quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Stella


"Stella! Stella! Hey Stellaaa!" - esta icónica frase proferida por Marlon Brando no filme Um Eléctrico Chamado Desejo pôs o nome Stella nas bocas do mundo até agora.

Este nome é um dos nomes preferidos pelas celebridades de Hollywood tendo sido usado pela Ellen Pompeo, António Banderas, Tori Spelling, Molly Shannon, Gena Lee Nolan, Dave Matthews e muitos outros. Em Portugal foi usado pelo ex-jogador de futebol Luís Figo para a filhota mais nova.

Uma Stella bem conhecida é a filha do músico Paul McCartney, a designer Stella McCartney.

Stella é portanto um nome muito usado nos Estados Unidos e está a subir de popularidade de ano para ano. É um nome que está na moda e isso reflete-se no número de registos e na posição que ocupa no ranking neste momento está na 66ª posição.
Stella é tambem usado em muitos outros países, na Austrália ocupa a 45ª posição, Nova Zelândia 51ª e Suécia 14ª, isto só para citar alguns.

Stella é um nome curto e fresco e tem um quê de doce e muito feminino.
Eu gosto particularmente do som "St" do início, que dá um toque forte ao nome, e a doce terminação -ella suaviza-o.

O significado de Stella não é muito difícil de adivinhar: estrela.
Com origem no latim, há evidências que Stella foi usado em 1374 mas não foi até ao século 16 que se tornou conhecido quando Sir. Phillip Sidney usou o nome num dos seu sonetos Astrophel to Stella.
Stella foi bastante usado, principalmente nos Estados Unidos, até ao fim do século 19 e depois decaiu um pouco até voltar a subir graças ao Um Eléctrico Chamado Desejo do Tenesse Williams.

Algumas variações do nome Stella à volta do mundo:
Estella, Estela, Estelle, Estrela, Estretla, Steile, Stelle, Stela e Stelline.

A grafia aceite em Portugal no momento é Stela e em 2014 teve somente 5 registos. Em Portugal ainda é considerado um nome raro mas não é todo desconhecido graças à fama no estrangeiro. As variantes Estela e Estrela, que são também aceites em Portugal, também só obtiveram 8 e 7 registos cada.

No Brasil, Stella já é relativamente usado e ocupa neste momento a 63 posição no Baby Center Brasil, sendo a grafia Stella a preferida mas também há registos com as grafias Stela, Estela e Estella.

Eu considero Stella um nome que fica bem tanto numa criança irrequieta como numa senhora cheia de classe. E é facilmente reconhecido em qualquer lado do mundo.
Amo o brilho de Stella!

Vocês preferem a grafia Stella ou Stela? Usariam este nome?

Fontes Consultadas:
Behind The Name, Nameberry, Wikipedia e BabyCentre Brasil.

32 comentários:

  1. Adoro Stella escrito assim! Com um l não curto, e com E, Estela, acho bonito tb. É um nome forte, por conta do t, mas ao mesmo tempo sonoro, literal, feminino. Gostei muito do trecho: "Eu gosto particularmente do som "St" do início, que dá um toque forte ao nome, e a doce terminação -ella suaviza-o."

    No Brasil é visto como um nome de classe. Ah, e como muitos, considero Stella e Estela diferentes quanto à sonoridade, impacto, perfil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei seu gosto pois é meu nome é stella com dois l

      Excluir
  2. Gosto muito de Stella( prefiro nessa grafia) acho um nome elegante e ao mesmo tempo despojado. É uma sofisticação sem frescura. Tem sempre um ar de modernidade; já Estela acho q tem um ar mais antigo. Stella tem tb a vantagem de ser internacional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também faço essa diferença entre Stella e Estela, tão parecidos mas tão diferentes!

      Excluir
  3. Ah, Stella é tb o nome da filha da atriz brasileira Letícia Spiller.

    ResponderExcluir
  4. Gosto muito de Stella. Acho elegante e ao mesmo tempo despojado, como a Patricia falou. Sofisticação sem frescura mesmo. Acho que tem muita classe. Pena que no meu estado tem um pequeno problema com o nome.

    ResponderExcluir
  5. detesto :/ como já tinha referido faz-me lembrar a cadelinha do Modern Family.. nome de cão , portanto :|

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não engulo esse argumento de "nome de cachorro". Cães têm o nome que nós damos a eles. Se colocamos nomes próprios, obviamente terão nomes de pessoa, e não o contrário. Porque não são as pessoas que têm nomes de cachorro, são as pessoas que dão nomes de humanos aos cachorros. E não é por causa disso que os nomes vão deixar de ser nomes de humanos. Quem pensa de outra forma está precisando abrir a mente!!!!

