terça-feira, 3 de novembro de 2015

Gerasim & Gerasimos


Gerasim e Gerasimos são variantes do mesmo nome grego Gerasimus cujo significado é antigo ou  honra. Gerasim é a variante em russo e macedônio e Gerasimos é a outra variante grega. São Gerasimos foi um eremita do século V.

Tanto o nome quanto as suas variantes não são comuns em países de língua portuguesa. Ambos são nomes longos e lembram Geraldo, um nome bem mais comum para nós. Para quem gosta de nomes que tenham um ar mais medieval e quase exclusivo, ambas as variantes atendem a estes requisitos.

Gerasim e Gerasimos têm terminações iguais a de muitos nomes conhecidos em nosso convívio. Gerasim, por exemplo, tem a terminação -im de nomes que vêm subindo no ranking a cada ano, como Benjamim (no Brasil) e Martim (em Portugal). Já Gerasimos tem a terminação -os de muitos nomes clássicos e usualmente vistos em compostos, como Carlos e Marcos.

Estas duas variantes não são daqueles nomes que podemos dizer que ficarão comuns, como muitos nomes que temos medo de usar por ter potencial para subir cada vez mais nos rankings de popularidade. Então, para quem gosta de nomes raros, quase exclusivos, Gerasim e Gerasimos podem ser ótimas opções.

Qual sua opinião sobre eles e qual variante  você mais gostou?

5 comentários: