sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Arista



Arista significa "espiga de milho/trigo", ou ''colheita'' em latim. Arista também pode estar relacionado com o grego antigo Aristos (raiz da palavra aristocracia) que significa “bom’’, “excelente’’, “o melhor” “o mais útil’’. 

Arista pode ser classificado como um nome astronômico/astrológico e mitológico. Este é o nome de uma estrela, também conhecida como Spica (espiga em português) ou espiga de ouro, a mais brilhante da constelação de Virgem. É uma estrela binária azul que se encontra a 260 anos-luz, sendo uma das mais brilhantes do céu ‒ a décima quinta. Ela é uma das mais citadas na astrologia e é atribuída tradicionalmente a honra e as riquezas. A constelação de Virgem se trata de uma constelação muito antiga e representa uma jovem bela e virtuosa segurando uma (ou várias) espiga(s) de milho ou trigo na mão esquerda. Curiosamente, Virgo é a única figura feminina, entre as constelações do Zodíaco, e tem simbolizado uma extensa gama de divindades, lendas e mitos, desde os prolegômenos da história das estrelas. Em uma das lendas, a constelação de Virgem está intimamente ligada ao mito de Ceres – para os romanos, Deméter -, deusa responsável pelo desenvolvimento das atividades agrárias, sempre com espigas de trigo em sua mão.

Arista é geralmente utilizado na língua inglesa e na língua grega.

Diminutivos:
Ari, Rista, Ris, Ta, Rissy.

Variantes:
Aris, Arissa, Aristana, Aristella, Aristelle, Aristen.

Formas masculinas:
Ariston, Aristaeus.

Cultura Pop:
  • Arista, uma das irmãs de Ariel no filme da Disney "A Pequena Sereia". Arista possui uma cauda vermelha, olhos da cor azul-gelo e longos cabelos loiros amarrados em um rabo de cavalo desleixado;
  • Arista, gravadora americana;
  • Arista, automóvel francês;
  • Arista (Spica), uma estrela na constelação de Virgem.

Popularidade:
Arista é raríssimo. Em 2013, nos EUA, foram registradas apenas 7 meninas com o nome.

Arista é um dos meus nomes femininos favoritos. É um nome diferente, original, único e sem complicações. ''Mágico'', brilhante, celestial... Literalmente! É um nome forte, absolutamente belo, encantador e poético.

Ana Clara R. Benício.


Já conheciam Arista?

5 comentários:

  1. Desconhecia por completo esse nome! Adorei o posr, é sempre bom conhermos mais nomes. Gostei muito da variante Arissa, acho bem melhor q Arista, q na língua portuguesa pode ser facilmente confundido com a palavra artista( ponto fraco).

    ResponderExcluir
  2. Achei super fofo! Mas acho facilmente confundido com arisca, ou seja malandra.

    ResponderExcluir
  3. Fofo, gostei! Também acho que confunde com arisca, mas continuo achando fofo.

    ResponderExcluir
  4. Já conhecia esse nome por causa da Pequena Sereia, sempre ligava esse nome a cor vermelha, não sei o porque. Eu acho esse nome exótico, e tão forte a ponto da menina nem precisar de um sobrenome. Com certeza a criança que se chamar Arista será unica em qualquer lugar, o que pode ser um vantagem.

    ResponderExcluir
  5. Bom...eu gosto do nome! Mas tem pontos fracos no português como arisca e artista.Acho um nome pomposo, digno de uma princesinha (de outro país T_T), mas tenho grande carinho por ele.

    ResponderExcluir