa Gorbachev, a primeira dama da extinta União Soviética, entre 1985 a 1991. Raíssa foi casada com Mikhail Gorbachev, conhecido como o "pai da Perestroika", o processo de liberalização iniciado na União Soviética que deu fim à Guerra Fria e levou à queda do muro de Berlim. Raíssa foi a primeira esposa presidenciável a assumir papel público na União Soviética. Culta e elegante, ex-professora de filosofia marxista-leninista, brilhava para platéias internacionais. Teve papel importante na difusão da cultura da Rússia para o ocidente. É até hoje lembrada como uma das mulheres mais influentes do seu país. Foi defensora das causas sociais, como o tratamento de crianças com leucemia. Em 1999, por ironia do destino, Raíssa foi diagnosticada com essa doença. Faleceu dois meses depois; seu sepultamento aconteceu com honras de Estado.


Raíssa é considerado um nome jovial no Brasil, seu uso se iniciou a partir do final dos anos 80 e começo dos anos 90 (justamente o período em que Raíssa Gorbachev esteve presente na mídia). Desde então, tem sido usado continuamente, e apesar de não constar no ranking do Baby Center Brasil atualmente, ainda aparece entre os 100 nomes mais registrados no estado de São Paulo, de acordo com dados da ARPEN-SP, na grafia Rayssa (que parece ser a mais apreciada hoje em dia).


Em Portugal (onde apenas a grafia Raissa está presente na lista de nomes admitdos), o nome me dá a impressão de ser reconhecido mas não tão popular como no Brasil; em 2014 ocupou a posição 93 com 43 registros, entre os quais podemos encontrar alguns compostos: Raissa Vitória, Raissa Sofia, Raissa Isabel, Raissa Patrícia, Raissa Valentina e Raissa Paloma. ***Atualização: a partir de novembro de 2017 as grafias Raíssa e Rayssa foram autorizadas em Portugal ***


Em outros idiomas:

Raisa (russo, italiano, inglês, holandês); Raísa (espanhol), Raïsa (francês), Raiska (húngaro).


No Brasil, a partir de Raíssa, também se popularizou a variante Raíza (proveniente do iídiche Raitza, versão menos usual de Raisa). Nesse caso, como provém do iídiche, o significado de Raíza é apenas um: rosa.

Uma curiosidade: em 2005, a atriz Mariana Ximenes interpretou a personagem Raíssa na novela América, exibida pela rede Globo. Raíssa era uma jovem rebelde da alta sociedade carioca que desprezava a fortuna dos pais. Nessa produção, a atriz que é naturalmente loira, apareceu com um visual diferente que chamou atenção: cabelos curtos e pretos.


O nome e suas variantes entre pessoas públicas:
  • Raisa Blokh - poetisa russa;
  • Raisa Bogatyrova - política ucraniana;
  • Raisa Surnachevskaya - piloto soviética de caça na Segunda Guerra Mundial, única piloto grávida na história dos combates;
  • Raissa Maritain - filósofa e poetisa russa;
  • Raissa Khan-Panni - cantora inglesa;
  • Rayssa Chaddad - nome artístico de Raíssa Barreiro Chaddad, atriz brasileira;
  • Raitza Burchstein - nome verdadeiro da soprano polonesa Rosa Raisa.

Raíssa é um nome que me passa a sensação de feminilidade misturada com bravura, força, valentia, garra. Gosto muito dessa impressão e gosto também de sua grafia e pronúncia que considero marcante e bonita. E em vista de tantos significados, podemos resumi-lo em um só: uma calma princesa, descendente de Hera, tão bonita como uma rosa! Que tal?

E vocês, o que pensam sobre Raíssa?

Fontes Consultadas:

Arpen/SP, Baby Center, Babynamespedia, Behind the Name, livro Dicionário de Nomes(autor:Nelson Oliver), IRN Portugal, Isto É Gente( Tributo Raíssa Gorbachev), Nameberry, Vidas Escolhidas dos Santos, Think Baby Names, Wikipédia.

