domingo, 22 de novembro de 2015

Ramona


Ramona é a forma feminina de Ramón, nome espanhol que tem sua origem no nome germânico Raginmund e significa "mãos protetoras" ou "conselheiro" "protetor". Um belo significado que por si só é um atrativo a mais. O nome Ramona começou a ficar popular após a escritora Helen Hunts usá-lo como o nome para seu livro que foi publicado no ano de 1884. Também foi usado como nome de uma das protagonistas da série adolescente Ramona de Beverly Cleary e posteriormente na adaptação do seriado para as telas de cinema cujo o nome do filme foi Ramona e BeezusRamona também é o nome de uma música do cantor Beck. Desta forma podemos classificá-lo como um nome reconhecido internacionalmente. 

Este é um nome conhecido dos brasileiros e tenho a impressão que seu  boom aconteceu no final da década de 80 e início da década de 90. Em Portugal pode ser um nome um pouco diferente e talvez causar estranheza, mas nada que o costume não possa mudar. Ramona é um nome com uma sonoridade bem forte e sempre me vem à mente uma pessoa com uma personalidade um pouco rebelde, fã de bandas de rock. Possivelmente essa associação aconteça pelo fato do nome remeter ao nome da banda RamonesAo mesmo tempo Ramona transmite um pouco de sensualidade e esse fator é graças à sua origem espanhola, que tem, em sua maioria, nomes com um toque mais sensual.

Ramona é um nome que faz o seu estilo?

9 comentários:

  1. Parece a camioneta. Que leva reclusos

    ResponderExcluir
  2. Manuel Silva:

    Minha avó paterna tinha esse nome por alcunha. Teria agora (se ainda fosse viva), cerca de 120 anos. Saudades avó Ramona e o meu Bem-Haja, por ter sido a bondade personificada!

    ResponderExcluir
  3. Postem sobre o nome Romana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faremos o post assim que possível. Agradecemos o interesse.

      Equipe O Blog dos Nomes

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Gosto de Ramón! Ramona acho até legal. Tem uma pegada roqueira. Ramona e Axel seria legal. Eu conheci uma Roana, mas Ramona nunca. Acho que tem um toque vintage xD não escolheria para uma filha, mas tem estilo.

    ResponderExcluir
  6. Minha mãe.chamava Ramona,ela não gostava do nome. Ela de1905.Pedio que não colocar o nome em nossos filhos.

    ResponderExcluir