segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Azura


Chegou o momento de falar de um nome que me conquistou há já algum tempo quando me cruzei com ele a primeira vez: Azura. A sua fácil associação ao azul, a minha cor favorita, a sua internacionalidade, a sua grafia, som e mistério rapidamente me cativaram e me levaram a conhecer mais sobre este nome.

Azura é uma elaboração feita a partir de Azure, nome que vem da palavra inglesa que significa “céu azul”, trazida através do francês antigo, latim e árabe, do persa  لاجورد (lajvard) cujo significado é “azure (céu azul) ou lápis-lazúli”.

Para quem desconhece, o lápis-lazuli é uma rocha metamórfica de cor azul utilizada como rocha ornamental desde antes de 7000 a.C. A primeira parte do nome, lapis, em latim, significa pedra. A segunda parte, lazúli, é a forma genitiva no latim de lazulum, que veio do árabe (al)- lazward, que veio do persa لاژورد, (lāzhward), que veio do sânscrito Raja Warta, significando "anel", "vida do rei". Lazúli era originalmente um nome, mas logo veio a significar azul por causa de sua associação com a pedra.

Com toda esta história é impossível ficar indiferente a este nome, por ser muito inovador para os tempos de hoje, no entanto, tanto em Portugal como no Brasil, é um nome pouco ou nada conhecido, e portanto, os registos de Azura rondam o algarismo zero.

Principais referências a Azura:
  • Azura Skye (Azura Dawn Storozinsky) - atriz norte-americana que primeiro ganhou reconhecimento por seu papel como Jane na série da Warner Bros, Zoe, Duncan, Jack and Jane. Teve, também, uma breve, mas memorável, aparição (2 episódios) como Cassie Newton na sétima temporada de Buffy the Vampire Slayer;
  • Azura - personagem do Livro dos Jubileus considerada como a esposa e irmã de Sete, o qual, segundo a Bíblia, foi o terceiro filho de Adão, nascido depois da morte de Abel, através do qual descendeu o patriarca Noé. Azura, filha de Adão e Eva, nasceu na sexta semana do quarto jubileu, casou-se com seu irmão Sete na quinta semana do quinto jubileu, e no quarto ano da sexta semana deu à luz Enos;
  • Azura é também o nome de algumas ilhas africanas e por ser um nome que remete aos nossos oceanos é escolhido como nome de algumas empresas de viagens, catering, cruzeiros e hotéis.

Lembrando a cor que nos traz serenidade por lembrar o azul do céu que reflete sobre o mar, este é um nome fresco, que atualmente tenciono utilizar para uma irmã da Quar (que lembra quartzo), formando assim o par Quar & Azura (que lembra lápis-lazúli por associação ao significado) que acho incrível. Pode-se também criar alguns dimunitos bonitos como Zura, Azú, Zuzu, Azie, etc.


Vocês também usariam?

5 comentários:

  1. Não usaria mas acho giro e adoro que tenha tanto significado para ti :)

    O par Quar & Azura é perfeito!

    ResponderExcluir
  2. Conheci esse nome através do grupo, aliás esse e muitos outros. Os nomes ligados à cores me cativam e já tenho um carinho especial por Azura. O final "ura" não é muito do meu agrado, mas a história por trás do nome e a ligação com a cor azul(tb a minha preferida!), superam isso e vejo beleza e poesia em Azura.

    ResponderExcluir
  3. Não ligava pra esse nome, mas, de repente, ele passou a ser um dos meus preferidos.

    ResponderExcluir
  4. não gosto muito..
    Acho que a menina da foto tem mesmo cara de Azura! :p

    ResponderExcluir
  5. Azura lembra usura...urrar...a terminação não é das melhores...é muito áspero para se pronunciar, mas é questão de gosto e personalidade.

    ResponderExcluir