terça-feira, 17 de novembro de 2015

Neve


Neve é a forma inglesa de Niamh (pronúncia "Niv"), nome irlandês que significa "brilhante".

Na mitologia irlandesa, era a "deusa dos cabelos de ouro", filha do Deus do mar.

Mas para mim, e penso que para qualquer falante da língua portuguesa, Neve é a precipitação de flocos formados por cristais de gelo, esse belo fenómeno da natureza. Do latim, "nix, nivis".

Por isso, Neve pode ser considerado um nome português literal.

Em Portugal, Neve nunca foi registado e não consta sequer da lista de nomes, é provável que nunca tenha sido alvo de nenhuma análise, e penso que poderia ser aceite como nome próprio, pelo menos vejo tudo "a favor" disso, mas nunca sabemos o que esperar desta nossa Lista.

No Brasil é o nome de 110 pessoas, nascidas entre as décadas de 1950 e 1960, a maioria no estado de São Paulo (censo demográfico do IBGE, 2010).

Temos sim o tradicional, religioso e conhecido, Maria das Neves. Para mim nunca seria alternativa, mas pode ser que para alguém seja.

Pensando em Neve, penso em Neva, que por se assemelhar a Eva, poderia ser muito apelativo. Ou ainda Nívea, que significa "brilhante como a neve" e Nevada (este não acho tão apelativo, mas acho usável). E apesar de não partilharem o mesmo étimo, porque não também Névoa?

Impossível não associar Neve à princesa da Disney Branca de Neve e, claro, à princesa Elsa. Outros nomes que relaciono com Neve: Branca, Bianca, Aurora, Clara, Serena, Paz, Céu, Ingrid e Astrid.

Neve é único e mágico. Como amante de literais, é mais um nome que me atrai, sobretudo pela sua simplicidade. Acho que por mais que seja uma raridade, não vai chocar ninguém. Usaria (usarei, quem sabe) sem hesitar!

No mundo das personalidades conhecidas, há a famosa actriz canadense Neve Campbell, ela ignora a pronúncia inglesa e pronuncia o seu nome como em português: "név"!

Fátima A.

O que acham de Neve?

8 comentários:

  1. Fofíssimo! Achei a sugestão Névoa bem interessante também! Acho que teria de me tornar muito hippie para o usar mas acho-o muito querido!

    ResponderExcluir
  2. Também acho que Neve deveria constar na lista de nomes admitidos em Portugal; acho-o muito bonito, tal como os nomes com ele relacionados; gosto principalmente de Aurora, Ingrid, Astrid, Paz, Serena e Clara :)

    ResponderExcluir
  3. Conheci Neve como nome próprio através da atriz Neve Campbell, realmente é um nome gracioso. Para quem achar literal demais há sempre a opção de se decidir por Nívea, q aliás acho lindo! Acho q tanto Neve qt Nívea poderiam constar na lista de Portugal.

    ResponderExcluir
  4. Gosto muito de Neve, acho-o um nome tão querido e bonito! :D

    ResponderExcluir
  5. acho muito querido :) também gostei de Niamh :)

    ResponderExcluir
  6. Neve é nome da minha cachorrinha

    ResponderExcluir