segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Adónis/Adônis



Que Adónis/Adônis!” Somos capazes de ter ouvido esta expressão, algures nas nossas redes ou relações sociais, a referir-se ou a indicar uma figura masculina invulgarmente esbelta e atraente. A expressão tem a sua fundamentação nas profundas raízes da mitologia grega. Porquê? Ora conheçamos a história.

Na mitologia grega, Adónis/Adônis era um caçador muito formoso, de beleza inigualável, por quem a Deusa do Amor, Afrodite, se apaixonou perdidamente. No entanto, como em todas as tragédias, surge alguém que seria contra este amor desenfreado, o deus Ares, amante de Afrodite, que envia um javali para o matar, tendo o animal disferido um golpe fatal na sua perna. Em sua salvação, Afrodite corre pelos campos, cortando-se e manchando todas as rosas de vermelho, daí a rosa vermelha ser um símbolo do amor. Já morto, Adónis/Adônis desce ao submundo, onde conhece Perséfone, Deusa das flores, frutos e perfumes, mais uma cativa da sua beleza. A guerra entre as duas deusas pelo amor de Adónis acaba sendo resolvido com a intervenção de Zeus, que o condena a quatro meses com cada uma, tirando outros quatro para ser livre. Este período circular de presença e ausência de Adónis/Adônis foi comparado pelos Antigos ao ciclo anual da vegetação na Terra.

Mas tornando ao nome em si, duas teorias etimológicas se desenrolam em seu redor: provém da palavra semita Adonai, ou do fenício adon, sendo que ambos os termos significam o senhor – não num sentido religioso. Outras referências ao nome, além do mitológico, são o ator Adonis Jackson da série televisiva Miami Vice e Adonis, um musical burlesco de 1884.

Acredito que este seja um nome que continue sem ser usado, por ser demasiado ligado aos conceitos de beleza e perfeição física, hoje em dia cada vez mais colocados em causa. Além disso, pode ser um nome pretensioso que pode dar azo a observações menos agradáveis por parte de terceiros. Tirando estes aspetos, considero-o um nome absolutamente normal que se poderia facilmente enquadrar numa lista de “nomes românticos”, à semelhança de Aramis, Romeu, Valentim, Ulisses ou Tristão. A sonoridade é ótima, é uma escolha praticamente exclusiva e é internacional.

Joana Recharte.


Que pensam sobre Adónis?

5 comentários:

  1. Sinceramente não conhecia essa relação com a beleza, e pensava que era Ádonis. Não gosto muito.

    ResponderExcluir
  2. Um Adônis tem o mesmo problema de um Apolo: se os donos dos nomes não forem fisicamente lindos, provavelmente serão vítimas de piadinhas, chacotas...

    ResponderExcluir
  3. Gosto! Nomes mitológicos geralmente me agradam.

    ResponderExcluir
  4. gosto :)) não usaria, mas acho bem romântico mesmo

    ResponderExcluir