sábado, 3 de outubro de 2015

Ravi

Ravi por Kenny Bassett.
Venho falar hoje de um nome forte, curto, doce, e que tem um grande significado. Eu gosto muito dele. Remete-me uma paz, mas sem ser “sem sal, sem graça”. Tem sua pitada de alegria. Vamos conferir e saber se você concorda com a minha opinião?

Ravi é indiano e do hinduísmo.  Essa é a forma hindu escrita: वि.

Significa "sol" em sânscrito. Ravi é um deus Hindu do sol, às vezes comparado com Surya. Há também um rio com este nome. O rio Ravi, é um rio localizado na Índia e Paquistão, afluente do rio Indo. É um dos cinco rios que dão o seu nome à região do Punjab. Era conhecido como Parushani ou Iravati pelos antigos indianos e chamado Hydraotes pelos antigos gregos. A beleza romântica das paisagens do vale do Ravi é fonte de inspiração para a tradição poética do Punjab. No antigo Veda descreve-se que parte da batalha dos dez reis foi travada sobre o rio Parushani, que segundo Yaska (nirukta 9.26) se refere ao rio Iravati (rio Ravi) no Punjab. Macdonell e Keith escrevem que "o nome [Parusni] é seguramente o do rio que mais tarde se chamou Ravi (Iravati)". Na língua francesa, Ravi é um literal, sua tradução é “encantado”.

Muitos acham que Ravid é uma variante, por se comparar Davi e David. Mas não, Ravid é um nome hebraico unissex que nada tem a ver com Ravi. Nomes semelhantes: Davi, Lavi, Levi e Rabi.

No Brasil o nome é bem raro. Não se encontra no ranking dos 100 mais registrados e nenhuma vez sequer entrou. Agora pode ter um pico leve de popularidade por causa da novela que está sendo reprisada “Caminho das Índias”, onde tem um Ravi. Em SP no ano de 2014 foram registrados 65 meninos. Já em Portugal, o que não é diferente, a raridade continua. Em 2014 foram registrados apenas 9 meninos. O nome esteve em 8 compostos, são eles: Vicente Ravi, Guilherme Ravi, Diego Ravi, Ravi Alexandre, Ravi Omar (bem temático), Ravi Afonso, Ravi Lucas e Ravi Salomão. Na Holanda o nome está na posição 127º do ranking de 2014. Na Índia, seu país de origem, infelizmente não se encontra ranking.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Behind the Name, os entrevistados acham que:
72% muito bom, 88% masculino, 59% moderno, 64% jovem, 52% informal, 55% robusto, 54% urbano, 60% maravilhoso, 76% forte, 69% refinado, 76% incomum, 81% simples, 62% sério;

Personalidades famosas:
  • Ravi Zacharias - evangelista e apologista cristão indiano;
  • Ravi Shankar - compositor e músico indiano;
  • Ravi Shastri – jogador de críquete indiano;
  • Ravi Dubey – modelo indiano;
  • Ravi Bopara – jogador de críquete inglês;
  • Ravi Bhatia ator indiano;

Yasmim Paiva.

O que acham de Ravi? Gostam de mais nomes indianos? 

36 comentários:

  1. Acho esse nome muito simpático, tem sua beleza. Poderia ser uma opção ao super popular Davi.

    ResponderExcluir
  2. Adoro nomes indianos e Ravi é um dos meus favoritos. Os compostos ficaram lindos...

    ResponderExcluir
  3. Maravilhoso, lindo, só vejo qualidades nesse nome.

    ResponderExcluir
  4. acredito que esse nome seja uma ótima alternativa ao mega popular Davi. Além disso, o significado é um ótimo bônus. Junto com Levi, é um dos curtinhos que eu mais gosto.

    ResponderExcluir
  5. Tenho um precipício por nomes indianos. Apesar de conhecer Ravi de longa data, sempre o associei ao apelido espanhol de "Javier" e, por isso, implicava bastante com o nome. Aprendi a gostar com a Camilla Barros e Ravi acabou entrando no meu top 10 masculino :p

    ResponderExcluir
  6. Lindo nome. Ao pronunciar fico encantanda!

    ResponderExcluir
  7. Estou a espera do meu sol, meu Ravi. Que veio para iluminar meus dias.

    ResponderExcluir
  8. Eu Tenho um Raví Miguel. Que faz minha vida brilhar.

    ResponderExcluir
  9. Gosto de nomes indianos, e vou revelar que adoro o composto Iosef Ravi.
    E gostaria de conhecer o significado do nome Iosef.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guadalupe, Iosef é uma variante do nome José e tem, portanto, o mesmo significado que José: aquele que acrescenta. Espero ter ajudado!

      Excluir
  10. Lindo esse nome! É o nome do meu Sol, Meu Ravi, que nasceu dia 4 de Julho de 2018. Amei esse nome desde o primeiro instante!!

    ResponderExcluir
  11. That's incredible! Our son Ravi was born on the same day, 4th of July 2018! That day the sun was shining brightly and so we gave our first son that name means sun in indish language. The name Ravi is pretty unknown here in Germany why we are asked many times to explain the name. But we still love that name for our lovely son Ravi.

    ResponderExcluir
  12. Que lindo! Será o nome do meu Príncipe!

    ResponderExcluir
  13. Em pleno inverno vou dar a luz ao meu sol chamado Ravi.

    ResponderExcluir
  14. Meu Sol nasceu dia 11 de abril de 2017. Ravi, meu menino Sol

    ResponderExcluir
  15. Amo esse nome o meu vai ser Ravi Bernardo o meu pequeno sol vai chegar no final de maio meu presente de dia das mães

    ResponderExcluir
  16. Amo esse nome o pequeno sol vai se chamar Lucca Ravy.

    ResponderExcluir
  17. Me apaixonei por esse nome, meu solzinho vai chegar em outubro. Meu Ravi

    ResponderExcluir
  18. Ravi Heitor vai ser o nome do sol q vem para iluminar minha vida ☀

    ResponderExcluir
  19. Queria colocar no meu Christian Ravi ou Ravi Alessandro esse aqui e o pai que quer colocar o que acham dos nomes ? Me ajudem

    ResponderExcluir
  20. Nome do meu filho ♥️ amo nomes curtos e composto o meu é Ravi Bernardo

    ResponderExcluir
  21. Lorenzo Ravi 💙nome do meu príncipe

    ResponderExcluir
  22. Respostas
    1. Eu ia colocar Rhavi Miguel, mais fiquei sabendo que era o nome de um bebê que mora aqui na mesma rua, vão falar que é inverja, eu gostei tanto desse nome

      Excluir
    2. Meu e rhavi Miguel

      Excluir
  23. A mãe de meu filho, quer colocar Ravi e eu Adonis, então chegamos numa conclusão de deixar jonh Ravi o que acharam é meu sobre nome jhones então colocamos John

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você gostou do nome John? Se gostou ficará perfeito..

      Excluir
    2. Meu filho nasceu em 05/02/21 em meio a um caos político no Brasil e em meio a pandemia do corona vírus. Ele chegou trazendo luz e esperança. Seu nome é Ravi.

      Excluir
  24. Gosto muito do composto Hugo Ravi

    ResponderExcluir