sábado, 10 de outubro de 2015

Sancho


O meu encanto por Sancho é de tal forma grande, que mal sei como começar este texto!

Ouvi pela primeira vez este nome, como deve ter sido o caso de muitas pessoas, numa aula de História em que se falava dos primeiros reis de Portugal e Sancho cativou-me à primeira. Pensei logo: "Sancho? Que giro!" e pus-me a perguntar a amigos mais chegados e alguns familiares o que achavam do nome. A recepção foi maioritariamente negativa para surpresa e grande tristeza minha. Ou torciam o nariz ou exclamavam logo: "Sancho? Sancho Pança!" E eu que nunca tinha ouvido falar desta personagem dei por mim a quase esquecer deste nome até anos mais tarde em que comecei a pensar em nomes para um futuro filho.

Acho lindo, charmoso e com muita pinta! E não vejo o porquê da personagem do romance de Cervantes seja um entrave assim tão grande já que o Sancho Pança é uma personagem bem simpática e afinal de contas o romance "D.Quixote" é um dos clássicos mais conceituados da literatura.

Sendo eu uma apaixonada por livros a associação a este livro ainda dá um toque mais especial ao nome. Quanto aos desenhos-animados que deram há 40 anos atrás e marcaram uma geração, não devem ter mais influência já que as crianças de agora nunca ouviram falar dessa série. Duvido que um Sancho sofra de brincadeiras no recreio por causa disso, só os avós se lembrarão e cá entre nós, eu dei uma espreitadela a série e não vi nada de mal, achei até o máximo! Associar este nome a isso não tem nada a ver com associar por exemplo Adolfo ao Hitler, este sim um portador negativo desse nome e que faz com que não se use mais Adolfo. Agora Sancho?
Continuando...

O nome Sancho deriva muito provavelmente do latim "sanctus", tendo então como significado "santo". É de origem basca, sendo os originais: Santxo, Santzo, Santso e Antzo.

Sancho foi um nome muitíssimo usado na Espanha e em Portugal na Idade Média, e como já disse é o nome dos nossos primeiros reis e de muitos príncipes da região da Península Ibérica. Eu penso em Sancho e imagino logo cavaleiros e donzelas e tudo o que essa época acarreta. É irresistível!

Por isso, amantes de nomes da monarquia porque não considerar Sancho em vez dos super populares Afonso e Dinis? Ou até porque não um Sancho irmão do Duarte ou do Dinis? É um nome relativamente fácil de promunciar em qualquer lugar e tem tanto charme!

Sancho é também um sobrenome relativamente familiar, posso até arriscar em dizer que são mais os que têm apelido Sancho que os que têm Sancho como nome próprio nos dias de hoje.

Desde a Idade Média para cá que este nome vem caindo em desuso, assim como outros do género como Lopo e Mendo, mas ao consultar a lista de registos anuais em Portugal têm nascido à volta de 5 crianças apelidadas de Sancho por ano, o que me deixa absolutamente encantada.

Segue a lista com algumas personalidades Sancho:
  • Duques de Gasconha: Sancho I, Sancho II, Sancho III, Sancho IV, Sancho V, Sancho VI;
  • Reis de Leão e Castela: Sancho I, Sancho II, Sancho III, Sancho IV;
  • Conde de Castela: Sancho Garcia;
  • Reis de Portugal: D. Sancho I, o Povoador e D. Sancho II, O Capelo;
  • Rei de Maiorca: Sancho;
  • General Sancho Manoel de Vilhena, primeiro conde de Vila Flor.

Não sei o quanto este nome é usado no Brasil mas encontrei uma localidade/bairro no Recife, Pernambuco que se dá pelo nome de Sancho. Gostaria de saber o quanto este nome é conhecido no Brasil e se seria um nome a considerar usar. Qual seria a recepção?

Eu não preciso dizer que eu usaria, e muito provavelmente o irei usar sim. Amo o nome Sancho!

E em Portugal, quem usaria este nome? Será que poderia ser mais aceite se as pessoas olhassem para ele com novos olhos?

Fontes Consultadas:
Behind The Name, Wikipedia.

34 comentários:

  1. Claudia antes de mais nada, parabéns pelo texto! Percebe-se logo que foi escrito com muito carinho! Em relação à Sancho, esse é um nome muito incomum no Brasil, diria q até desconhecido. Existe o sobrenome Sanchez, q não sei se tem ligação com Sancho. Talvez aqui fosse visto como alcunha de algum outro nome. Eu aprendi a gostar de Sancho com vc Claudia, até então só fazia a ligação com o personagem de Dom Quixote.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Patrícia! Não sei o que aconteceu, acho que ao modificar o texto acabei por deixar de fora essa parte, que pena. Sim Sanchez é a forma patronimica de Sancho. E é um sobrenome bastante comum em países hispânicos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imaginei q Sanchez e Sancho tivessem ligação mesmo. Sanchez é um sobrenome usado no Brasil, não é extremamente popular, mas é relativamente usado e conhecido.

      Excluir
  3. Cláudia adoro a maneira como escreves.
    Sancho tem o significado Santo que é o meu apelido por isso não usaria mas gosto de Sancho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz e honrado por ter o meu sobrenome Sancho e agora a minha esposa também levar esse sobrenome que já existe a muitos anos atrás e saber que quase todos os países do mundo tem esse sobrenome

      Excluir
  4. Cláudia adoro a maneira como escreves.
    Sancho tem o significado Santo que é o meu apelido por isso não usaria mas gosto de Sancho.

    ResponderExcluir
  5. Gosto de Sancho! Comecei a gostar por causa de ti, antes só relacionava com Dom Quixote!

    ResponderExcluir
  6. É um nome que, aparentemente, ficou preso dentro dos livros de História e no momento, não consegue “escapar” para a realidade.

