terça-feira, 27 de outubro de 2015

Tito


Tito é uma opção pouco comum no universo luso-brasileiro, mas mesmo assim desconfio seriamente que já todos ouvimos falar neste nome masculino! Vem do grego titos, que significa gigante, palavra que já tinha influência do etrusco tuer (defender). Assim, pode-se assumir que Tito significa o gigante defensor ou o titã protetor. Um significado grandioso para uma criança que se quer especial e proactiva.

Foi um nome próprio muito utilizado na Antiga Roma, difundindo-se com etimologia relacionada com a palavra latina titulus, que significaria quase literalmente um título ou menção honrosa. Partia-se do pressuposto, então que Tito seria uma pessoa honrada e digna. Mais uma leitura que pode muito bem ir ao encontro daquilo que se pretende focar na educação de um filho, se vos fizer sentido.

Na verdade, Tito foi nome de um Imperador Romano, cuja história inspirou Mozart a criar aquela que seria a sua última ópera: “A Clemência de Tito”, e antes já havia inspirado Shakespeare (1593) a criar aquela que é a sua peça mais controversa: A lamentável tragédia de Tito Andrónico. Já agora, e para fechar o capítulo da Antiga Roma, refiro que umas das personagens da famosa série Roma era precisamente o polémico soldado Titus Pullo.

Foi também o nome de um Santo, referido no Novo Testamento como discípulo e companheiro de viagem de São Paulo, que viria a tornar-se, mais tarde, Bispo de Creta. Nome de um historiador latino (Tito Lívio) e do Marechal Tito, político comunista jugoslavo que, durante anos e anos, foi presidente da Jugoslávia. Em sua homenagem, nasceram muitos Titos um pouco por todos os lados, entre os quais um dos fundadores do Partido Socialista (Tito de Morais).

Embora presente em Portugal, até 1980 o nome nunca excedeu os 30 registos, mantendo-se absolutamente discreto entre nós. Em 2014, foram registados sete meninos chamados Tito e o composto Tito Lourenço. No Brasil, o nome tem obedecido aos mesmos parâmetros, mantendo-se longo dos focos das grandes massas! Pessoalmente, acho-o um nome muito querido, mas cuja sonoridade não deixa que nos esqueçamos do quão forte ele é! É elegante e transmite uma sensação de poder que me cativa ligeiramente.

Joana Recharte.


Na vossa opinião, Tito tem sido subvalorizado?

8 comentários: