quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Belchior


Com a chegada do tempo mais frio e com a chegada das chuvas é quase impossível não me sentir entusiasmada com a proximidade da altura mais bonita do ano – o Natal! E a maior sensação que este nome, Belchior, me transmite é exatamente a boa energia da altura do ano em que a família está junta e a celebrar as coisas boas da vida. E, por associação tenho carinho por Belchior, nome de um dos Reis Magos que, segundo a história, foi visitar Jesus no dia do seu nascimento, seguindo incansavelmente a famosa Estrela de Belém, juntamente com os seus companheiros Gaspar e Baltasar.

Mas, apesar de realmente o associar ao Natal, acredito que Belchior é um nome de todas as estações! Embora hoje em dia seja um nome quase em vias de extinção, era muito comum nos séculos XVI – XIX, como podemos confirmar ao consultar as bases de dados antigas como esta. Nos nossos dias, em, 2013 nasceu em Portugal um pequeno Belchior e em 2014 apenas foi registado no composto Filipe Belchior. E gosto deste conceito de utilizar Belchior como segundo elemento de um composto que o aglomere a um outro nome de vibrações mais modernas e atuais.

O nome em si trata-se de uma corruptela de Melchior, o que significa que foi alterado por incompreensão do primeiro nome e depois vigorou sob a forma incorreta. Isto confirma-se até porque em termos internacionais, a única versão conhecida do nome é Melchior e não Belchior, por isso, para analisarmos o seu significado temos de regressar à origem. Melchior é um nome hebraico com raízes semíticas que, alegadamente significa cidade do rei ou o meu rei é luz, por combinar os termos melech (rei) e or que significa literalmente luz. Ao adicionar o elemento i à palavra melech, estamos a dizer meu rei, logo, o nome na sua totalidade significaria o meu rei é luz. Um significado bem bonito e resplandecente.

Como referência deixo apenas a nota que em Janeiro de 2014 nasceu Melchior, filho dos Príncipes Maximilian e Alina Lobkowicz, o que devolve este nome à realeza, tal como acontecia há muitos séculos atrás! Considero-o um nome inspirador, muito fantasioso! Tem uma sonoridade e terminação quase únicas!

Joana Recharte.


Que sensações vos transmite Belchior?

9 comentários:

  1. Associo imediatamente com o cantor Belchior( e no caso dele Belchior é sobrenome). Não é um nome q me encanta, mas acho q funciona bem como segundo elemento em compostos.

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto muito mas um pouco caricato. É pena, porque é um bom nome. Se se usa Baltasar porque não Belchior?

    ResponderExcluir
  3. não gosto .. mas é melhor que Melchior.

    ResponderExcluir
  4. Minha mãe tinha Belchor no sobrenome de solteira.Também tinha Baltazar antes do Belchor.

    ResponderExcluir
  5. Gosto muito do meu sobrenome.

    Só gostaria de conseguir traçar minha ancestralidade de uma forma fácil

    ResponderExcluir
  6. Será o nome do meu bebê que chegará em Dezembro.

    ResponderExcluir
  7. Meu nome é Belchior e do meu filho será Melchior...pra mim é um nome TOP!

    ResponderExcluir
  8. Gosto muito do meu sobre nome belchior. Que vem do meu avo Joaquim belchior da Rocha. Nascido em Canindé, Ceará. Estou a procura dos meus antepassados. Pesquisando a genealogia. Dos belchior da quela região e vizinhanças.

    ResponderExcluir