segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Siena


Lindo, elegante, iluminado, feminino, é isso que esse nome me transmite. Tem uma aura meio “hippie tímida”. Tímida porque muitos não sabem de seu significado relacionado à cor. É um nome que cresce com a pessoa, nem antiquado demais e nem moderno demais; internacional, o que também é um requisito importante. Lembra a sonoridade “cien” de ciento, número 100 em espanhol.

Siena é a forma italiana de Sienna que é de origem inglesa moderna.

A partir da palavra em inglês que significa "vermelho-alaranjado". Em lituano é literal e a palavra "siena" significa "parede". É em última análise, a partir do nome da cidade de Siena, Itália, por causa da cor da argila de . Em português é também chamada de SenaSegundo a mitologia romana, Siena foi fundada por Sênio, filho de Remo, e podem-se encontrar numerosas estátuas e obras de arte mostrando, tal como em Roma, os irmãos amamentados pela loba. Foi um povoamento etrusco e depois colônia romana (Saena Julia) refundada pelo imperador Augusto. Era, contudo, uma pequena povoação, longe das rotas principais do Império. No século V, torna-se sede de uma Siena cristã. A cidade e sede de comuna italiana na região da Toscana, província do mesmo nome, tem cerca de 52.775 habitantes. Estende-se por uma área de 118 km², tendo uma densidade populacional de 447 hab/km². Siena é universalmente conhecida pelo seu patrimônio artístico e pela notável unidade estilística do seu centro histórico, classificado pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade.

Uma das responsáveis pela popularização do nome foi Santa Catarina de Siena, uma das padroeiras da Itália, juntamente com São Francisco de Assis.

O nome não se encontra nos rankings do BabyCenter Brasil e nem no da ARPEN/SP pois é muito incomum, felizmente, mesmo depois do nascimento de Sienna Lima, filha da super top model Adriana Lima que também tem uma Valentina. Em Portugal, nasceu apenas uma Siena, nessa variante, com o composto Siena Patrícia. Já com a variante mais internacional, Sienna, nasceram três, duas delas com os compostos Sienna Kyara e Sienna Jennifer (Creio que os pais devem apreciar bastante a letra N duplicada). Popularidade no mundo: Austrália 16º, Inglaterra 20º, Nova Zelândia 26º, Irlanda do Norte 38º, Escócia 51º, Canadá 66º, Irlanda 81º, Estados Unidos 260º e Holanda 360º.

Acredito que a filha de Ellen Pompeo, Sienna May (irmã de Stella Luna) e a filha de Soleil Moon, Poet Sienna Rose (irmã de Jagger Joseph Blue e Lyric Sonny Roads) tenham aumentado mais ainda a popularidade do nome.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Behind the Name, os entrevistados acham que:
76% muito bom, 98% feminino, 61% moderno, 63% jovial, 51% informal, 62% incomum, 70% natural, 73% maravilhoso, 52% forte, 77% refinado, 56% sério.

Curiosidade sobre a cor:
Do italiano, terra di Siena, (“Siena terra”) é um pigmento terra contendo óxido de ferro e óxido de manganês. Em seu estado natural, é castanho-amarelado e é chamado Sienna cru. Quando aquecido, torna-se um marrom avermelhado e é chamado Sienna queimado. Ela leva o seu nome a partir da cidade-estado de Siena, onde foi produzido durante o Renascimento. Junto com ocre e ferrugem, que foi um dos primeiros pigmentos para ser usado por humanos, a argila encontra-se em muitas pinturas de caverna. Desde a Renascença, tem sido um dos pigmentos marrons mais utilizados por artistas. O primeiro uso registrado de Sienna como um nome de cor em inglês foi em 1760. É notória a preferência da letra duplicada para os americanos.

Personalidades famosas:
  • Siena Mirabella – vlogger americana;
  • Sienna Miller - atriz, modelo e estilista norte-americana radicada no Reino Unido. Conhecida por filmes como G.I. Joe: A Origem de Cobra e Stardust - O Mistério da Estrela;
  • Sienna Guillory - atriz britânica e ex-modelo. Ela é conhecida por interpretar o papel-título na minissérie de TV, Helena de Tróia, sua interpretação de Jill Valentine na ficção científica de ação filme de terror Resident Evil: Apocalypse;
  • Siena McMahon - personagem principal do romance Adored por Tilly Bagshawe;
  • Sienna Devereux – bela personagem jovem, que tem o cabelo escuro brilhante, pele e lábios claros e que brilham um profundo rosa vermelho da série de livros Vampire Beach;

Yasmim Paiva.


O que pensam de Siena? Gostam de nomes relacionados a cores?

6 comentários:

  1. Adoro nomes relacionados a cores! Tenho vindo a simpatizar mais com Siena, até pouco tempo atrás o associava muito ao nome do carro, ultimamente faço a ligação com a cor. Adorei a foto, tem bem o tom de Siena :)

    ResponderExcluir
  2. Adoro! E a Sienna Miller é a "Sienna" perfeita! Para mim uma Sienna é bonita, moderna e elegante. Também gosto de Siena.

    ResponderExcluir
  3. passei a gostar mais do nome por causa do post :) ! não adoro, mas simpatizo agora :D

    ResponderExcluir
  4. Adoro! Pena ser nome de carro popular, não tira a beleza do nome mas me impossibilita de usá-lo.

    ResponderExcluir
  5. É bonito...lembra Selena e Serena. O problema é a questão do carro...sofre o mesmo problema de Opala e Ônix :/ , mas para quem não vê problema é uma escolha interessante!

    ResponderExcluir