quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Paz


Um nome literal que se enquadra perfeitamente num estilo muito New Age, hoje em dia cada vez mais apreciado não só em Portugal e no Brasil, mas um pouco por todo o mundo. Há um reconhecimento tácito da importância da Paz na vida das pessoas e no ditar das relações entre povos, para além de ser um valor que se quer difundido na sociedade e nos seus microssistemas. No entanto, apesar de tudo isso, Paz é também um nome feminino muito elegante que transmite quase necessariamente uma mensagem (muito bonita)!

Habituamo-nos a ouvir este nome no composto Maria da Paz, amplamente difundido nas nossas sociedades, dada a tradição cristã que sempre se viveu e sempre foi orientadora da arte de nomear uma criança. Na verdade, Maria da Paz é um dos muitos epítetos de Nossa Senhora, referindo-se a Nossa Senhora da Paz. Hoje em dia, em Portugal, o composto continua a ser utilizado, mas existe a autorização para o desunir e usar Paz de forma independente ou em compostos com outros nomes além de Maria, o que já não acontece com um outro composto também famoso: Maria do Céu.

A título de curiosidade, no Chile, Paz tem sido um dos nomes femininos prediletos do povo, mantendo-se há vários anos em posições de ranking que variam entre as 20-30. Concretamente, em 2012, Paz ocupava a 32ª posição e em 2013 ocupava a 35ª, com um total de 665 meninas assim registadas. No Brasil, o seu uso é bem mais contido, tal como acontece em Portugal, onde em 2014 foram registadas quatro Maria da Paz, uma Maria Paz, uma Victoria Paz e um menino chamado Infante da Paz.

Como referências mundiais temos a famosa atriz espanhola Paz Vega, a atriz Paz de la Huerta, a artista musical de origem francesa Paz Lenchaintin, e o escritor e poeta mexicano Octavio Paz Lozano. La Paz é também o nome da capital da Bolívia e em hebraico Paz significa ouro ou dourado! Considero-o um nome muito bonito, elegante e tranquilo mas não me permito cair no erro de achar que uma Paz será sempre pacífica e sossegada! ;)

Joana Recharte.

Considerariam usar Paz?

8 comentários:

  1. Infante da Paz é realmente um literal bem literal :)
    Gosto de Paz e de compostos com este nomes: Maria da Paz, Maria Paz, Victoria Paz... pessoalmente adoro Melina Paz.

    Ps: o texto está excelente!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Telma :) Realmente, Infante da Paz é do mais literal que pode haver :)

      Excluir
  2. Gosto de Paz, como gosto de Luz. Victoria Paz me lembrou Rebelde, onde havia uma amiga da Mia Colucci (Anahí Giovanna), que se chamava assim, interpretada pela Angelique Boyer ;).

    ResponderExcluir
  3. Foto belíssima e ótimo texto! Acho Paz um nome muito literal, prefiro nomes q tenham paz como significado, como por expl Irene. No Brasil Paz também é usado como sobrenome.

    ResponderExcluir
  4. Victoria Paz 💜 Tão lindo!! Gosto muito de Paz, adorei o post.

    ResponderExcluir
  5. acho Paz bonito e muito bom para composições :)

    ResponderExcluir
  6. Até, então eu não gosta do meu nome !!!! Agora vejo, qual o significado e paz esses nomes traz .... Mariadapaz ... amei o texto...

    ResponderExcluir
  7. Chamo-me Maria da Paz, a maioria me chamam DaPaz ou Maria, foi uma homenagem que mãe fez a uma amiga confidente. É muito bonito e bom!

    ResponderExcluir