quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Romina



Este é um nome italiano que deriva de Romanus e seu significado é "romana". Romina, em nosso idioma, é um nome muito incomum de se ver nas ruas, porém em países de lingua espanhola, principalmente na América Latina, visto que na Espanha não é um nome muito comum, mesmo sendo familiar, este nome é bastante popular. Hoje em dia, Romina não é tão usado quanto no final dos anos 80 e 90, mas mesmo assim é  usado nos dias de hoje e considerado no mundo hispânico um nome atemporal. 



Sua terminação -ina é uma das queridinhas, já que há diversos nomes com esta terminação que estão no ranking de nomes tanto no Brasil, quanto em Portugal, principalmente no Brasil, com o nome Valentina e Marina é um desses novos queridinhos que cada vez ganha mais e mais registros. O fato de ter uma ligação com o mundo hispânico e ser um nome italiano, me faz pensar em um nome sexy.



Romina sendo um nome medieval e raro já ganha pontos para entrar na lista de muita gente, o diminutivo Mina também é um atrativo para quem leva em conta essa qualidade na hora de escolher o nome. A inicial não é muito comum em nomes femininos, o que dá mais força à sua sonoridade e o final -mina deixa mais suave aos ouvidos. Sendo assim, podemos concluir que é um nome de sonoridade equilibrada a forte, de muita presença e chama atenção na primeira vez que é visto ou que o ouvem. 



Romina Yan, atriz argentina, Romina Power, cantora italiana, Romina Gaetani, atriz e cantora argentina são algumas das celebridades hispânicas e italianas que levam o nome de Romina ao conhecimento nesses países e mostram como esse nome tem a cara do mundo hispânico e italiano e para quem gosta disso, pode-se pensar que é uma qualidade bônus que o nome tem. 



Gostam do nome Romina?

11 comentários:

  1. Adoro Romina. Junto de Rubi, são os únicos nomes femininos com R que gosto.

    ResponderExcluir
  2. Prefiro Romana, conheço uma jovem com esse nome e acho lindoo! Romina também não é ruim.

    ResponderExcluir
  3. Não gosto muito... acho um pouco agressivo o RO apesar de gostar muito da terminação.

    ResponderExcluir
  4. Não gostei...me lembra rumina, do verbo ruminar.

    ResponderExcluir
  5. Também lembrou o verbo ruminar, e gosto mais da versão Romana, ou ainda, do argentino Romanella.

    ResponderExcluir
  6. É um nome lindo,adoro.É raro conhecer alguém com mesmo nome que eu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Romina. Meu nome também é Romina! Meus pai me deram este nome, fazendo menção a uma cidade na Itália. Meu pai era italiano.

      Excluir
  7. Meu nome é Romina e particularmente adoroooo e a minha mãe soube combinar, Romina Helena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu nome também é Romina. Minha mae acertou também! Romina Gladis!

      Excluir
  8. Oi! O meu Romina foi em homenagem a filha de Taironi Power,ator preferido do meu avô. Ela se chamava Romina Power!Adoro o meu nome!❤

    ResponderExcluir
  9. Eu amo o meu nome e raro de ver pessoas com esse nome 😍

    ResponderExcluir