quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Betina


O que falar de um dos meus nomes preferidos de todos os tempos? Esse nome mexe com o meu coração, e é muito intensa essa ligação. Sendo um forte candidato para nomear uma filha. Acho além de lindo, elegante, “mágico”, vintage, nem curto e nem longo, ótimo para compostos, não preciso citar mais elogios, não é? Afinal, não quero que fique popular. Percebe-se que me é bastante especial.

Betina é a forma portuguesa de Bettina que é alemã e italiana, a sua única variante.

Betina tem duas hipóteses de significados, pode provir do alemão Bettina que é um diminutivo de Elisabeth. Ou pode provir do italiano Bettina que é um diminutivo de Benedetta. Podemos constatar uma coisa, que de certeza é um diminutivo em ambas as hipóteses. Com Elisabeth o significado é "meu Deus é um juramento" ou talvez "meu Deus é abundância". Já com Benedetta significa “abençoada”. Ambos os significados são ótimos e ligados a Deus, há um pouco de religião, visto que Elisabeth é um nome presente na bíblia. Elisabeth é a esposa de Aaron (Antigo Testamento) e mãe de João Batista (Novo Testamento).

No Brasil a popularidade não ocorre, ficou visível na novela Malhação na 12ª temporada, a do ano de 2005, onde teve uma protagonista Betina Sorrento interpretada pela atriz Fernanda Vasconcellos. Atualmente, não está no ranking do BBC dos 100 nomes mais colocados do ano passado. Em 2014 no estado de SP, foram registradas 85 meninas, e 14 com a grafia Bettina. Em Portugal também é super incomum, em 2014 não teve registro nem com a grafia simples e nem com a grafia original. No EUA o nome também é incomum, a maior popularidade foi no ano de 1965 na posição 718º, daí se vem o quanto é raro. Na Suíça, o nome é mais usado. A maior popularidade foi no ano de 1976 na posição 39º. Na Hungria, o nome é mais contemporâneo, em comparação aos outros países e a sua maior popularidade foi no ano de 2003 na posição 57º. E sem rankings, mas por pesquisas, podemos encontrar algumas famosas de Filipinas, então creio que seja comparada a Hungria nesse caso.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Behind the Name, os entrevistados acham que:
74% muito bom, 98% feminino, 61% clássico, 64% jovem, 61% formal, 74% elegante, 53% natural, 80% maravilhoso, 59% delicado, 78% refinado, 54% simples, 64% sério;

Personalidades famosas:
  • Bettina Carlos – atriz de Filipinas;
  • Betina Ocampo – estilista de Filipinas;
  • Betina Krahn – escritora americana;
  • Bettina Zimmermann – atriz alemã.

Yasmim Paiva.


E vocês, gostam de Betina?

19 comentários:

  1. Amoo, anos luz mais lindo que Benedita. Não dá nem pra comparar de tão lindo que é Betina perto de Benedita. Eu amo e acho que usaria.

    ResponderEliminar
  2. Aprendi contigo a simpatizar com o nome :)

    ResponderEliminar
  3. Eu gosto, acho um nome simpático, me transmite uma alegria discreta e uma certa elegância. Betina é tb o nome da filha da atriz Alessandra Negrini.

    ResponderEliminar
  4. AMO! Acho Betina/Bettina um nome absurdamente simpático, gracioso, elegante e, concordo contigo, Yasmim, tem mesmo um ar "mágico" e "vintage". Está na minha lista há anos e tem um lugar cativo no meu coração <3

    ResponderEliminar
  5. Betina estava na 98a posição no Ranking do BabyCenter Brasil em 2011, e no Rio Grande do Sul, considero um nome que fica no intermediário entre popular e incomum. Conheço várias nascidas desde a personagem de Malhação.

    ResponderEliminar
  6. Fico feliz que você gosta deste nome, Yasmin. Pesquisei sobre meu nome e encontrei sua página. Realmente, ate hoje não conheço quase ninguem que se chame Betina também. Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como é bom encontrar alguém com o mesmo nome e que também deve ficar um pouco apreensiva quando alguém chega e pergunta " qual seu nome?" E você fica tipo: hmm, Betina Hehe :)

      Eliminar
  7. Sonhei com este nome quando estava grávida e nem sabia que seria uma menina,no Sonho eu a chamava de Betina... Até então pra mim era um nome que nunca tinha escutado na minha vida.
    Acho lindo... Digo que Deus deu este nome pra minha filha.

    ResponderEliminar
  8. Eu tenho uma Betina, nascida na primeira metade de 2011. E ela é exatamente tudo que foi descrito aqui: Linda, séria, discreta, simpática, vintage e charmosa. E sem dúvida abençoada! Curioso é que não tinha ouvido nunca antes sobre ser diminutivo de Benedetta e por vezes a chamo assim. <3

    ResponderEliminar
  9. Com certeza será o nome da minha filha...amo esse nome.

    ResponderEliminar
  10. Estou grávida mas ainda não sei o sexo.Sendo menina muito provavelmente se chamará Betina... amei principalmente o significado. Mas tem gente torcendo o nariz pro nome...

    ResponderEliminar
  11. Vai ser o nome da minha filha um dia conheci esse nome quando li o livro "a menina que roubava livros" apaixonei a primeira vista e quando procurei o significado amei mais ainda. Ja encontrei ate umas amigas invejando a ideia rum

    ResponderEliminar
  12. Betina como derivação de Elizabeth ou Benedita, é algo encantador pois rejuvenesce deveras os nomes de origem e trás uma aura muito jovial e até doce.
    Por outro lado, nos deparamos com mais uma das tantas derivações de Elizabeth, tornando-o dessa forma mais fortalecido e imponente como nunca. Como se isso fosse necessário! Elizabeth é um nome absurdamente surpreendente, quando paramos para observar..

    ResponderEliminar