quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Benjamim


Este é, para mim, um lindo nome. Me faz pensar em alguém bondoso, gentil, forte, suave. O seu significado é bonito e parece ser um símbolo de orgulho que se tem do seu filho. Com um ótimo apelido, “Ben”, é um nome com potencial e que deve se considerar muito. Há uma ligação de extrema força e simbologia que me encanta nele.

Benjamim é a forma portuguesa de Benjamin, a variante internacional.

A partir do nome hebraico בִּנְיָמִין (Binyamin), que significa "filho do sul" (sul é a direção da mão direita quando voltada para o leste) ou "filho da mão direita". No sentido metafórico significa "filho da felicidade" devido ao sentido positivo carregado pelo lado direito, em oposição ao esquerdo. Benjamim no Antigo Testamento é o décimo segundo e mais novo filho de Jacob/Jacó e fundador de uma das tribos do sul dos hebreus. Ele foi originalmente chamado בֶּן-אוֹנִי (Ben-'oniy), que significa "filho da minha dor" por sua mãe Raquel, que morreu logo após o parto, mas foi mais tarde alterado por seu pai. Benjamim foi o único irmão por parte de mãe de José, que se tornaria mais tarde governador do Egito. Foi da descendência de Benjamim que surgiu o primeiro rei de Israel, Saul. Como um nome Inglês, Benjamin entrou em uso geral depois da Reforma Protestante.

Suas variantes são: 
Binyamin (árabe, bíblico hebraico, hebraico), Benjamin (bíblico, dinamarquês, holandês, inglês, francês, alemão, norueguês, sueco), Beniamin (bíblico grego, bíblico latino, romano), Benjamín (checo, islandês, eslovaco, espanhol), Ben (holandês, inglês, alemão), Peni (havaiano), Benjámin (húngaro), Beniamino (italiano), Benjaminas, Benas (lituânio), Venijamin (macedônio), Veniamin, Venyamin (russo), Bünyamin (turco).

No ranking do Baby Center Brasil de 2014, Benjamim /Benjamin está na posição 32º, com uma subida considerável de nove posições! Cada ano que passa, esse nome conquista mais os brasileiros. No estado de SP, foram registrados 473 Benjamin e 232 Benjamim. Em Portugal, já é diferente, Benjamim está na posição 77º, com 45 registros e Benjamin com 12 registros e um Benjamín. Alguns compostos registrados: Leonardo Benjamim, Benjamin John, Benjamin Martin, Benjamim Miguel, Benjamin Rowan, Benjamim Alexandre, Benjamim Luís. Particularmente, acho a grafia portuguesa muito mais bonita do que a inglesa.  

Popularidade pelo mundo: 
Chile 1; Canadá 6; Nova Zelândia 9; USA 12; Austrália 19; Noruega 19; Bósnia e Herzegovina 23; Suíça 23; Holanda 24; Dinamarca 25; Islândia 26; Inglaterra 28; Suécia 30; Áustria 31; Eslovênia 40; Escócia 46; Finlândia 48; França 54; Irlanda do Norte 53; Hungria 60; Irlanda 63; Croácia 82; Bélgica 86; República Tcheca 99.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Behind the Name, os entrevistados acham que:
74% muito bom, 93% masculino, 66% clássico, 57% maduro, 59% formal, 51% comum, 68% natural, 72% maravilhoso, 69% forte, 68% refinado, 62% simples, 53% sério.

Personalidades famosas:
  • Benjamin Franklin - jornalista, editor, autor, filantropo, abolicionista, funcionário público, cientista, diplomata, inventor e enxadrista estadunidense;
  • Benjamin Bratt - ator estadunidense.

Yasmim Paiva.

O que acham de Benjamim? Será o novo nome da moda?

25 comentários:

  1. Acho q Benjamim brevemente será um dos nomes top do Brasil. É um nome masculino suave e delicado, apesar de longo. Pode encantar muita gente. Gosto muito do apelido Benji.

    ResponderExcluir
  2. Esse nome me lembra a minha infância conheci um senhor gordo e bondoso que morava na minha rua, gostei de saber as origens no nome,

    ResponderExcluir
  3. Adoro Benjamim! É um dos meus nomes favoritos!

    ResponderExcluir
  4. Adoro! Acho que tem potencial para se tornar mais popular, mas não acredito que consiga chegar perto dos extremamente populares.

