segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Átila


Átila. Estamos perante um nome raro, mas acreditem ou não, ele consta na lista de nomes autorizados em Portugal! No entanto, o número de registos de meninos com este nome no último século foi praticamente inexistente, pelo que não estou segura se atualmente existirá algum Átila no país. Mas, como tudo na vida, também este facto é mutável, se assim quisermos que o seja.

Advém do gótico Atila, diminutivo da palavra atta (pai), portanto Átila corresponderá ao termo paizinho. Não é o mais imponente dos significados, mas também não tem nada de mau ou de controverso. No máximo, estaríamos à espera de algo mais poderoso dada a sonoridade forte do nome ou as referências que existem sobre ele.

Nos nossos dias, Átila é um nome comum apenas na Turquia e na Hungria, ainda que possua boas características para a internacionalização, pois não acredito que exista muitas dificuldades em pronunciá-lo nos países latinos ou anglófonos, por exemplo. O nome sempre esteve presente na cultura onomástica húngara, encontrando-se há mais de uma década no top 30 dos nomes masculinos mais utilizados no país. E, para ser mais precisa, em 2014, Átila (na grafia Attila) era o 26º nome mais cobiçado da Hungria. É um nome marcante e sofisticado, há algo nele que me faz considera-lo perfeitamente atual, fresco, diferente! Não tenho muitas dificuldades em imaginar um português ou brasileiro com este nome.

A maior referência a destacar será, sem dúvida, Átila, o Huno. Líder da tribo nómada da Ásia Central que se expandiu para a Europa de Leste no século IV e derrotou as tropas romanas na Gália. Durante muitos anos, Átila manteve uma Europa unida contra o Império Romano, ainda que o seu reino se tenha desvanecido com a sua morte. Muitas vezes apelidado de bárbaro e cruel, hoje os historiadores apresentam-nos outras leituras ao seu período de reinado, olhando-o como um grande e nobre rei. ­Uma teoria etimológica afirma que em turco antigo, Átila poderia ter significado cavalo (at) e seta (tilla), um significado mais próximo à figura de um rei, mas consideravelmente menos fiável.

Destaco também Atilla József, húngaro aclamado como o maior poeta nacional do século XX, sendo uma referência mais presente do que o antigo Huno e o seu reinado.

Joana Recharte.


Apreciam positivamente o nome Átila?

14 comentários:

  1. Esteve na minha lista para o meu terceiro filho, mas foi vetado pelo pai.

    ResponderExcluir
  2. Comecei a gostar após ler o texto.

    ResponderExcluir
  3. É um nome de rapazes que se diferencia por ter uma terminação feminina. Mesmo assim é extremamente masculino. É um nome interessante.

    ResponderExcluir
  4. Algumas fontes históricas falam que o nome dele não era Átila. Esse era um apelido dado pelos seus súditos, significando "paizinho" mesmo. Seu nome verdadeiro pode ter sido Avithohol.

    O fato de ele ser conhecido como "Flagelo de Deus" ou "Praga de Deus" é controverso: Como a história é contada pelos vencedores, e não pelos vencidos, e nesse caso, os vencedores não foram os hunos - apesar dele ter governado um Império gigante durante sua vida, não sobrou muita coisa no final - ele foi pintado como um tirano cruel e sanguinário.

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de post abordando o nome Atílio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faremos assim que possível. Agradecemos o interesse :)

      Equipe O Blog dos Nomes

      Excluir
  6. adoro, sera o nome do meu segundo filho!

    ResponderExcluir
  7. Amei esse nome nome será o nome do meu primeiro filho muito lindo e diferenciado e chique❤

    ResponderExcluir
  8. Qual apelido pra alguém de nome átila?

    ResponderExcluir