segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Zorana


Há alguns anos atrás, quando o acesso à Internet era pequeno e as informações sobre nomes eram pouco difundidas, comprei um livrinho em uma banca de jornal (sempre me interessei pela onomástica), desses que falam sobre o significado dos nomes, e para minha surpresa, lá no finzinho, se escondia uma preciosidade que me chamou logo a atenção: Zorana. Quando vi pela primeira vez esse nome ele parecia brilhar...achei a grafia linda e o significado hipnotizante, "dourada como o nascer do dia"... Desde então levo essa minha admiração por Zorana guardada em minha mente e agora tenho a oportunidade de compartilhar mais informações sobre esse enigmático nome com vocês.

Zorana é um nome de origem eslava, seu significado é "alvorada", "raiar do  dia", "aurora". Variação de Zora. É um nome comumente encontrado na Sérvia. Forma feminina de Zoran, nome masculino usual em países como Sérvia, Macedônia, Eslovênia e Croácia, por exemplo.

Uma figura importante portadora desse nome é a vice-primeira ministra da Sérvia, Zorana Mihajlovic .

Zorana na mídia:
  • Zorana Arunovic - esportista olímpica sérvia;
  • Zorana Todorovic - jogadora de basquete sérvia;
  • Zorana Pavic - cantora sérvia;
  • Zorana Kusmanovic - modelo sérvia.

Zorana é um nome totalmente desconhecido no Brasil (creio que em Portugal também, pois infelizmente não é aceito), mas ao mesmo tempo é um nome de fácil assimilação no nosso idioma, já que o final -ana é comum em inúmeros nomes femininos da língua portuguesa. Ao mesmo tempo é bem exótico, a inicial Z, pouco vista usualmente, dá todo esse charme diferenciado. Considero Zorana uma excelente opção para aqueles que gostam de nomes diferentes, meio misteriosos, mas que não causem estranheza e nem sejam de difícil pronúncia e grafia. Além disso tudo, Zorana tem um lindo significado, o que pra mim só faz com ele seja um nome mais e mais reluzente! 

E vocês, o que acham de Zorana? Considerariam para uma filha (no caso dos portugueses, se fosse aceito em Portugal, usariam?)

Aguardo opiniões!!

Fontes Consultadas:

Behind the Name, Nameberry, Wikipédia.

7 comentários:

  1. Eu gosto de Zorana, mas nao sei se consideraria para uma filha.

    ResponderExcluir
  2. não gostei, tenho problemas com -ana :(

    ResponderExcluir
  3. Não sei se consideraria para uma filha, mas achei bonito. Não conhecia.

    ResponderExcluir
  4. Adoro o significado <3. Zorana tem um ar místico, mágico, que em muito me agrada... Ponderaria usá-lo, só não sei se como primeiro nome.

    ResponderExcluir
  5. Eu pensei que fosse uma derivação de Zora! Eu prefiro Zora que é mais curto e pq não o composto Zora Mariana (acho que fica mais bonitos que Zorana rs)! Zorana não é ruim - é que eu prefiro nomes sem "ana", porque são muuitos assim rs. Zoroana faz com que eu lembre de Zoroastro, zoroatrísmo...tem uma aura bem mística e hippie! É interessante, mas é um nome bem diferentão! Eu pensaria numa pessoa bem alternativa, incensos e meditação rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E é Fernanda! Eu esqueci de incluir no post na época, mas Zorana é mesmo uma variação de Zora.

      Excluir