    ResponderExcluir
  5. Não consigo imaginar outro nome pro meu filho, mesmo não estando grávida ainda!
    Mas esse nome está ficando tão popular no Brasil que estou aceitando começar a pesquisar outros.
    Está bem difícil pq é um nome que eu amo e até já vejo meu pequeno Ben (sim, tenho certeza de que um dia terei um menininho)!!!rs
    Talita Souza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou gravida! E se for menino será Benjamim ♥

      Excluir
    2. O Meu nasceu em 2019 e se chama Benjamin Andrey. Não era a minha primeira opção, mas o significado me arrematou. Na semana que decidimos engravidar estávamos tão felizes que disse ao meu marido que se fosse menino iríamos chamar de Benjamin " o Filho da minha Felicidade". Para as mamães que colocaram e estão tristes pq pessoas maldosas estão implicando, meu conselho e: ignorem independente do nome sempre vão ter motivos Para implicar e critica-las. Olhe Para o seu bebê e fique feliz e diga a ele: Todas as vezes que alguém chamar o seu nome eles estarão lembrando o quanto vc foi desejado e o quanto é amado por nós, pq seu nome significa o que vc é: O filho da minha felicidade. Ademais muitos N conseguem pronunciar direito principalmente os avós mais velhos, deem opções de apelido Para eles: Ben Benji e Beny. São nikcnames lindos.

      Excluir
  6. Nunca fui muito fã, acho meio Meh... Me faz lembrar Ben 10 e tambem a Creepypasta Ben Drowned.

    ResponderExcluir
  7. Amo esse nome Benjamim . Algum nomes que combine ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pensei em Dimitri Benjamin. Se tiver outro filho será esse. Benjamin fica quase como sobrenome

      Excluir
  8. Meu filho nasceu em 2012 - Benjamim Ananda.
    Benjamim - O filho da Felicidade
    Ananda - A bem aventurança.

    É um menino doce, acolhedor e bem humorado!❤

    ResponderExcluir
  9. Eu acho lindo e o meu filho que está a caminho vai se chamar Benjamin

    ResponderExcluir
  10. gente achava lindo esse nome,porèm apòs colocar recebi tantas crìticas que estou à beira de um ataque nervoso de tão triste que estou...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comigo no início foi assim também. Mas agora que ele já tá com 5 anos, tá todo mundo mais acostumado, mas ainda ouço piadas como: beija a mim agora.��
      O meu se chama Benjamim Augusto

      Excluir
    2. Ow tá acontecendo comigo também estou muito triste por isso com meu BB no caso

      Excluir
    3. O Meu nasceu em 2019 e se chama Benjamin Andrey. Não era a minha primeira opção, mas o significado me arrematou. Na semana que decidimos engravidar estávamos tão felizes que disse ao meu marido que se fosse menino iríamos chamar de Benjamin " o Filho da minha Felicidade". Para as mamães que colocaram e estão tristes pq pessoas maldosas estão implicando, meu conselho e: ignorem independente do nome sempre vão ter motivos Para implicar e critica-las. Olhe Para o seu bebê e fique feliz e diga a ele: Todas as vezes que alguém chamar o seu nome eles estarão lembrando o quanto vc foi desejado e o quanto é amado por nós, pq seu nome significa o que vc é: O filho da minha felicidade. Ademais muitos N conseguem pronunciar direito principalmente os avós mais velhos, deem opções de apelido Para eles: Ben Benji e Beny. São nikcnames lindos.

      Excluir
  11. Unknow,a escolha do nome de um filho, é algo bem pessoal e só cabe aos pais decidirem se gostam ou não. O que as pessoas pensam não importa. O mais importante é vcs gostarem. Não deixe a opinião alheia afetar a decisão de vcs,viu. Benjamin é um nome maravilhoso e será o nome do meu filho. Que Deus abençoe vcs.��

    ResponderExcluir
  12. O Nome mais lindo que já ouvir hoje tenho O meu ben.Escolhe o Benjamin e meu esposo escolheu Christopher
    Christopher Benjamin

    ResponderExcluir
  13. Não consigo parar de pensar neste nome.Antes de descobrir o sexo , já era meu preferido.Foi na bíblia que aprendi a gostar .Estou gestante e pretendo colocar.O pai gostou, porém minha irmã não.Fiquei triste, pensei em mudar.Ela disse ser feio 😥.Mas vou mudar não.

    ResponderExcluir