terça-feira, 24 de novembro de 2015

Lazuli


Alguns nomes de pedras preciosas  são usados como nomes próprios há tempos e não causam nenhum estranhamento, como por exemplo: Esmeralda, Jade, Safira, entre outros. O nome sobre o qual venho falar hoje tem essa característica: é nome de pedra mas seu uso é muito raro, ou seja, é um nome extremamente "precioso"! Além de transmitir delicadeza e suavidade aliadas com força e presença, têm conexões com a arte, a História, a natureza, o mundo espiritual e a cor azul. Características muito positivas e sugestivas, não acham? Então, agora com vocês, a história de Lazuli, uma jóia de nome!

Para falarmos do nome Lazuli, primeiro temos que falar da pedra preciosa da qual ele se origina, o lápis-lazuli, uma rocha de cor azul intensa lindíssima, encontrada em minas no nordeste do Afeganistão. O lápis-lazuli já é conhecido pela humanidade por volta de 7000 anos a.c.; depois de lapidado e polido, se transforma em uma pedra preciosa. Em relação à sua etimologia, a primeira parte, lápis, vem do latim e significa "pedra". Já Lazuli, é a forma genitiva no latim de lazulum, que veio do árabe (al)-lazward, que, por sua vez, veio do persa lazhward, que veio do sânscrito Raja Warta, significando "anel do rei". Lazuli era originalmente um nome, mas veio a significar azul por causa da associação com a cor da pedra. Traçando um paralelo da cor do lápis-lazuli  e a cor do céu, por vezes essa pedra é chamada de "pedra do céu". Podemos então, de uma forma simbólica, associar o nome Lazuli ao significado de "azul da cor do céu, azul celeste". Posteriormente, o francês azur, o italiano azzurro, o polonês lazur, o português e o espanhol azul, vêm a partir do nome e da cor do lápis-lazuli.

No antigo Egito, o lápis-lazuli era a pedra favorita para o uso em ornamentos e amuletos. Era também conhecida como "a cor dos deuses", porque acreditava-se que ao meditar com essa pedra, ocorreria contato com essas divindades. Os sacerdotes egípcios costumavam consagrar o lápis-lazuli à deusa Ísis. Através da trituração do lápis-lazuli  seu pó era usado como sombra cosmética pelas egípcias.

Na Idade Média o lápis-lazuli passou a ser exportado para a Europa, onde foi moído e transformado no ultramarinho, o melhor e mais caro de todos os pigmentos azuis. Ele foi usado pelos artistas mais importantes do Renascimento e do Barroco, que com o lápis-lazuli criavam pinturas de um azul muito brilhante e expressivo.

Algumas atribuições e associações do lápis-lazuli:
  • É usado em meditações, pois é considerado um purificador mental e espiritual;
  • O lápis-lazuli é a pedra oficial do anel de formatura dos psicólogos;
  • É a pedra nacional do Chile;
  • O aniversário de 57 anos de casamento é chamado de "Bodas de Lápis-Lazuli" ou "Bodas da Pedra Azul"(achei essa associação muito romântica, representa um amor duradouro);
  • Lápis-Lazuli é o nome de uma personagem da série de desenho animado "Steven Universe", produzida pela Cartoon Network;
  • Em tempos tardios, o lápis-lazuli foi muitas vezes chamado de safira, ou seja, escrevia-se safira mas a referência era o  lápis-lazuli.
Lazuli passou a ser usado como nome próprio a partir do século XX. Geralmente, ele é associado ao sexo feminino, mas alguns sites internacionais apontam seu uso como unissex. Para mim, acho que é um nome mais indicado para meninas, só o vejo assim. Tanto internacionalmente, quanto no Brasil e em Portugal, seu uso é muito escasso, raro. Em Portugal sequer é aprovado. Para terem uma ideia, Lazuli não foi dado a mais de cinco meninas até hoje nos Estados Unidos (para meninos não há nenhuma referência). Em nossos países não encontrei citações na net sobre números de registros. Sem dúvida é um nome muito exótico! A raridade das raridades! Para quem leva esse fator em conta, acho uma grande qualidade! 

Lazuli, por ser tão pouco usado, se torna um nome ousado, e por esse motivo alguns pais podem ficar em dúvidas em usá-lo ou não. Deixo aqui a sugestão de que ele pode ficar bem em compostos, como segundo elemento. Como exemplo cito:
  • Rosa Lazuli - um nome clássico junto de um moderno e exótico, gosto muito dessa combinação; outro bônus é que dentro da simbologia das cores das rosas, a rosa azul representa o amor eterno e infinito. Já que Lazuli está diretamente relacionado com a cor azul, acho de uma beleza singela os pais expressarem seu amor eterno por uma filha através deste simbólico composto. 
O nome Lazuli aparece por vezes em português na grafia Lazúli (essa é a pronúncia), mas admito que acho a grafia internacional, Lazuli, mais bonita, por isso foi a que usei nessa abordagem.

Lazuli na mídia:
  • Lazuli Galvão - atriz brasileira (me surpreendi positivamente ao encontrar uma brasileira com esse nome tão belo e incomum);
  • Lazuli - banda francesa de rock progressivo;
  • Lazuli Bunting - pequeno pássaro com penagem azul, é comum em áreas arbustivas no oeste dos Estados Unidos
Acho Lazuli um nome adorável, uma verdadeira preciosidade! A ligação com a cor azul (minha preferida!) é um ponto que me cativa. É carregado de História, mas ao mesmo tempo tem um ar muito moderno. Uma ótima opção para quem gosta de nomes diferentes, literais e ligados à natureza.

