terça-feira, 22 de setembro de 2015

Van & Kelly (Queli) - Atendendo a Pedidos


Não me canso de repetir que o mundo dos nomes é fantástico e surpreendente, e que todo nome tem sua história! Através do pedido de uma leitora, me deparei não com um, mas com dois nomes que eu desconhecia as origens e como adoro a onomástica e agregar conhecimentos, pesquisar é um prazer para mim, esse foi um dos post's que mais gostei de fazer!


O nome pedido foi Vanqueli, a leitora nos informou que não conseguia achar o significado em lugar nenhum. Pesquisando, realmente descobri que Vanqueli não possui um significado porque ele não é um nome apenas, mas sim a junção de dois nomes internacionais: Van, um nome masculino e Queli, sendo este último a forma aportuguesada do nome Kelly, originalmente um sobrenome que passou a ser usado como nome próprio unissex, mas a sua predominância de uso é no gênero feminino. Então, falaremos sobre dois nomes nesse único post.


Pude chegar à esta constatação após descobrir a existência do jogador norte-americano de baseball Van Kelly. Nascido em 18 de março de 1946, na Carolina do Norte, Van Kelly jogou pelo São Diego Padres na Liga Nacional de baseball dos Estados Unidos. Seu nome completo é Van Howard Kelly.


Van é um nome masculino inglês, sendo considerado a forma reduzida dos nomes Evan, Ivan ou Vance. Evan e Ivan são as versões galesa e russa, respectivamente, de João; sendo assim, o significado desses nomes é "Deus é misericordioso" ou "Deus presenteou, Deus agraciou". Vance é, em sua origem, um sobrenome inglês que passou a ser usado como nome próprio. O significado de Vance é "pantanoso", já que era um sobrenome atribuído à pessoas que moravam perto de pântanos, charcos. Entre as pessoas públicas com o nome Van, encontramos os atletas norte-americanos Van Tiffin, Van Green e o já comentado anteriormente Van Kelly.


Van também é a partícula holandesa que faz parte de alguns sobrenomes. É o equivalente às partículas "de" ou "da" em português. Seu significado é "descendente de" ou "vindo de". Entre portadores famosos desse estilo de sobrenomes podemos citar os artistas holandeses Vincent Van Gogh (pintor) e Eddie Van Halen (guitarrista e fundador da banda de rock Van Halen).


Mesmo estando numa grafia diferente, acentuada, vale à pena mencionar a existência de Vân, um nome de origem vietnamita cujo significado é "nuvem".


Agora chegamos à segunda parte do nosso post com Kelly, que é o nome internacional ao qual corresponde Queli, sua versão aportuguesada. O nome Kelly tem diferentes possibilidades de origem: pode ser proveniente do sobrenome irlandês O'Ceallaigh, que é derivado do nome próprio Ceallach. Seu significado é "descendente da guerra, guerreiro, guerreira". Em outra hipótese, Kelly surgiu através de antigos locais na Escócia e na Inglaterra, sendo os nomes desses locais derivados do galês celli e nesse caso o significado de Kelly seria "bosque"


Kelly é originalmente um sobrenome usado no idioma inglês (expl: Gene Kelly, ator e dançarino norte-americano), mas a partir do final do século XIX, ganhou status de nome próprio e começou a ser usado como nome masculino internacionalmente. Seu uso no feminino se deu a partir da década de 40 e superou o uso no masculino desde então. Sua associação ao gênero feminino certamente aconteceu por causa de uma famosa atriz que tinha Kelly como sobrenome: Grace Kelly(Grace Patricia Kelly) personalidade mundialmente famosa, que de atriz virou princesa ao se casar com o príncipe Rainier III de Mônaco, em 1956.


Kelly é, então, um nome unissex usado predominantemente no feminino. Seu período de pico nos Estados Unidos se deu entre os anos 60 e 70; no Brasil foi nos anos 80 (e acompanhando essa popularidade surgiram as formas aportuguesadas não oficiais Queli e Quéli, usadas em menor escala). Como exemplos de portadoras do nome temos a cantora norte-americana Kelly Clarkson e a atriz e designer inglesa Kelly Osbourne. As variantes de Kelly são Kelli, Kellie, Keli e Kelley.


