domingo, 4 de outubro de 2015

Cíntia


Um nome geográfico e um nome mitológico. Dois em um, que maravilha! Cíntia é a forma latinizada da palavra grega Kynthia, utilizada para designar o Monte Cinto na Ilha de Delos (Grécia), onde a Deusa Artemisa era habitualmente adorada. Assim, Cíntia significa mulher de Cinto, um monte onde, aliás, Artemisa e o seu irmão gémeo Apolo alegadamente nasceram.

Mas, como comecei por dizer, Cíntia é mais do que um mero nome geográfico. Era também um epíteto da deusa grega da lua, o que o relaciona imediatamente com a mitologia e com a Natureza. Quem diria, à primeira vista, que Cíntia podia ter algo que ver com a Lua? Eu também não fazia ideia e fiquei feliz por o saber. Acho, sinceramente, que o nome ganha alguns pontos-extra por essa bonita associação!

De acordo com o Behind the Name, o nome começou a ser mais utilizado a partir da Renascença mas a sua popularização só se deu no século XIX. A Portugal, Cíntia chegou mais tarde e entrou no país com passos tímidos, atingindo uns modestos 9 registos em 1976. Em 2013 o panorama parecia melhorar para este nome que obteve 21 registos e em 2014 registaram-se 16 meninas chamadas Cíntia, juntamente com os compostos Cíntia Maria, Cíntia Rafaela, Cíntia Nadine, Cíntia Melissa, Cíntia Sofia, Cíntia Gianne, Cíntia Isabel e o meu favorito, Cíntia Isabela.

O seu diminutivo mais conhecido é Cindy, um nome que, comparativamente a Cíntia tem menos brilho e parece-me já ultrapassado. Aliás, Cíntia lembra a palavra cintilante, o que também dá um ar mais leve ao nome, na minha opinião. Como referências internacionais temos as atrizes Cynthia Nixon, CynthiaCindy” Crawford e as cantoras CynthiaCindy” Lauper e Cynthia Ann Birdsong, das Supremes. No Brasil, temos a bonita modelo Cintia Dicker, nascida no Rio Grande do Sul.

Apesar de não fazer o meu género de nome, vejo em Cíntia a sua beleza e recomendo-o, afinal de contas é uma opção válida e bem diferente do que estamos habituados a ver.

Joana Recharte.

Ponderariam utilizar Cíntia?

8 comentários:

  1. Eu gosto, acho um nome agradável e delicado e, além disso, tb me lembra cintilar, cintilante. A associação com a lua é mais um ponto à seu favor. Poderia voltar a ser mais usado( eu ponderaria utilizá-lo sim!).

    ResponderExcluir
  2. A mim Cindy lembra Cinderela, por isso eu gosto mais dessa versao. Porém, nao usaria nenhuma

    ResponderExcluir
  3. Adoro Cíntia e seria capaz de o usar, sim :)

    ResponderExcluir
  4. Cindy realmente só lembra Cinderela... Seria Cíntia o nome da Cinderela.... estou a pensar.. Outro post interessante para o blog maravilhoso. NOMES DE PRINCESAS DA DISNEY! Seria nota 10000!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já tinha pensado em fazer um post com esse tema e assim que puder o farei. Adoro as princesas Disney!

      Excluir
  5. Meu nome é Cintia. Amo meu nome! Acho que pelo que eu li aqui, entendi a ligação que tenho com a natureza e a lua ^^ . Meu marido gosta tanto do meu nome que sismou que a nossa filha vai chamar Cintia tb... fala sério né.. rs . Uma Cintia só no ambiente já é o suficiente :D , já conheci outras tb com personalidade forte igual à mim, é um nome que traz muita força consigo!!#Valentia tb Boa sorte pra quem escolhe-lo. :*

    ResponderExcluir
  6. Meu nome.
    Meu pai não poderia ter escolhido outro !
    Amo !

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir