sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Cora - Atendendo a Pedidos


Cora não é um nome muito comum entre nós, portugueses e brasileiros, mas sem dúvida é um nome a ter em conta para os próximos anos. Acredito firmemente que se possa tornar uma verdadeira “carta na manga” para aqueles que procuram um nome selete e, simultaneamente, original.

Trata-se da forma latinizada da palavra grega kore que significa donzela, menina, tendo sido utilizada pela primeira vez como nome próprio feminino pelo autor James Fenimore Cooper no seu romance de 1826, O Último dos Moicanos. A partir desse momento, Cora tornou-se um nome-sensação, difundindo-se por todo o território anglófono e alcançando o Top 20 norte-americano em 1880!

Recentemente reavivado por personalidades famosas e personagens do mundo literário e cinematográfico, Cora está cada vez mais perto de reclamar a sua antiga glória! Encontra-se atualmente na 103ª posição do ranking norte-americano e lança-se a hipótese de muitos pais se terem inspirado na personagem Cora Crawley, a condessa de Grantham da série Downton Abbey ou na Rainha de Copas da série norte-americana Once Upon a Time. E para os amantes da mitologia grega, Cora (ou neste caso Kore) era também um dos nomes pelos quais Perséfone, a deusa da fertilidade e do submundo, se apresentava!

Lamentavelmente, ou não, os portugueses ainda não descobriram Cora. Em 2013 nasceram duas e em 2014 apenas uma, sem que o nome tenha sido utilizado em compostos. Pode ser por mero desconhecimento, pode ser que não o apreciem por não ser tipicamente português ou pode simplesmente lembrar-lhes o verbo corar, embora eu não acredite que este seja um verdadeiro impedimento do seu uso. Gosto também de pensar nele como as primeiras quatro letras da palavra coração, o que me faz gostar ainda mais dele! Cora Coração :)

Na minha perspetiva, Cora é um nome muito simples e elegante, tem um ar vintage absolutamente soberbo, de cortar a respiração. Tem uma aura antiga e simultaneamente contemporânea, fresca, refrescante. Uma nova opção a ter em conta, repito-me. Está também associado à poesia, por ter sido utilizado como pseudónimo de uma das maiores escritoras e poetisas brasileiras, Cora Coralina, um nome tão bonito quanto a sua obra.

Por fim, procurando ir ao encontro dos pedidos dos nossos leitores, deixamos algumas sugestões de pares femininos e masculinos para Cora, dando especial ênfase aos nomes que partilhem algumas características como a demarcada sonoridade do "o" ou do "r", ou até mesmo a contemporaneidade do nome que hoje apresentamos.

Cora & Ariel                                         Cora & Alice
Cora & Artur                                        Cora & Áurea

Cora & Baltasar                                   Cora & Ester

Cora & César                                        Cora & Flor
Cora & Gael                                          Cora & Guiomar
Cora & Gaspar                                     Cora & Inês
Cora & Jacó (ou Jacob)                        Cora & Íris
Cora & Levi                                          Cora & Luna
Cora & Martim                                     Cora & Martina

Cora & Olavo                                       Cora & Nina

Cora & Raul                                         Cora & Olga
Cora & Romeu                                     Cora & Olívia
Cora & Tomé                                        Cora & Pilar
Cora & Xavier                                      Cora & Safira
Cora & Zarco                                       Cora & Serena

Joana Recharte.

Ponderariam utilizar Cora?

20 comentários:

  1. Cora é sem dúvida um nome bonito mas ainda gosto mais de Coralia.
    Quando penso no nome para um irmão de uma Cora veem me logo à ideia Gael. Também gostei de Cora & Baltasar, Cora & Guiomar e Cora & Gaspar

    ResponderExcluir
  2. Cora é uma ótima opção para os dias atuais, um nome de uso raro, delicadamente elegante, antigo mas com ares sempre atuais. Simples e marcante. Qt à combinações para irmãos, acho q um bom exemplo são os filhos do ator Thiago Lacerda: Gael, Pilar e Cora, um trio q acho perfeito e muito harmônico. Dos pares citados no texto gosto de( além de Cora e Pilar e Cora e Gael) Cora e Olavo, Cora e Ester, Cora e Zarco, Cora e Nina, Cora e Ariel, Cora e Íris, Cora e Levi e Cora e Inês.
    Sugiro tb:
    Cora e Eva
    Cora e Ravel
    Cora e Zara
    Cora e Bento