      Excluir
  6. Acho lindo Estela! Não gosto de nomes com ares estrangeiros. Stella só faria sentido se os pais fossem gringos. Estela é clássico, elegante! Adoro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então no meu caso faz o maior sentido. Meu namorado é italiano e AMA astronomia. Já pensamos em como seriam os nomes dos filhos. :)

      Excluir
    2. Obviamente seria para depois que nos casarmos rs.

      Excluir
  7. Gosto de Estela, me lembra o céu... um presente de Deus, bem cotado para o nome da minha filha

    ResponderExcluir
  8. Me chamo Stela e adoro o meu nome! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu nome é stella com 2 l eu não gosto de meu nome 7-7

      Excluir
  9. Eu conheço apenas uma Stela pessoalmente e já é uma senhorinha (um amor de pessoa), por isso sempre associei como um nome datado, foi revivido pela personagem anã na novela o outro lado do paraíso. Existia uma Stella no desenho Winx, sobre fadas (era a personagem mais patricinha). Antes torcia bem o nariz...hoje já tenho revisto o meu conceito e tenho achado fofo. Nomes relacionados as estrelas tem o meu carinho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kskskskks a personagem das winx era stellar,É parecido sim mas soa bem diferente

      Excluir
    2. A minha filha vai se chama assim Estelar😍

      Excluir
  10. Acho Stella um lindo nome,nessa escrita mesmo,doce e ao mesmo tempo forte,não é tão estrangeiro,acho estela muito abrasileirado

    ResponderExcluir
  11. Esthela combina com qual nome?? Alguém pra mim ajudar estou em dúvida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou te ajudar: Não combina com nenhum que não seja Maria. Mas não aconselho, pois Estela/Stella se basta, então o melhor é usá-lo sozinho mesmo. Se você curte nomes diferentes, Stella Maris (estrela do mar). Mas antes de tudo, não coloque na grafia Esthela, é estropiado (adulterado). Use Stella ou Estela. Se acha Estela simples demais (ou nome antigo/de senhora), use a grafia original que é Stella. Não invente! Menos é sempre mais, sempre!

      Excluir
  12. Com licença vi os comentários e tive que vir comentar também!!! Stela. Stela é meu nome, com um L, e apesar dos comentários é bonito igual,tanto com um L ou com um E na frente, isto porque Stella com dois LL já é algo bem esperado, quanta gente já colocou Stella com dois L?! As variantes deste nome servem para isso, para apresentar novas versões.Stela, Estela, Estella, Stelay (inventei essa nova versão) todo o tipo de versão é bem aceito, porque nós stelas do mundo inteiro somos poderosaaaaaassss não precisamos ter dois L para ser consideradas especiais. Somos especiais com nossa própria pronuncia!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Discordo. As variantes (inventadas, principalmente), na maioria das vezes servem para gerar dúvidas e confusões sobre a escrita e pronúncia. Se a variante já é bem conhecida, ok. Senão, só serve para atrapalhar, pois a portadora do nome sempre terá que soletrar ou explicar a grafia cada vez que alguém precisar escrever o nome. Neste caso, prefiro nomes com grafias previsíveis, que a pessoa ouve e de cara já sabe como se escreve. Essa de precisar pensar ou perguntar não me agrada. Digo isso porque tenho esse tipo de problema (nome que dá margem a MUITAS variantes), isso me gera problemas sempre e não quero o mesmo para os meus futuros filhos.

      Excluir
  13. Eu sou uma Stella. Amo meu nome! Minha mãe escolheu escrever assim para dar fechamento com meu último sobrenome Spalla.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal. Spalla. Sobrenome italiano. Significa ombro. :)

      Excluir
  14. Minha filha vai se chamar Stella❤️

    ResponderExcluir
  15. Meu nome é Stella, não gostava até ler os comentários ��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um nome assim com certeza seus pais escolheram com bastante carinho!

      Excluir
  16. Me chamo Dalva Stella,amo meu nome.Minha mãe o escolheu quando ainda era solteira,sou primogênita,única irmã de mais três irmãos.Sempre recebo elogios pelo nome.

    ResponderExcluir
  17. Vi um comentário dizendo que Estela é abrasileirado, mas em Portugal escrevem assim, na verdade só aceitam essa forma de escrita. Na minha opinião quanto mais simples melhor, tenho pavor de nomes com letras avulsas que os pais colocam só pra “enfeitar” imagina para a criança aprender a escrever, que som aquela letra faz? O que aquele L a mais está fazendo ali?
    Pra mim quanto mais gringo a escrita mais empobrecida fica, mesmo que o nome seja de outro país, estamos no Brasil.

    ResponderExcluir
  18. Stela é o nome da minha filha nascida em 2019. 💗

    ResponderExcluir