Levando em conta essa pesquisa e os significados de Van e Kelly, como resposta para nossa leitora, seria muito plausível atribuir o significado de Vanqueli como " guerreira presenteada por Deus". Acho que é um belo significado!!


Este post me fez levantar alguns pontos:
  • Nomes interligados, sem separação;
  • Nomes internacionais que ganham versões em português;
  • Sobrenomes e diminutivos que ganham status de nomes próprios.

O que acham dessas questões? Consideram alternativas válidas?  Deixem suas opiniões!

Fontes Consultadas:

Behind The Name, livro Dicionário de Nomes(autor:Nelson Oliver), Nameberry, Wikipédia.

8 comentários:

  1. Ah. Adorei o post! Ótimo trabalho!

    Sobre as suas questões, não costumo gostar de nomes interligados, nem de mesclas, apesar de achar que alguns até funcionam bem. Vanqueli, para mim, está nos que não funcionam.

    Nomes internacionais ganham versão em português desde os primórdios da língua. :D Podem causar estranhamento as versões novas, mas não é um fenômeno atual e não há nada de errado nisso. Línguas vivas funcionam assim. E eu aprovo.

    Sabe bem que eu adoro diminutivos usados como nomes próprios, acho válido. Também faz parte da dinâmica das línguas vivas e dos países onde não se tem restrições para nomear. E depois de tempos o nome é incorporado à cultura e não é mais visto como diminutivo, como Rita. Não concordo com o tradicionalismo, mas respeito quem tenha apego a.

    Sobrenomes tornados nomes me são um pouco estranhos quando portugueses e quando ainda não são corriqueiros, mas no fundo, não tenho nada contra. Van é muito fofo e fica muito bem como nome. Voltamos ao ponto das línguas dinâmicas que se recriam, adaptam e assimilam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roberta obrigada, fico feliz q tenha gostado do post! Qt às questões que coloquei:

      Tb não costumo gostar de junções e de aglutinações, mas algumas acho fofas, como Analu, por expl( vinda de Ana Luísa, Ana Lúcia);

      Sim, nomes internacionais ganham versões em português, é válido, mas o ponto q quero chegar são as versões aportuguesadas não oficiais. Queli é nosso expl e acho q é uma versão q faz sentido, pq já houve um tempo em q as letras k, y e w não faziam parte do nosso alfabeto e muitos cartórios deviam dificultar o registro de nomes como Kelly, Karen e as sugestões de Queli, Quéli, Caren, por expl, deviam acontecer. Oq não acho aceitável é nomes como Uiliã existirem na atualidade;

      Diminutivos q viram nomes próprios é uma realidade, Malu está indo por esse caminho, e alguns funcionam muito bem como nomes independentes;

      Sobrenomes tornados nomes tb não tenho nada contra, adoro vários, mas realmente quando são sobrenomes corriqueiros em português fixa difícil enxergar como nome próprio.


      Excluir
  2. Parabéns pela excelente pesquisa Patrícia, eu pensei que este seria daqueles nomes que não se iria encontrar muito sobre o que falar, estava enganada. :)

    ResponderExcluir
  3. Embora eu continue não gostando de nomes que são junções e muito menos de sobrenomes misturados que formam nomes proprios, o seu trabalho em escrever esse texto foi sensacional! Adorei mesmo!

    ResponderExcluir
  4. Obrigadaaaaaaaa, que alegria entrar e encontrar o significado trabalhado, pesquisado e com um signicado maravilhoso! E ainda ler que foi um dos trabalhos que mais gostou de fazer!!! Agora de fato me sinto alguém no mundo, e eu sou uma GUERREIRA PRESENTEADA POR DEUS! Qual significado melhor poderia descobrir para meu nome? Acho que nenhum! Serei eternamente grata por ter me presenteado com esse post! Foi um dos melhores presentes da minha vida! ;) Que Deus te presenteie grandemente por ter feito essa diferença na minha existência! 😘

    ResponderExcluir
  5. Vanqueli obrigada pelas suas lindas palavras, estou muito feliz q tenha gostado! Adorei pesquisar sobre seu nome, foi um grande aprendizado pra mim. O significado é mesmo lindo! Abraços!

    ResponderExcluir