quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Vito


Compreender a origem e o significado do nome Vito nem sempre foi fácil. Muitas vezes entendido como uma variante da palavra germânica wido que deu origem a Guido (que remete para os bosques), ou como diminutivo de Vitório (o triunfo, a vitória) ou de Vítor (a conquista), Vito viu-se assim “reduzido” a diminutivo aos olhos da população geral. Poderia, de facto, ter sido um diminutivo como outros tantos, que ganhou a força de nome próprio, mas, folgo em saber que hoje a origem e significado de Vito já não são obscuras, pelo contrário, são claras como a água.

Vito tem origem na palavra vitus, que significada nada mais, nada menos que vida! É, portanto, a versão masculina de Vita, um literal italiano que já tivemos a oportunidade de abordar aqui no Blog e embora Vita não conste na lista de nomes admitidos em Portugal, o mesmo não acontece com Vito, que consta e vem seguindo de um bonito “Sim”! No entanto, o seu uso não é frequente, tendo nascidos dois Vito no ano de 1922, dois em 1942, 1946, 1951, 1958 e 1968, o que configura um total de 12 nascidos no espaço de quatro décadas. Podemos, então, afirmar que Vito é nome raro em Portugal e os dados mais recentes parecem favorecer esta teoria: em 2014 não foi registado nenhum Vito, nem em compostos. E no Brasil, infelizmente, o cenário duplica-se! O mesmo não acontece na Croácia, onde em 2009, Vito era o 33º nome mais utilizado para rapazes, nem na Eslovénia onde é um nome muito comum, mantendo-se estável no top 100, sendo que em 2012 atingiu a fasquia do 50º nome mais usado no país!

Como referência temos São Vito, um mártir italiano do século IV, também padroeiro dos dançarinos, dos atores e dos comediantes, sendo evocado também para proteger do ataque de animais, relâmpagos e do dormir demasiado (por esta lógica, dava-me muito jeito ter um Vito como despertador matinal)! Temos também Vito Russo, um ativista americano, Vito Dumar, um marinheiro argentino que deu a volta ao mundo sozinho e as personagens fictícias Vito Spatafore (The Sopranos) e o inigualável Don Vito Corleone, mais conhecido como o Padrinho (The Godfather, 1972, um filme de Mario Puzo e Francis Ford Coppola)!

Joana Recharte.

Que acham de Vito, eram capazes de o usar?

9 comentários:

  1. Não sabia que existia este nome. Não gostei... porque parece Vitó sem acento. Vitório já gosto imenso... acho que por ser tão curto também não ajuda.

    ResponderExcluir
  2. Assim como a Claudia, eu tb não sabia da existência desse nome. Acho q não funciona muito bem como nome próprio, parece Vítor escrito errado, faltando o r final. Já como apelido para Vitório é uma boa pedida!!

    ResponderExcluir
  3. Tem uma sonoridade legal, mas prefiro Vítor ou Vitório. Lembrei do livro Vito Grandam: uma história de voos, de Ziraldo.

    ResponderExcluir
  4. Pois eu gosto muito, tanto gosto que coloquei o nome do meu único de VITO, e é muito bem recebido pelas pessoas. VITO = VIDA...Sim, meu filho é vida!! #0brigadadenada

    ResponderExcluir
  5. Eu acho lindo original , queria muito por no filho que estou esperando mais meu marido ei há filha não querem 😓

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Pretendo colocar este nome no meu segundo filho, descobri assistindo poderoso chefão mas me apaixonei pelo significado: VIDA ��

    ResponderExcluir
  8. Meu filho se chama Vito. Por algum tempo ele corrigia as pessoas.. mas na escola ninguém se importa por nao ser “vitor”! Vito é lindo e diferente! Nome forte 😍

    ResponderExcluir
  9. Meu menino se chama Vito ,origem Italiana nome forte e ousado ! Se pronuncia como Veeto em italiano , significa Vida ! Viva Vito

    ResponderExcluir