    No Brasil, por sua vez, ele também ficou preso dentro de um livro, mas não de História, e sim, de “estória”, com o memorável personagem Sancho Pança

    É um nome aprisionado nos livros mesmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com muita pena minha... Mas se existem agora Daenerys por exemplo será que Sancho sendo também de um livro, não poderá ser um nome usável também?

      Excluir
  7. ola Claudia!:)
    jorge Sancho Galego , Artista Portugués e tambem "SANCHO" para conhecer melhor!:) ; www.galego.fr
    cdt
    jorge

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Oh o primeiro Sancho que conheço! :D
      Obrigada pelo comentário, fui dar uma espreitadela à página e gostei muito do seu trabalho.
      Ah gosto do composto Jorge Sancho, apesar de não morrer de amores por Jorge. Mas Sancho dá outro ar a Jorge. :)

      Cláudia

      Excluir
  8. Olá boa Tarde. .. obg por mim fazerem entender o significado do meu nome, não saia como é linda a história deste nome

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho, orgulhosamente, um filho chamado Sancho. Já tinha nome antes de ter nascido. Foi escolhido por aliteração com os apelidos e apesar de ter contado ser um nome antigo/clássico, que me faz lembrar cavaleiros, reis, príncipes... foi principal inspiração da escolha o Sancho Pança. O primeiro sidekick da literatura não é um palhaço gordo, como alguns tendem a pensar mas a representação do realismo sarcástico, do pragmatismo cómico, da ironia (o outro é o nobre maluco). Mais uma curiosidade sobre o nome: no México, o Sancho é o amante da mulher casada. Acho que esse lado 'malandro' ainda lhe acrescenta mais charme.

    ResponderExcluir
  10. Sempre desejei sabe a origem do nome do meu avô Fiel Sancho dos Reis.

    ResponderExcluir
  11. meu sobrenome e sancho achei esse blog pq procurava a origem do meu sobrenome

    ResponderExcluir
  12. Oi moro em Recife e meu nome é Sandro Sancho.

    ResponderExcluir
  13. olá, sou do Rio de janeiro e meu sobrenome é Sancho.

    ResponderExcluir
  14. Euzari Sancho,adorei os comentários sobre meu sobre nome.So ouvir falar de alguns jogadores estrangeiro com esse sobrenome.Agora sei que existem vários SANCHO.Acho lindo e é da família por parte do meu amado pae.Sera que tem alguma família por aí ??kkkkk.

    ResponderExcluir
  15. Sandro SANCHO será que vc é da família dos SANCHO de Igaracy? Se for é tbm da minha família kkkk,mas moro em João PESSOA,Pb.

    ResponderExcluir
  16. Meu sobrenome é Sancho, sou uma pessoa muito curiosa e vim pesquisar mais sobre o meu sobrenome para saber a origem pois só sabia que era de origem espanhola, mas gostei muito do texto super explicado e agora me sinto honrado com esse sobrenome por conta da maneira que você elogio ele porque muita gente faz piada realmente com o Sancho pança mas mesmo assim sempre gostei do meu sobrenome e agora além de gostar como disse também me sinto honrado.

    ResponderExcluir
  17. Parabéns pelo texto, pois ele foi muito bem detalhado e pudemos lê-lo de forma carinhosa pela escrita.
    Meu sobrenome é Sancho. Pedro Sancho e fico feliz por descobrir a origem e principalmente por saber que o significado é Santo. Por isso me alegrei ainda mais com meu sobrenome.

    ResponderExcluir
  18. Eu tenho o sobrenome sancho , até fico curioso pra saber de onde vem esse sobre nome , lendo agora sobre isso , a crédito até que em minha família tenhamos descendentes europeus . Mas não sei como descobri , com o texto até que dá pra começar a pesquisa , por que já sei onde esse nome era popularmente utilizado .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha avó materna é sancho. Descendente de espanhois. Fico feliz em ver tanta gente com o sobrenome dela.

      Excluir
  19. boa noite sou sancho tambem nilson sancho da silva sou de sidrolandia ms

    ResponderExcluir
  20. Boa noite a todos, gostei bastante do que li a propósito do nome Sancho.
    Para vossa informação há em Portugal, nomeadamente em S. Brás de Alportel , Algarve uma família ou duas de apelido Sancho. Muitos Sancho rumaram a outras terras, especialmente aqueles ligados a indústria corticeira. Expl. Alhos Vedros, Barreiro, Montigo etc.

    ResponderExcluir
  21. Olá, o sobrenome da minha família é Sancho. O meu passou para Sanches, creio que por erro na hora do registro.

    ResponderExcluir
  22. Meu avô tinha esse nome. Sancho Ferreira da Cruz. Singular!

    ResponderExcluir
  23. Olá, meu sobrenome é Sancho tive curiosidade de saber a origem e fui direcionado a este comentário sobre o quê eu procurava, muito interessante..

    ResponderExcluir
  24. Eu fico muito feliz de saber dá importância e valor desse nome que eu carrego no meu sobrenome e a minha esposa. Fora os meus familiares, só descobri alguém fora da família com esse nome é o jogador do Manchester United Jadon Sancho.

    ResponderExcluir
  25. sou de Meruoca e meu sobrenome também é Sancho me orgulho desse nome.

    ResponderExcluir
  26. Meu nome é. Mauro Sancho


    ResponderExcluir
  27. Boa noite, Cláudia.
    Sancho é o sobrenome materno de minha mãe. Todos nossos parentes nasceram em Piripiri Piauí.

    ResponderExcluir
  28. Oi, Cláudia.
    Voltando para dizer que meus familiares têm orgulho do sobrenome Sancho. Meus tios e primos maternos assinam Sancho dos Reis.

    ResponderExcluir