domingo, 6 de setembro de 2015

Yuri - Atendendo a Pedidos


Yuri é um nome relativamente recente nas opções dos portugueses e brasileiros, não tem tradição ancestral nos nossos países nem é muito divulgado pelos media internacionais e, talvez por isso, não é propriamente reconhecido como uma escolha tradicional entre nós.

Os primeiros registos deste nome em Portugal datam de 1976, ano em que foram registados dois bebés com este nome, sendo que no mesmo ano, e de acordo com os dados do SPIE, foram registados outros dois bebés com a grafia Iúri. O seu uso recorrente desde então, ganhou alguns adeptos no nosso meio, tornando Yuri um nome conhecido entre nós, tendo havido 24 registos em 2013 e 34 em 2014. Neste último ano foram ainda registados alguns compostos em Portugal como Yuri-Martín, Yuri Miguel, Yuri Rafael, Yuri Manuel, Yuri Martim, Yuri Alexandre ou Yuri Filipe, a título de exemplo. Com a grafia Iúri, também permitida em Portugal, foram registados 13 meninos em 2013 e 7 em 2014, mais os compostos Iúri Alexandre, Iúri Filipe ou Iúri Leonardo.

Do outro lado do Atlântico, nas queridas terras brasileiras, Yuri  começou a receber registos a partir da década de 1930, mas somente dos anos 70 em diante passaram de 1000. Sua frequência total no país é de 74.671 pessoas. Encontra-se no top 100 dos nomes mais utilizados para meninos no Brasil, ocupando atualmente a 56ª posição, ainda que tenha descido 19 posições comparativamente ao ano de 2013 (onde se encontra em 37º)! Resultados impressionantes se tivermos em conta a dimensão do Brasil e a quantidade de registos necessários para elevar um nome a qualquer uma destas posições!

Para aqueles que se questionam acerca da origem e significado deste nome, desvendo que Yuri é a forma russa e ucraniana de Jorge, que chegou a esses países através da versão medieval eslava Georgei, que por sua vez vinha do grego Georgios (que significa o cultivador da terra, o trabalhador da terra). No Japão, Yuri surpreendentemente é um nome feminino que significa lírio, como a flor! No entanto, em Portugal Yuri/Iúri são apenas aceites como nomes masculinos!

Como referências temos o famoso cosmonauta russo, Yuri Gagarin, que exatamente em 1961 entrou para a História ao tornar-se o primeiro homem no espaço; e o protagonista do romance de Boris Pasternak, Doutor Jivago/Zhivago!

Joana Recharte.


Reconhecem-lhe qualidades?

20 comentários:

  1. Gosto de Yuri, acho muito melhor do que Jorge e George.

    ResponderExcluir
  2. Yuri é um nome muito popular no Brasil, caiu no gosto dos brasileiros! Creio q em Portugal a popularidade dele não seja tão grande. Acho um nome muito simpático e alegre, gosto!

    ResponderExcluir
  3. Doutor Jivago! Gosto tanto! Acho que por isso mesmo simpatizo com Yuri :)

    ResponderExcluir
  4. Acho tao melhor que Jorge ou George. Gosto bastante!

    ResponderExcluir
  5. É o nome que escolhi pra mudar minha vida, meu filho!! E confesso que combina muito com ele, lhe trazendo uma personalidade única!!! Gosto muito, é um nome curto e marcante...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Katia, vc por aqui, q bom! O seu Yuri é fofíssimo, o nome combina muito com ele!

      Excluir
    2. Katia, muito gosto em tê-la por cá e felicidades para o menino! Gostei muito da sua escolha :)

      Excluir
  6. É o nome que escolhi pra mudar minha vida, meu filho!! E confesso que combina muito com ele, lhe trazendo uma personalidade única!!! Gosto muito, é um nome curto e marcante...

    ResponderExcluir
  7. não é o meu estilo de nome... para mim, deveria ser unissexo, Yuri para menina é fofo :)

    ResponderExcluir
  8. Meu nome é Iully,minha mãe viu uma novela que se chamava Deus nos Acuda e tinha uma personagem que se chamava Lully ela trocou a inicial por i. Mas não sei o significado e nem de onde vem. Todas pessoas que ouviram meu nome falaram algo como: Que lindo! Muito diferente, curto e lindo! Qual significado? Amei, como esvreve? E muitas ficavam impressionadas e saiam pronunciando Iully,Iully... hahaha. Gosto muito. Se puder me ajudar com o significado e origem. Desde ja obrigada ☺

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Iully,

      Pesquisamos sobre seu nome e infelizmente ele não tem uma origem etimológica concreta. Foi uma criação de sua mãe a partir da personagem da novela Deus nos Acuda, que na verdade se chamava Ulli e não Lully. Como essa foi a inspiração, acreditamos que a origem e o significado de Ulli são os que mais se aproximam de Iully. Sendo assim, deixamos aqui a explicação que Ulli é um nome unissex de origem germânica surgido como um diminutivo para os nomes Ulrich(masculino) e Ulrike(feminino). Correspondem em português, italiano e espanhol à Ulrico e Ulrica, respectivamente. O significado de Ulli é próspero/a e poderoso/a. Existe tb Iuliu e Yuliy, mas esses são masculinos e se referem à formas estrangeiras de Júlio. Yule tb é um nome válido, mas tem origem e significado diferentes de Ulli, então se afasta muito da verdadeira inspiração para seu nome, Ulli.
      Esperamos ter ajudado!

      Equipe O Blog dos Nomes

      Excluir
    2. A título de curiosidade, deixamos um link com os nomes de todos os personagens da novela Deus nos Acuda


      Excluir
    3. http://memoriaglobo.globo.com/mobile/programas/entretenimento/novelas/deus-nos-acuda/galeria-de-personagens.htm

      Excluir
  9. Olá Patricia! Gostei muito do significado de Ulli. Verdade sempre achei Yule não apropriado pra definir o significado de Iully. Vou dar uma olhada no link. Obrigada mesmo!

    ResponderExcluir
  10. Será que sou a única mulher com nome de yuri . Eu vou trocar pro yuli. Meu nome é muito masculino apesar dele no.japao ter significado feminino aqui no Brasil e um nome masculino . Mas já que não sou do Japão não vejo a hora de trocar de nome .
    Obs . So to usando a conta do canal da minha filha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu tbm é Yuri, também não gosto pq sempre sou confundida e as pessoas sempre dizem"Yuri não é nome masculino?" Como se eu não soubesse, sou descendente de japonês, mas tbm não vivo no Japão... Eu tenho muito interesse em mudar

      Excluir
  11. Gosto do meu nome e mais ainda de ser comparada a um lírio, meus pais me deram este nome depois de ouvir uma cantora japonesa que se chamava Iuri 😍

    ResponderExcluir
  12. Meu filho se chama Yuri Pablo
    Amo esse nome.

    ResponderExcluir
  13. No país de língua Espanhola Yuri é feminino.

    ResponderExcluir