segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Élia


Élia, um nome que carrega em si o peso de um Império, um nome que carrega em si o brilho resplandecente do Sol!

De acordo com fontes romanas antigas, Élia provém do latim Aelia, que por sua vez corresponde ao nome de família Aelius que advém do árabe Iliyā' (إلياء), um nome que designaria Jerusalém. Uma outra alternativa etimológica avança que Aelius deriva do grego ‘ηλιος (helios), que significa sol, sendo Élia a versão feminina de Hélio/Élio.

Aelia era o nome de uma família romana cujo sucesso se denotou desde o século V A.C. até ao século III D.C., um período de quase 900 anos! E, como devem saber, na Antiga Roma a arte de nomear um/a filho/a respeitava algumas regras, e as mulheres deviam receber o nome gentílico ou nome de família. Neste caso, todas as raparigas nascidas de pais pertencentes à família Aelia, recebiam este nome como seu, ou seja, neste caso chamavam-se todas Élia. Se houvesse necessidade de distinção poder-se-ia acrescentar os cognomes dos pais (ex: Aelia Arcadia, filha de Arcádio) ou identificá-la consoante a ordem de nascimento (ex: Aelia Quinta). Segundo os registos antigos do Império Romano, existiram nove imperatrizes com este nome, de entre as quais: Élia Pulquéria, Élia Verina, Élia Anastácia e Élia Sofia. Bem interessante! Poderiam muito bem ser escolhas atuais, fora o primeiro composto!

Entretanto, fora deste contexto, Élia sempre foi um nome com pouco uso. Em Portugal, entre 1920 e 1980, só a partir de 1950 é que Élia começou a somar mais de 20 registos anuais, atingindo o pico do seu uso em 1976 com 68 meninas assim registadas! Hoje em dia, em 2014, nasceram duas meninas chamadas Élia e uma Élia Sofia, como a imperatriz romana!

Acho que este nome tem vindo a cair erroneamente no esquecimento dos nossos povos. Olho para ele como um nome com potencial, muito feminino e poderoso, que seria uma ótima opção para compostos, concedendo-lhes um ar ancestral, mítico e imperial. Para os fãs de História, aqui estaria uma ótima sugestão a não esquecer! Também para os apaixonados pela saga literária e cinematográfica Game of Thrones, devo relembrar que Élia é o nome da Princesa de Dorne da Casa Martell que se casou com o herdeiro ao trono de ferro, Rhaegar Targaryen!

Joana Recharte.

Conseguem ver o potencial em Élia, ou acreditam que o tempo não o recuperará?

3 comentários:

  1. É um nome interessante, muito bom conhecer esse nome, sua origem e histórico... É um nome para se pensar, e considerar com certeza.. É fofinho!

    ResponderExcluir