    ResponderExcluir
  3. Antes não gostava, passou um tempo e hoje simpatizo! Gosto do trio de Thiago Lacerda: Gael, Cora e Pilar. Além dos pares Cora e Pilar e Cora e Gael, gosto também de Cora e Olavo, Cora e Nina, Cora e Levi.
    Vou entrar na onda da Patrícia também e vou sugerir alguns pares:
    Cora e Ravi
    Cora e Theo
    Cora e Eva
    Cora e Zara
    Cora e Dante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe dizer, mas seu comentário parece mais uma cópia reduzida do comentário da Patrícia, ou seja, com exceção dos pares Cora e Ravi, Cora e Theo e Cora e Dante, você não acrescentou mais nada ao que já tinha sido dito anteriormente. Bastava dizer que concorda com tudo e acrescentar os pares novos que você sugeriu.

      Excluir
    2. Pois o restante foi só repetição. Inclusive, até mesmo na suas sugestões tem pares que já haviam sido citados pela Patrícia, então foi basicamente um "copia e cola".

      Excluir
  4. Minha mãe sempre fala que parece o feminino de couro. Ela detesta. Eu prefiro Coralina ou Corine, mas acho Cora um nome interessante. Porém acho que vai viralizar por conta dos famosos brasileiros usando o nome.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não gosto de Cora porque apesar de ver delicadeza e aquele toque vintage e clássico, mas ao mesmo tempo moderno e doce, tem algo nele que não me desce bem, não me convence. Parece doideira da minha cabeça, pois não tem som de Ç, mas me vem a mente palavra como Coça (no sentido de levar uma surra ou também do verbo coçar) ou alguma palavra desse tipo. E agora que você disse "feminino de couro", parece mesmo hahaha, pois muitos pronunciam "côro". Bem observado pela sua mãe.

      Excluir
  5. Acho Cora lindo um nome que a meu ver fica muito bem no Brasil... Pares para irmãos que também acho ficarem bem por aqui são Cora e Olga, Cora e Irene, Cora e Ester, Cora e Olavo, Cora e Levi.

    ResponderExcluir
  6. Minha paixão. Amei Cora e Raul, Pensei em Cora e Leon. Para uma irmã, amei Cora e Flor.

    ResponderExcluir
  7. Obrigada pelas vossas sugestões!! Acho que Cora se conjuga bem com todos os que referiram! :)

    ResponderExcluir
  8. Adoro Cora e acho que combinou lindamente com Ariel, Gael, Levi, Raul, Xavier, Flor, Luna e Pilar! Amo o também citado do texto Perséfone <3, ,e encantei por Cora, aliás, pesquisando sobre ele.

    ResponderExcluir
  9. Acho um nome lindo! Com certeza colocaria se tivesse uma segunda filha,já tenho uma menina que se chama Betina e acho que combinaria muito bem.
    Betina e Cora 😙

    ResponderExcluir
  10. Gosto de Cora mas não sei se o acho 100% usável, ou seja, não sei se seria capaz de o usar; há algo na sonoridade que não me deixa totalmente convencida, talvez por ser tão parecido à expressão "de cor" (saber algo de cor e salteado). Tenho de me habituar mais :)

    ResponderExcluir
  11. Em 2012 tbm nasceu pelo menos uma Cora que é minha filha! Amamos esse nome e ela também! E nome do meu filho é Nuno.
    Adorei a matéria. Parabéns! Acho que logo teremos muitas Coras mesmo..

    ResponderExcluir
  12. Se eu não gostasse eu não gostava de mim mesma. Adoro meu nome, tem uma sonoridade formidável, parece musica...tal como Dora....

    ResponderExcluir
  13. Gostei das combinações mas estou pensando em dá sugestão pra minha filha colocar Cora ela já têm uma q é Karen... acho q vai combinar Karen & Cora

    ResponderExcluir
  14. Perfeitooooo, é meu segundo nome de menina favorito. Para pares perfeitos, também gosto do trio do Thiago Lacerda, Gael, Cora e Pilar. Acho que Cora e Gael e Cora e Pilar, formam duplas espetaculares. Também gosto muito das duplas Cora e Luna, Cora e Angelina, Cora e Inês, Cora e Romeo, Cora e Eva e Cora e Elis.

    ResponderExcluir