sábado, 17 de outubro de 2015

Bluma


Bluma é um nome de origem iídiche, dialeto da família indo-europeia, pertencente ao subgrupo germânico, tendo sido adotada por judeus. Bluma tem como  significado "flor", um significado lindo e delicado, muito bonito e tem uma ligação com a natureza. Sendo assim, para quem gosta de nomes com toque hippie e que ao mesmo tempo sejam raros, este é um nome a se pensar

Para quem tem um estilo alternativo, gosta muito do tema natureza e é uma pessoa bastante original e que sempre gostou do nome Flor, porém já está temeroso(a) com a possível subida de popularidade deste pela quantidade de artistas que escolhem para seus filhos cada vez mais o nome Flor para compôr com Maria ou Ana, Bluma é, sem dúvida, uma excelente alternativa. 

Óbvio que ninguém de imediato vai imaginar que Bluma é em algum idioma a palavra flor. Porém aí é que está o toque original que muitos querem, saindo do óbvio e buscando de alguma forma dar o seu toque único à uma flor. Além disso, o nome já mostra a delicadeza de uma flor por ser muito parecido com uma palavra cujo objeto é delicado e leve, a pluma. Ao mesmo tempo parece com puma, um dos animais mais velozes e ferozes da natureza e essa dualidade faz com que Bluma seja um nome ainda mais fantástico.

É um nome curto e com uma sonoridade equilibrada a forte que se une ao significado fofo e torna-o um nome de uma força na medida para quem não quer um nome nem meigo demais e nem pesado demais. Bluma lembra um pouco os nomes Luma Luna e por isso não chega a ser um nome que soa totalmente estranho, mesmo para aqueles que tem o primeiro contato com ele. Este é uma ótima alternativa para outros nomes de flor mais comuns e também uma ótima opção para usar em compostos, sendo ele um nome curto. Além disso, é um nome que cai muito bem para o nosso idioma, mesmo não tendo nenhuma ligação e sendo raro em países de língua portuguesa. 


Acham Bluma uma boa opção para quem gosta de nomes que tenham alguma ligação com a natureza?

9 comentários:

  1. Acho muito fofo e lembrei-me de um par que acho que podia funcionar na perfeição, que são ambos harmoniosos: Alma & Bluma :)

    ResponderExcluir
  2. achei fofo mas não usaria..
    adorei a foto :))

    ResponderExcluir
  3. Eu sempre gostei de nomes estranhos, e eu acho Bluma um nome mt estranho. Ah, ru me chamo Bluma

    ResponderExcluir
  4. Acho legal, apesar de preferir Luma. Sempre que o vejo, lembro-me de Bulma, personagem do anime Dragon Ball/Dragon Ball Z, etc. (risos).

    ResponderExcluir
  5. Acho fofinho! A menina pode ter o apelido de Blue...seria uma linda flor azul- e aliás a personagem Bulma tem o cabelo azul XD
    Eu acho interessante! Acho que o prefiro em comparação a Luma.

    ResponderExcluir
  6. Minha cunhada tem 42 anos e se chama Bluma!! É um nome " antigo" mads pouco usado!!

    ResponderExcluir