quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Odessa


Odessa é um nome do gênero feminino e é classificado como um nome geográfico. É o nome de uma cidade ucraniana que fica na costa norte do Mar Negro, conhecida como ''a pérola do Mar Negro'', o nome foi dado por Catarina, a Grande, Imperatriz da Rússia, que se inspirou na Odisséia de Homero. Ela fez uma escolha original e intrigante!

Odessa, então, pode prover da palavra "odisséia’’, que vem de Odisseu (Odysseus) talvez derivado do grego οδυσσομαι (odyssomai) "odiar". Na lenda grega Odisseu foi um dos heróis gregos que lutaram na Guerra de Tróia.

No sentido figurado, Odisséia é uma viagem cheia de aventuras extraordinárias, é uma narração cheia de peripécias ou ocorrências singulares, variadas e inesperadas. Hoje, quando queremos nos referir a grandes feitos, falamos em façanhas homéricas e por odisséias entendemos os empreendimentos sobre-humanos.

Odisséia é um poema épico do século IX a.C., descrito pelo poeta grego Homero, que narra as aventuras do herói Odisseu, na sua viagem de retorno para “Ítaca’’, após a guerra.

Odessa pode ser considerado como a forma feminina de Odisseu (Odysseus). 
Embora raro hoje em dia, Odessa teve mais popularidade nos Estados Unidos no passado, do que você possa imaginar. Na verdade, foi classificado no Top 1000 todos os anos desde 1880 até 1956.

Apelidos: 
Dessie, Dessa, Odie/Odee.

Variantes: 
Adesha, Adeshia, Adessa, Adessia, Odessia, Odissa, Odyssa, Odyssia.

Cultura Pop:
  • Odessa Green-Luz, personagem principal de "Odessa Again" por Dana Reinhardt;
  • Odessa Cubbage, personagem secundário no vídeo game "Half-Life 2";
  • Odessa, canção/álbum de Bee Gees;
  • Odessa, canção de Caribou;
  • Odessa, Ucrânia;
  • Odessa, Texas, EUA;
  • Nova Odessa, São Paulo, Brasil.
Popularidade:
Em 2013, nos Estados Unidos, Odessa ocupou a posição #2058 no ranking (Top 7000), com 47 registros.

Odessa é um nome absolutamente belo, poderoso, grandioso, há algo de etéreo nele, soa como um ''nome de sereia'', ninfa ou rainha. É incomum, forte e ousado, eu gosto muito e é mais um na minha lista de guilty pleasures.

Ana Clara R. Benício.

Gostam do nome Odessa?

5 comentários:

  1. Geralmente não gosto muito de nomes terminados com Essa ou com Issa. Mas considero Odessa um nome até bastante interessante. lembra-me odalisca. Adorei o texto.

    ResponderExcluir
  2. Ana Clara, parabéns pelo texto e pela escolha de falar sobre Odessa, simplesmente adorei o nome!! Eu o desconhecia, e achei um ótimo nome, realmente parece nome de sereia. É mais uma opção para nomes femininos iniciados por O, q são tão raros.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito! Foi uma surpresa muito agradável! Tenho tendência a achar graça a nomes começados por O, e este, pela ligação à Odisseia, achei um mimo!

    ResponderExcluir
  4. O significado "odiar" não é NADA agradável, ainda que se relacione a epopeias. Acho interessante (e mto engraçado) o fato de muita das vezes adotarmos "dois pesos e duas medidas para nomes", existem nomes com significados negativos, mas que por algum contexto relativizamos (no caso desse por se relacionar a um gênero literário)...ou no caso do nome Emilly (a sonoridade é um mimo), que significa rival...mas torcemos o nariz para nomes com significados positivos, mas que pelo contexto não gostamos, como é o caso de Cassandra, Salomé, Caim... Sobre Odessa, parece o diminutivo do nome Andressa, quando criança fala e não consegue pronunciar o "r" e fala "dêssa" (como apelido acho fofíssimo), apesar de parecer desça. O "o" não tem aquela tonalidade impactante que a vogal faz geralmente (parece aquele: "Ô desça aqui"!)...Odessa lembra tbm obedeça... Para pais que gostaram, é uma opção original com a letra "O", eu fiz as minhas considerações, mas o mundo é pelo justamente por termos opiniões diferentes e por podermos manifestá-las! Se uma Odessa vier ao mundo vai ser uma linda princesinha, sem dúvidas e vai marcar presença pelo nome.

    ResponderExcluir