E vocês, o que acham de Lazuli?

Fontes Consultadas:

Appellation Mountain, Caminho dos Cristais, Despertar Coletivo, The Name Garden, Wikipédia.

26 comentários:

  1. Acho super interessante e muito esotérico! Pessoalmente não me atrai o suficiente para considerar usar, mas gostei muito da abordagem e da sugestão Rosa Lazuli :)

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post, Patricia! Adoro a palavra lazuli/lápis-lazuli. Acho de uma sonoridade incrível. Inicialmente eu pensaria em Lazuli como masculino e, apesar do post ser bem convincente rsrs, tendo a continuar considerando masculino. Como o nome gera dúvidas, preferiria num composto. Pensei em Ísis Lazuli (para manter a referência à história). Como gosto de Serena, Serena Lazuli seria uma possibilidade. O 1o. composto masculino que me veio à cabeça foi Roger Lazuli. O nome é lindo de viver! Resta encontrar coragem para usar hehe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pensando melhor, Serena Lazuli (na... lá) não é o melhor dos compostos... Mas é o caso de colocar o nome para testar combinações.

      Excluir
    2. Adorei Ísis Lazuli!! Tudo a ver! Serena Lazuli tb é lindo e bem poético. Nunca consegui ver Lazuli como masculino, mas num composto pode funcionar. Dentro dessa mesma vertente de Lazuli, vejo mais Índigo como masculino

      Excluir
  3. Lazuli é muito fofo e super EXÓTICO! :).

    ResponderExcluir
  4. A pessoa citada antes e minha filha.Lazuli Galvão Barbosa, nascida no Rio de Janeiro,em Sta Tereza, em 12,02,84,atriz, formada pela Cal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que visita querida! Sua filha tem um nome adorável e muito bonito :)

      Excluir
  5. Minha filha gostaria de ter registrado como Laís Lazuri . Más infelizmente ela veio a óbito no parto recebeu o nome de Laís. Que achei que combinava com lápis Lazure.

    ResponderExcluir
  6. O nome da minha filha e Lazúli Gabriele é o único nome na minha cidade ela tem 2 mês e todo mundo acha lindo eu falando, mas na hora deles fala sai meio enrolado, mas com os mais próximos todo mundo já se acostumo e ama.
    Obs: para quem pensa no futuro dos filhos na escola (apelidos).
    Lazulinha
    Lala
    Azulinha
    Apelidos meigos falado pelas pessoas, e sem problema para as crianças e adultos. ����
    Bjs Juh SP

    ResponderExcluir
  7. Belíssimo nome Lazuli mas escreveria mais americanizado ou frances pra soar mais diferente ainda ,como tbm gosto de composto seria com. outro nome Lazullie-Marie ou Esmeralda Lazullie Lazullie Gretta Anjah Lazullie Wenddy.

    ResponderExcluir
  8. Lazullye Pietra ou Petra combinaria muitíssimo.

    ResponderExcluir
  9. Lazuli pode ser considerado Unissex?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vejo mais como feminino,mas acho que pode funcionar para os dois gêneros.

      Excluir
  10. uee,como não acharam registros??? olha eu aqui, prazer Lázuli Lins

    ResponderExcluir
  11. apelidos para o meu nome?? kkkk
    familia:
    Lalá
    Lalazinha
    Lai
    amgs perturbados do colegio:
    Lazulita
    Lazulejo

    ResponderExcluir
  12. Lindo nome ! Minha filha terá a versão em italiano, Azzurra

    ResponderExcluir
  13. Olá, confessor que sou apaixonada por esse nome minha filha e registrada como Amy Lazúlly.

    ResponderExcluir
  14. Eu amei!! Meu nome é Maria Isadora, mas depois de ter lido este post sobre a pedra agora fiquei com muita vontade de alguma forma mudar meu nome para Isadora Lazuli, pois o primeiro nome tem relação com Ísis e Lazuli tudo av comigo^^. Eu amo azul, é a cor representante da minha aura q é de alguém calmo e sereno, e tds as associações citadas com esta pedra tem grande conexão com quem sou e amo! É um ótimo nome para eu usar tmb por ser unissex já q me identifico com o gênero não-binário. Tem até relação com uma profissão q penso em seguir kskkkka
    Ele é simplesmente perfeito pra mim😊

    ResponderExcluir
  15. Eu sou apaixonada por esse nome, sempre falei que quando eu fosse mãe, colocaria esse nome em minha filha. E hoje, sou mainha de MELISSA LAZULI (2 meses e 21 dias). Única Lazuli em minha cidade.

    ResponderExcluir
  16. Minha filha se chama Lazuli e tem 3 anos. Única na cidade, realmente preciosas as Lazulis. Surpreende a todos. Acho a Sonoridade linda. Decidimos pela grafia mais simples sem francesismos nem americanismos...
    Em casa a chamamos carinhosamente de Lalá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está corretíssima em preferir a grafia simples. Só um adendo: em inglês e francês, a pedra se chama Lapis lazuli, então esse negócio de "Lazullie" ou "Lazully" não passa de frescura de gente que ADORA estropiar nomes. Odeio esse tipo de coisa. Pra que enfeitar um nome que já é tão diferente, né?

      Excluir