18 comentários:

  1. Gosto imenso de Raíssa, e não sabia que era admitido em Portugal (!) Simpatizei com Raissa Isabel e Raissa Valentina e gosto que os portugueses se abram a estas novas possibilidades! Para mim, infelizmente falta-me o acento no "i", que supostamente a versão portuguesa não considera. Acho que aquele acento facilita muito mais a forma de pronunciar para quem não conhece o nome.

    ResponderExcluir
  2. Não gosto, acho um pouco pesado. Mas simpatizo com Larissa e Melissa

    ResponderExcluir
  3. O nome é mesmo um charme, e gostei muito de saber dos múltiplos significados, Patricia. O post ficou ótimo! A associação a Raíssa Gorbachev, uma figura que sempre via na mídia quando era criança, é boa, traz uma imagem positiva.
    Só não entendi porque a atriz Raíssa Barreiro Chaddad resolveu estropiar no nome artístico! Ah, vi agora que ela tem 13 anos. Espero que mude de ideia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ellen, gostei muito de fazer esse post e saber mais sobre o nome Raíssa. Tb acho um nome charmoso!

      Excluir
  4. É um nome relativamente popular por aqui, mas não faz meu estilo. O único nome com a terminação "issa" que eu usaria é Clarissa.

    ResponderExcluir
  5. Em Portugal existe Raissa e Raíssa, minha filha chama-se Raissa mas sempre lhe chamam Raíssa e eu ODEIO Raíssa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu nome é Raíssa, mas sempre escrevem sem acento. Adoro esse nome, ainda mais o seu significado. Aqui no Brasil lê-se da mesma forma.. o i mais forte. Se você odeia esse nome, não deveria ter colocado, não é mesmo?
      Eu por exemplo não gosto que me chamem por (ler-se) Ráissa ou escrevam Rayssa.
      Nomes como Larissa, Talita, muito comuns, eu não gosto.

      Excluir
    2. Macário, não percebeu que o nome que eu escolhi foi Raissa (que eu gosto) e não Raíssa (que eu Odeio). Têm uma sonoridade bem diferente...

      Excluir
  6. Na verdade é Raisa Gorbachev. Raisa com dois ''s'' só é popularizado no Brasil mesmo. No resto dos países do mundo, é com i ''s'' só. Se quiserem, procurem o álbum ''Songs for Raisa'' que o próprio Gorbachev cantou em homenagem à mulher que já havia falecido. Mesmo assim, ótimo post.

    ResponderExcluir
  7. Depois de um texto marivlhoso como esse quem não gosta desse nome, termina por amá-lo. Parabéns!!
    Trata-se de um nome interessante por ter tantos significados.
    Concordo que se trata de um nome feminino e forte!

    Gostaria de ler sobre o nome LICURGO, é um nome antigo e com pouquíssimas informações disponíveis na internet.
    abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Maria Angélica :) Faremos o post sobre Licurgo assim que possível.

      Excluir
  8. Esse nome muito me encanta, está na minha lista de favoritos e para mim é sim uma ótima opção. Conheço uma pequena chamada Raíssa e o nome tem absolutamente tudo haver com ela.

    ResponderExcluir
  9. Gosto muito de Clarissa, Melissa e Larissa. Eu já gostei muito de Raissa mas teve uma época que virou modinha então enjoei.

    ResponderExcluir
  10. Minha filha Raíssa nasceu em 89. Coloquei esse nome não por causa da primeira dama, mas por ter achado em um calendário com os nomes de santos, me apaixonei. O escrivão queria colocar com y, mas eu não quis. Ela, como a Raíssa mais acima, também odeia qdo escrevem o nome dela com Y ou esquecem o acento. O significado do nome diz muito sobre ela.

    ResponderExcluir
  11. Na minha lista de favoritos, Hellem Raíssa☺

    ResponderExcluir
  12. Gostei muito dessa matéria,desde criança qd li um livro chamado Raissa,me apaixonei, n me lembro da história, mas cresci e qd minha fiquei grávida já sabia q seria menina...e assim em 2004 nasceu a minha Rhaissa,amo e n imagino ela c outro nome.

    ResponderExcluir