segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Izar

           

Izar é um nome basco cujo significado é "estrela". O significado já é um grande atrativo do nome, porém não só desta qualidade é feito Izar. Este é um nome raríssimo, o que soa muito apelativo para quem quer dar um nome quase exclusivo à uma filha. Além disso, é um nome com as iniciais de outros nomes mais comuns em nosso idioma, como por exemplo, Isabella, Isabel e Isadora. É um nome curto, com sonoridade parecida e com o mesmo número de letras de Ísis. Outro atrativo de Izar é sua conexão com a astronomia. Izar ou Epsilon Boötis é o nome de uma estrela binária na constelação de Boötis (mais uma ligação estelar!). Izar se destaca ainda por sua terminação em -ar, rara no gênero feminino e com poucos nomes com os quais temos familiaridade, um desses é Guiomar.


Izar tem um todo um jeito exótico que a maioria dos nomes bascos têm. Imagino que Izar pode fazer ótimos compostos com nomes mais comuns e/ou nomes mais clássicos. Dentre os nomes com significado de estrela é um dos menos populares e pode substituir ou compor com Stella, Estela e até mesmo com Estrela. Também pode compor com nomes que são nomes de estrela, como por exemplo Bellatrix e Arista. Para quem gosta de nomes com uma aura mais hippie, que tenham ligação com a natureza e que não sejam uma escolha óbvia, Izar é o nome que preenche todos estes requisitos. 


Qual sua opinião sobre este nome?

13 comentários:

  1. Achei interessante :) Adoro a terminação -ar em nomes femininos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Izar é o nome do meu irmão e ele é masculino

      Excluir
  2. Achei interessante tb, o significado é bonito. Acho q Stella Izar ficaria um belo composto. Reparei q Izar é um anagrama de raiz, mais uma conexão com a natureza. O único porém é q assim q vi o título imaginei q se tratasse de um nome masculino. Talvez possa gerar dúvidas qt sexo, por isso acho q fica melhor em compostos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim... É um nome masculino. Na verdade a origem é habraica, já que é citado nos primeiros livros da bíblia. O significado de estrela é bonito, mas na verdade tá mais pra "brilho".

      Excluir
    2. Exatamente. Izar é um nome masculino e hebraico. Meu irmão também se chama Izar.

      Excluir
  3. Tão giro! Adorei! Não conhecia! A primeira também me pareceu masculino mas acho lindo para uma menina.

    ResponderExcluir
  4. Tem um nome feminino relativo a deusa do amor sumérica de nome Ishtar, pelo o que li, ela foi a fonte de inspiração para Afrodite...acho Ishtar até interessante, mas o outro nome Inana que significa dama dos céus considero mto mais legal, lembra Ilana.
    Izar, parece masculino, lembra Czar. Acho que prefiro o curto e simpático Isa ^^

    ResponderExcluir
  5. Pois o meu nome é bem eclético,mas prefiro com s. Soa mais feminino. Já vi várias origens. Masculino e feminino. Celta, árabe, etc. Achei muito bonito significar estrela.

    ResponderExcluir
  6. Izar é o nome do meu esposo, nunca imaginei que fosse feminino.

    ResponderExcluir