quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Zelena


Ao ouvir o nome Zelena pela primeira vez, de imediato achei que se tratasse de alguma variante de Helena. E qual não foi minha surpresa ao saber que ele é um nome literal e corresponde, nada mais, nada menos, à palavra verde em croata e esloveno!

Existem algumas fontes que apontam Zelena como sendo uma variante de Selena, que por sua vez é a forma latinizada de Selene, nome de origem grega que significa "lua". Não sei se essa é uma hipótese muito concreta, o que posso afirmar, de fato, é que Zelena é a cor verde nas línguas citadas.

Em uma forma muito parecida, mas com a pronúncia um pouco diferente, acentuada, encontramos Zelená, verde em eslovaco e tcheco.

Verde em outros idiomas (reparem nas outras línguas eslavas e como seus correspondentes também são interessantes):
verde (espanhol e italiano), vert (francês), green (inglês), grün (alemão), zöld (húngaro), zielony (polonês), zelenyy (russo e ucraniano), zelen (sérvio, búlgaro, bósnio), zeleni (macedônico).

Foi levando em conta seu significado literal que Zelena foi o nome escolhido para a Bruxa Má do Oeste (interpretada pela atriz Rebecca Mader) no seriado Once Upon a Time, famoso por abordar personagens dos contos de fadas e de histórias clássicas infantis. Essa escolha pela literalidade, provavelmente se deve ao fato da Bruxa Má do Oeste ter como ponto forte de sua caracterização, a pele verde. A cor verde da personagem foi introduzida a partir do filme O Mágico de Oz, de 1939 (no livro que dá origem ao filme não há essa menção) e tem tido continuidade em representações literárias, cinematográficas, televisivas e teatrais posteriores.

Particularmente achei a escolha do nome Zelena sensacional, ao mesmo tempo que soa como um nome exótico e misterioso, está intimamente ligado à personagem, já que ser verde é uma de suas características mais marcantes.

À título de curiosidade, outros nomes que a Bruxa Má do Oeste ganhou em outras produçòes:

  • Evilene - na peça e filme The Wiz (1974 e 1978);
  • Elphaba - no livro e peça The Wicked (1995 e 2003);
  • Theodora - no filme Oz, Mágico e Poderoso (2013)
Zelena é um nome raríssimo no Brasil e em Portugal (não é nem admitido), mas nos Estados Unidos temos informações de seus registros. De 1880 a 2014 foram registradas 88 meninas com o nome Zelena nesse país, sendo que o período de maior uso se deu em 2014, com 13 registros (efeito Once Upon a Time?). 

Locais que levam Zelena no nome:

  • Zelena em Buchaid Raion, à oeste da Ucrânia;
  • Zelena Laguna, ponto turístico na Croácia.

Anelez é um anagrama para Zelena. E não é que Anelez também poderia funcionar como nome próprio?

O que me encanta em Zelena, além do ar de mistério, é a sua ligação com a cor verde. Me remete à esperança, ao equilíbrio. O verde é uma cor calmante, que harmoniza e tem ação refrescante. Representa as energias da natureza. Para os egípcios o verde era a cor da pele do deus Osíris. Ele era o deus da vida e da morte e era chamado também de "o grande verde". Os animais verdes eram sagrados. De acordo com a cromoterapia a cor verde tem ação anti-infecciosa, diminui o stress e promove o equilíbrio interno. Está associada ao coração, ao amor e à cura de doenças.

Acho Zelena um grande nome, literal em outros idiomas, mas perfeitamente assimilado como nome próprio em português, dada a sua similaridade com os já citados Helena e Selena. É diferente sem causar estranheza, não tem dificuldade na pronúncia e na escrita. A aura mágica e mística é muito presente pra mim, geralmente nomes iniciados por Z me causam essa sensação. Carrega exotismo e marca presença. Enfim, acho um belo nome!

E vocês, quais seus pensamentos sobre Zelena?

Fontes Consultadas:

Follow the Colours, Nameberry, Names Org, Tua Saúde, Wikipédia.

10 comentários:

  1. Eu sou daquelas pessoas que fica maravilhada feito uma criança que vê uma borboleta colorida quando me deparo com um nome totalmente novo para mim e que soa bem aos meus ouvidos. É como uma descoberta de um pequeno tesouro. Obrigada Patrícia por nos proporcionar essas pequenas grandes alegrias.

    ResponderExcluir
  2. Gosto tanto de Zelena! Ouvi pela primeira vez na série citada no texto, Once Upon a Time, e fiquei imediatamente encantada. Concordo com tudo o que for escrito neste texto, ele é realmente exótico e marcante! Desconhecia a associação ao verde e confesso que foi uma ótima surpresa - o verde sempre foi uma das minhas cores favoritas!
    Preferia utilizá-lo se vivesse no estrangeiro, sobretudo em países de língua inglesa porque gosto imenso de ouvi-lo como Zelina e não tanto com Zelêna. E não tenho problema nenhum em admitir que nessa circunstância ele estaria algures no meu top! :)

    ResponderExcluir
  3. Eu vi os episódios do Once Upon a Time em que aparecia a bruxa Zelena e realmente ela ficava verde de inveja da irmã Regina (bruxa da Branca de Neve), o que é super interessante porque tem a ver com o significado real do nome em croata e esloveno... será que os guionistas sabiam disso? Muito provavelmente sim :)

    ResponderExcluir
  4. A mim lembra-me logo Selena, mas a verdade é que Helena também é muito parecido. Eu gosto de Zelena, mas dito Zelina.

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pelo retorno positivo meninas! Zelena é realmente um nome muito interessante e saber q ele significa literalmente a cor verde, aumenta ainda mais seu encanto. As línguas eslavas nos guardam sempre boas surpresas!

    ResponderExcluir
  6. Acho lindo, adoro Zelena! Dito "Zelina" também acho mais bonito. Mas continua amável para mim que AMO a cor verde! E a foto está de arrasar, super combinou!

    ResponderExcluir
  7. Gostei! Até mais do que Selena que já conhecia!

    ResponderExcluir
  8. não gostei. o som 'z' é muito forte para mim..

    ResponderExcluir
  9. Faço das palavras de Athena Pavi as minhas. Sou Palmeirense e nomes começados com "Z" são meus favoritos, entao nem preciso dizer que fiquei encantada com esse nome e seu significado :)

    ResponderExcluir