segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Melusina/Melusine


Melusina (ou Melusine)  é um nome que faz parte do folclore europeu. Este era o nome de uma fada da água que se transformava em uma serpente da cintura para baixo todos os sábados. Ela fez seu marido, Raymond de Poitou, prometer que não a veria neste dia e quando ele quebrou a promessa, ela se separou dele para sempre.



Este é um nome nada comum em nosso idioma e pode causar um pouco de estranheza no primeiro contato. Para quem gosta de nomes longos e raros, este é um nome a ser considerado. Já que é uma história folclórica europeia, é um nome conhecido em muitos países. Outro ponto positivo é o diminutivo Mel, comum em nomes como Melissa, Melina, Melinda, Amélia... Melusina ou Melusine, podem ser outras alternativas para quem gosta deste diminutivo e não quer fazer uma escolha óbvia. Melusine, como quase todos os nomes terminados com -ine, tem uma sonoridade meiga e delicada, já Melusina tem uma sonoridade equilibrada, não a considero forte porque a terminação -ina, mesmo terminando na vogal a, não é das terminações com mais força. 




Ambos os nomes pelo seu misticismo, história, grafia e sonoridade única podem ser considerados nomes exóticos e nada antiquados, muito pelo contrário, eles têm um ar bem moderno. São nomes que realmente só atraem aqueles que gostam de nomes exclusivos, únicos, com zero chance de conhecer outra pessoa com o mesmo nome. A sua ligação com um ser das águas é um grande atrativo pra muitos que gostam de nomes que tenham ligação com a natureza.




Mesmo este nome sendo único, exclusivo e até com esse ar moderno que citei anteriormente, existe uma referência antiga, a duquesa de Munster Melusine Von de Schulenburg, que viveu no século 17 e nos dias de hoje há a atriz Melusine Mayance.




Qual sua opinião sobre o nome e qual das duas versões te encanta mais?

2 comentários:

  1. Prefiro Melusine, mas na verdade não gostei de nenhum. Achei tanto a grafia qt a sonoridade de ambas as versões desagradáveis. Gostei apenas da figura folclórica.

    ResponderExcluir