domingo, 18 de outubro de 2015

Adriana


Sempre gostei muito de Adriana, acho-o absolutamente meigo e ternurento, com uma dose de simpatia muito elevada. Vejo-o também como um nome intelectual, talvez porque, por coincidência, todas as Adrianas que conheci mantinham um espírito crítico muito demarcado e apresentavam-se como pessoas com conhecimentos profundos em determinada área do saber. E eram muito humanas. Apesar de não ser uma análise muito imparcial do nome, mantenho o discurso até porque o gostarmos de um nome muitas vezes também tem que ver com os portadores que connosco se cruzaram na vida.

Adriana é um nome geográfico, que significa mulher de Adria, uma cidade no Norte da Itália que foi outrora um grande centro económico do mundo antigo, medieval e renascentista! Por sua vez, o nome da cidade possui um significado próprio, elevando-se duas possíveis teorias: 1) deriva da palavra atrium, que significa átrio, entrada - o que é plausível, uma vez que a cidade, junto ao mar, era considerada uma porta de entrada do comércio e da riqueza em Itália; 2) deriva da palavra atrum, que se refere à cor negra ou escura da cidade, devido aos muitos fumos que lá existiriam. O certo é que o nome da cidade inspirou a nomeação do mar que a delimitava, tornando-se conhecido como o Mar Adriático. Tornou-se também um cognome romano, hadrianus, que mantem o significado atual, sendo o seu portador mais conhecido o Imperador Romano do século II, Publius Aelius Hadrianus.

No Brasil, o nome tornou-se muito comum na década de 70 e de 80 do século passado, mantendo-se nos tops dos nomes femininos por muitos anos. A ascensão de Adriana em Portugal foi praticamente simultânea, não tendo atingido, no entanto, os registos anuais do Brasil na época em consideração. Hoje em dia, o brilho de Adriana parece ter esvanecido aos olhos dos portugueses e brasileiros, não constando no top 100 do Brasil, mas mantendo-se como o 74º nome feminino mais utilizado em Portugal, em 2014, com um total de 98 registos. Os compostos mais comuns foram Adriana Sofia (10), Adriana Isabel (6) e Adriana Filipa (6), estando o nome sempre conjugado com segundos elementos clássicos e intuitivos. Outros compostos registados que achei muito amorosos foram Adriana Flor e Lara Adriana!

Como referências mundiais destaco a atriz Adriana Caselotti que deu voz à Branca de Neve, no filme da Disney lançado no ano de 1937, a incrível cantora e música brasileira Adriana Calcanhoto e a super-modelo internacional Adriana Lima. Adriana foi também o nome escolhido por Woody Allen para a personagem encarnada pela Marion Cotilard no filme Midnight in Paris.

Joana Recharte.


Qual a vossa opinião sobre este nome?

6 comentários:

  1. Gosto muito! A sonoridade é agradável e anda esquecido.

    ResponderExcluir
  2. É um dos nomes com final "ana" q menos gosto, ou melhor, não é nem q não goste, sou meio q indiferente à Adriana, talvez pelo fato de conhecer muitas. Já de Adriano gosto, a versão masculina foi bem menos usada q a feminina.

    ResponderExcluir
  3. Joana, que texto amoroso. Acho Adriana um nome muito querido e simpático... As que conheço são exatamente como descreveste!

    ResponderExcluir
  4. Conheci outrora uma garota de nome Adria, achei bem bonito e curioso. o nome Adriana aqui ficou pra trás, espero que um dia volte...

    ResponderExcluir
  5. Minha filha acabou de nasceu e era para se chamar Adriana Maria mas meu filho ajudou no nome é ficamos em Adriana Filipa !!

    ResponderExcluir