segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Antúrio


Antúrio é é uma planta tradicional no paisagismo. Fez parte de uma moda antiga e teve seu brilho renovado recentemente. Utilizada há muito tempo em vasos para decorar interiores, hoje em dia pode compor maciços e bordaduras em jardins externos também. O melhoramento genético proporcionou diversas variedades, com portes diferentes e flores de coloração vermelha, rosa e branca. Anthurium Andraeanum, seu nome científico que vem do grego Anthos "flor" e Urium ou Oura que significa "cauda", sendo assim o significado do nome Antúrio é "cauda da flor". Esta flor tem origem dos Antúrios da América Central e do Sul e é encontrada em abundância na Colômbia.

A flor do Antúrio é pequena e a parte colorida e exótica, que normalmente achamos que é a flor, na verdade é uma inflorescência, ou seja, o conjunto formado pela espádice e espata do Antúrio. As verdadeiras flores do Antúrio são os pontinhos amarelos que brotam na espiga. Mas o Antúrio não impressiona apenas pela beleza da inflorescência, suas folhas em formato de coração (codiformes), que variam de tamanho dependendo da espécie, são extremamente exóticas.

Antúrio é um nome de flor, podendo assim ser considerado um nome hippie, e é uma das poucas flores com nomes do gênero masculino. Sua sonoridade lembra um pouco o nome André, Artur e Antônio/António e sua terminação é parecida com Júlio, sendo assim, é um nome que pode até ser estranho na primeira vez que tem contato com ele, mas depois o nome pode soar mais familiar aos ouvidos pela sonoridade ser parecida com as de outros nomes conhecidos. Muitos acham que nomes de flores não caem bem para homens, mas Antúrio mostra o contrário, já que é um nome de sonoridade forte e de presença.

Qual sua opinião sobre Antúrio?

5 comentários:

  1. De facto parece mesmo António + Artur. Apesar de adorar Artur e simpatizar com António, não gostei muito de Antúrio, achei "complicado"

    ResponderExcluir
  2. Achei super válido um post sobre Antúrio, muito interessante por se tratar de um nome de flor no gênero masculino. Acho a sonoridade meio agressiva, mas não é um nome ruim.

    ResponderExcluir
  3. Também me faz lembrar de Antero. Gostei de Anturio!

    ResponderExcluir
  4. Antúrio me lembra Arturo, a versão espanhola de Artur.

    ResponderExcluir
  5. Sabem se Anturiel seria uma versão válida? Ou Anthuriel?

    ResponderExcluir